História do Brasil - 60 Questões de Provas anteriores da ESA

01. (ESA) O período que decorreu entre 1946 e 1964 é conhecido, na História do Brasil, como “República” ou “Era Populista”. A respeito desse período, é correto afirmar que a política: 

a) interna do governo João Goulart foi marcado pela união de toda a classe política em prol da estabilização do país. 
b) industrial do governo Juscelino Kubistchek terminou por afetar a economia, levando o país a romper com o Fundo Monetário Internacional. 
c) monetária do governo Jânio Quadros pautou-se pela desvalorização da moeda, o que levou a declarar a moratória. 
d) externa do governo Eurico Dutra caracterizou-se por sua independência em relação aos grandes blocos ideológicos vigentes. 
e) mineral do governo Getúlio Vargas buscou a nacionalização de todas as jazidas, ficando o monopólio de exploração para a Companhia vale do Rio Doce.

02. (ESA) Os anos que se seguiram à queda da monarquia no Brasil foram caracterizados por um período de instabilidade da jovem república. Os eventos que ocorreram durante a “República da Espada” foram: 

a) o “Encilhamento” e a “Revolta da Armada”. 
b) o “Funding Loan” e a “Revolução Federalista. 
c) a “Revolta de Canudos” e a “Revolta da Chibata”. 
d) a “Revolta da Vacina” e a “Guerra do Contestado”. 
e) a “Revolta da Borracha” e a “Revolta do Juazeiro”.

03. (ESA) Observando-se o sistema de governo vigente durante o Brasil Colonial, é correto afirmar que: 

a) a criação do Governo Geral, centralizando a administração, provocou a extinção imediata das capitanias hereditárias. 
b) o sistema de câmaras municipais instituiu duas novas políticas administrativas: as sesmarias e o serviço militar compulsório. 
c) o sistema de capitanias hereditárias já havia sido empregado por Portugal na administração das ilhas Canárias. 
d) o fracasso das capitanias hereditárias implicou o desuso das Cartas de Doação e das obrigações do Documento Foral. 
e) o sistema de capitanias hereditárias foi um empreendimento que, dirigido pela Coroa, estava a cargo de Particulares.

04. (ESA) No início do século XVIII, a disputa pelo ouro da região das minas, entre os paulistas e mineradores provenientes de outras regiões do Brasil e de Portugal, gerou um conflito que foi denominado: 

a) Revolta de Beckman 
b) Revolta de Vila Rica 
c) Aclamação de Amador Bueno 
d) Guerra dos Mascates 
e) Guerra dos Emboabas

05. (ESA) Ente os anos de 1864 e 1870, desenrolou-se na América do Sul, um conflito intitulado Guerra do Paraguai, ou Guerra da Tríplice Aliança. Podemos afirmar que o episódio conhecido como o estopim para o início deste conflito foi o (a): 

a) aprisionamento do navio brasileiro Marquês de Olinda pelos paraguaios. 
b) ataque paraguaio às tropas da Tríplice Aliança na Batalha de Tuiuiti. 
c) dueto naval ente as marinhas paraguaia e brasileira na batalha do Riachuelo. 
d) Invasão de áreas dos estados do Paraná e São Paulo. 
e) tentativa de tomada de Buenos Aires e La Paz pelo ditador Solano López.

06. (ESA) A Monocultura, o Latifúndio e a Escravidão marcaram o Sistema colonial português no Brasil, resultando: 

A) no desenvolvimento interno da colônia, beneficiada pela ausência de monopólio; 
B) na formação de uma sociedade civil forte em decorrência da autonomia desfrutada; 
C) em grande desigualdade social, concentração da propriedade fundiária e dependência econômica; 
D) em acumulação de renda, que permitiu o desenvolvimento manufatureiro; 
E) no predomínio do trabalho livre, desenvolvimento tecnológico e cultural.

07. (ESA) A Política dos Governadores, característica marcante da República Velha, tinha por objetivo: 

A) evitar a fragmentação e o separatismo entre os estados da federação; 
B) eliminar as oposições e consolidar o poder das oligarquias; 
C) favorecer as oligarquias nordestina e urbana; 
D) enfrentar, com auxílio dos governadores, a oligarquia cafeeira; 
E) solucionar as questões sociais e combater as fraudes eleitorais.

08. (ESA) As Províncias onde, durante o Império (1822-1889), ocorreram a Balaiada e a Sabinada, respectivamente, foram: 

A) Maranhão e Ceará; 
B) Pernambuco e Paraíba;
C) Maranhão e Bahia;
D) Ceará e Pernambuco; 
E) Paraíba e Rio de Janeiro. 

09. (ESA) A Constituição, promulgada em 1934, durante o Governo Getúlio Vargas, estabelecia o que se segue, exceto: 

A) extinção do cargo de Vice-Presidente da República; 
B) reforma eleitoral, com o voto secreto e o voto feminino; 
C) representação classista do Poder Judiciário; 
D) mandato presidencial de 4 anos; 
E) eleições diretas para o executivo.

10. (ESA) É correto afirmar que o Presidente Dutra: 

A) legalizou o Partido Comunista Brasileiro; 
B) rompeu relações com a União Soviética; 
C) renunciou meses depois de assumir o cargo; 
D) preferiu suicidar-se a renunciar ao cargo; 
E) proibiu a importação de produtos estrangeiros.

11. (ESA) Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o governo de Getúlio Vargas decidiu-se pelo alinhamento com as forças das Nações Unidas, para combater o nazi-fascismo. Foi, então, enviada uma Força Expedicionária, a FEB, para a Europa, mais precisamente para: 

A) o sul da França 
B) a Itália 
C) a Normandia 
D) a Rússia 
E) o norte da África

12. (ESA) No século XVII, contribuíram para a penetração do interior brasileiro: 

A) O descobrimento da cultura da cana-de-açúcar e da cultura de algodão. 
B) O apresamento de indígenas e a procura de riquezas minerais.
C) A necessidade de defesa e o combate aos franceses. 
D) O fim do domínio espanhol e a restauração da monarquia portuguesa. 
E) A guerra dos Emboabas e a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro.

13. (ESA) O Brasil, durante a República Velha, tinha no café o seu principal produto de exportação, e em 1906, o governo federal criou uma política de valorização deste produto que ficou conhecida como: 

A) Encilhamento 
B) Política Café-com-Leite 
C) Política das Salvações
D) Convênio de Taubaté
E) “Funding-loan” 

14. (ESA) A importância da Lei Eusébio de Queirós (1850) , no contexto do processo de abolição da escravatura, está no fato de ter: 

A) Declarado extinto o tráfico de africanos, estipulando penas para seus infratores. 
B) Concedido liberdade a todos os escravos que participaram da Praieira (1848). 
C) Permitido a repressão dos traficantes de escravos por navios da marinha portuguesa. 
D) Libertado os escravos que fossem maiores de 60 anos de idade. 
E) Acabado com a venda em separado de casais africanos em leilões públicos.

15. (ESA) O Governo Provisório, instituído logo após a proclamação da República, representava as diversas forças que derrubaram o Império, a saber: 

A) as camadas médias urbanas e a aristocracia latifundiária do café e do açúcar. 
B) o Exército, os ex-escravos e a burguesia industrial já fortalecida. 
C) setores da Igreja, a Guarda Nacional, e as camadas urbanas. 
D) o Exército, a Guarda Nacional e a burguesia agrária canavieira. 
E) o Exército, as camadas médias urbanas e a burguesia agrária cafeeira.

16. (ESA) Os Governos Gerais foram criados porque: 

A] o sistema de capitanias era vantajoso. 
B] seria melhor um governo descentralizado 
C] os donatários não cumpriram as determinações reais 
D] a Regência seria o melhor sistema 
E] fracassara o sistema de emprego do capital particular

17. (ESA) Quando o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil, modificou o ensino e a educação na colônia através de um (a). 

A] Estatuto Educacional da Colônia 
B] Estatuto Régio de Ensino Básico 
C] Regimento de 1785 
D] Ministério da Educação 
E] Reforma Educacional

18. (ESA) A tentativa de conseguir apoio popular para a inconfidência, foi um trabalho realizado por: 

A] Cláudio Manoel da Costa 
B] Inácio de Alvarenga Peixoto 
C] Tomás Antônio Gonzaga 
D] Joaquim José da Silva Xavier 
E] Inácio de Loyola

19. (ESA) Foram órgãos importantes para a divulgação do movimento de Independência, durante a sua organização: 

A] comércio e indústria 
B] imprensa e indústria 
C] imprensa e Maçonaria 
D] comércio e Maçonaria 
E] indústria e imprensa

20. (ESA) Política de maior aproximação entre o governo e as camadas populares retomada por Getúlio Vargas: 

A] Populismo 
B] Positivismo 
C] Sindicalismo 
D] Peleguismo 
E] Anarquismo

21. (ESA) Durante a República Velha ( 1889 – 1930), o Brasil teve que resolver várias questões de fronteiras, sendo importantíssimo o trabalho diplomático do:

A) Barão de Caravelas 
B) Barão do Rio Branco 
C) Marquês do Paraná 
D) Visconde de Ouro Preto 
E) Visconde de Mauá

22. (ESA) Sobre a Guerra do Paraguai (1864 – 1870) é correto afirmar que:

A) teve início quando Solano Lopes invadiu o Chile; 
B) assim se denomina porque ocorreu totalmente em território paraguaio; 
C) o Brasil formou a Tríplice Aliança ao lado do Uruguai e Argentina; 
D) provocou uma guerra com a Argentina pela posse de mato Grosso; 
E) o Paraguai embora tendo perdido a guerra, saiu fortalecido politicamente.

23. (ESA) A Constituição de 1824, estabeleceu, entre os poderes, aquele que seria considerado a "chave" de toda organização política do governo de D. Pedro I. Este era o Poder:

A) Liberal 
B) Legislativo 
C) Popular 
D) Moderador 
E) Judiciário

24. (ESA) No século XVII, um dos fatores que contribuiu para a conquista do interior do Brasil está ligado ao (à):

A) desenvolvimento da cultura de algodão; 
B) apresamento indígena; 
C) combate aos franceses; 
D) fim do domínio inglês;
E) transferência da capital da colônia para São Paulo.

25. (ESA) Uma das conseqüências da expulsão dos holandeses do nordeste, em 1654, foi o (a):

A) decadência da atividade açucareira; 
B) volta do domínio espanhol sobre o nordeste; 
C) aumento da produção cafeeira; 
D) expansão da produção de couro; 
E) criação da Companhia de Comércio de São Paulo.

26. (ESA) D. João , em 1808, decretou a Abertura dos Portos Brasileiros às Nações Amigas. Em conseqüência, essa medida no Brasil: 

A) Fortaleceu os laços comerciais com Portugal 
B) Dificultou a compra dos produtos ingleses 
C) Determinou a decadência da lavoura canavieira 
D) Extinguiu o monopólio comercial português 
E) Proibiu a entrada de escravos africanos

27. (ESA) Sobre a expansão do café no século XIX, podemos afirmar que: 
A) Surgiu juntamente com o desenvolvimento da cana-de-açúcar 
B) Tornou-se o principal produto agrícola durante o segundo reinado 
C) Fez com que o Brasil se tornasse o terceiro maior produtor mundial do produto 
D) Encontrou seu maior desenvolvimento no nordeste brasileiro 
E) Surgiu juntamente com o ciclo da mineração

28. (ESA) A política do “café-com-leite” significava a dominação política dos estados: 

A) São Paulo e Minas Gerais 
B) Rio de Janeiro e Minas Gerais 
C) São Paulo e Rio de Janeiro 
D) São Paulo e Paraná 
E) Rio de Janeiro e Paraná

29. (ESA) Com a revolução de 1930, assumiu o poder no Brasil: 

A) Júlio Prestes 
B) Artur Bernardes 
C) Afonso Pena 
D) Washington Luís 
E) Getúlio Vargas

30. (ESA) O acordo nuclear com a Alemanha foi realizado no governo do presidente: 

A) Geisel 
B) João Figueiredo 
C) Juscelino Kubistchek 
D) Médici 
E) Jânio Quadros

31. (ESA) Entre os movimentos nativistas ocorridos no Brasil colonial, podem ser citados. 

A] a Revolta de Filipe dos Santos e a Guerra dos Emboabas; 
B] a Guerra dos Mascates e a Revolta Liberal de 1842; 
C] as Expedições Bandeirantes e a Revolta de Beckman; 
D] a Guerra Guaranítca a e Conjuração Baiana; 
E] a Conjuração Baiana e a Farroupilha;

32. (ESA) Das rebeliões iniciadas no Período Regencial (1831-1840), a de maior duração foi a: 

A] Cabanada; 
B] Sabinada; 
C] Cabanagem; 
D] Balaiada; 
E] Farroupilha.

33. (ESA) Durante a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), após a ocupação da capital paraguaia, o comando das forças brasileiras passou a ser exercido por: 
A] Conde D'Eu; 
B] Osório; 
C] Caxias; 
D] Tamandaré; 
E] Solano López

34. (ESA) Por sua atuação, foi denominado Marechal de Ferro: 

A] Hermes da Fonseca; 
B] Floriano Peixoto; 
C] Deodoro da Fonseca; 
D] Cândido Rondon; 
E] Castelo Branco;

35. (ESA) Ao primeiro governo Vargas (1930-1945) pode ser atribuída uma importante conquista social. Foi a: 

A] construção da Companhia Siderúrgica Nacional (1941); 
B] criação da Companhia Vale do Rio Doce (1942); 
C] entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1942); 
D] criação das Leis Trabalhistas, com a jornada de 8 horas, férias remuneradas e indenização por dispensa; 
E] outorga da Constituição de 1937 com características fascistas, a chamada “Polaca”.

36. (ESA) O documento que repudiava o nazismo, o fascismo e o autoritarismo do governo de Getúlio Vargas era: 

A) o Queremismo 
B) o Plano SALTE 
C) o Manifesto dos Mineiros 
D) a Instituição nº 113 da SUMOC 
E) o Plano de Metas

37. (ESA) A República Velha:

A) foi o resultado de uma imensa participação popular.
B) caracterizou-se pelo governo de militares em sua fase inicial e dos grandes fazendeiros posteriormente.
C) caracterizou-se pelo predomínio dos governadores nordestinos.
D) caracterizou-se pela ausência de movimentos de oposição.
E) teve apenas presidentes civis.

38. (ESA) O Período Regencial deu-se:

A) durante a maioridade de D. Pedro II
B) entre a abdicação de D. Pedro I e 1840
C) entre a Independência e o 2º Reinado.
D) no início da maioridade de D. Pedro II
E) durante o 1º Reinado

39. (ESA) O sistema de Capitanias Hereditárias não foi um fracasso total, pois pelo menos duas capitanias conseguiram prosperar: 
A) São Vicente e Bahia 
B) Pernambuco e São Vicente 
C) Pernambuco e Itamaracá 
D) São Vicente e Espírito Santo
E) São Vicente e Porto Seguro.

40. (ESA) O princípio do "Uti Possidetis" foi adotado no Tratado de (o): 
A) Santo Ildefonso 
B) Utrecht 
C) El Pardo 
D) Badajós 
E) Madri

41. (ESA) Um dos resultados das chamadas Grandes Navegações iniciadas pelos portugueses, foi:

A) o controle do mar mediterrâneo pelos navegadores italianos e turcos.
B) o deslocamento do eixo comercial da Europa, do mar Mediterrâneo para o oceano Atlântico.
C) o desenvolvimento das navegações espanholas, inglesas e holandesas no mar Mediterrâneo.
D) a decadência econômica das cidades portuárias da península ibérica.
E) a decadência econômica da burguesia mercantil portuguesa.

42. (ESA) Os movimentos nativista no Brasil-Colônia fizeram com que surgisse um sentimento nacional à medida que os conflitos com a metrópole portuguesa foram se agravando. O primeiro movimento que caracterizou bem este sentimento nacional foi o(a): 

A) Insurreição Pernambucana 
B) Guerra dos Mascates 
C) Revolta de Vila Rica 
D) Inconfidência Mineira 
E) Conjuração Baiana

43. (ESA) A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento que pode ser caracterizado como:

A) Ter contado coma participação de portugueses e espanhóis na luta contra holandeses.
B) Ter sido um movimento que não sofreu influência dos ideais de liberdade surgidos na Independência dos Estados Unidos da América.
C) um movimento que provocou descontentamento entre os portugueses por causa da contenção de despesas de D. João VI, que não concedeu privilégios aos próprios portugueses.
D) o único movimento em que os revoltosos não instalaram um governo provisório e nem defenderam o ideal republicano.
E) o movimento que contribuiu decisivamente no processo de independência política do Brasil.

44. (ESA) No cenário militar da Guerra do Paraguai podemos afirmar que:

A) foi uma guerra em que o Brasil teve que enfrentar as forças da Tríplice Aliança.
B) a campanha da "Dezembrada" foi a principal ação naval no rio Paraguai por parte da Marinha Imperial.
C) foi uma guerra tríplice, do Brasil, contra a Argentina, da Argentina contra o Uruguai e do Uruguai contra o Paraguai.
D) a principal ação terrestre por parte do Exército Brasileiro foi nas duas batalhas de Tuiuti.
E) teve início quando Solano Lopez depôs o governo uruguaio de Aguirre, que contava com o apoio do Brasil.

45. (ESA) A Segunda Guerra Mundial representou um importante período na História Brasileira devido à participação do nosso País no período de 1942 a 1945. No contexto deste conflito mundial podemos afirmar que:

A) o Brasil entrou no conflito do lado das democracias que lutaram contra os totalitarismo devido a um pacto de aliança com a Itália.
B) o resultado da participação do Brasil na II Guerra Mundial foi a queda do governo ditatorial de Getúlio Vargas, acompanhando uma tendência do mundo pós-guerra.
C) a Guerra representou um grande obstáculo ao desenvolvimento industrial brasileiro porque os Estados Unidos e a União Soviética dividiram o Mercado Comum Europeu entre si.
D) o Brasil, por não concordar com o desmembramento da Alemanha após a I Guerra Mundial, pressionou os Estados Unidos a entrarem na II Guerra Mundial.
E) o Brasil, inicialmente entrou na II Guerra ao lado dos regimes totalitários por estar o País vivendo a ditadura de Vargas, e, posteriormente em 1942, é pressionado pelos Estados Unidos a se aliar às democracias.

46. (ESA) Entre as diversas causas que tornaram Portugal e Espanha os primeiros países europeus a se lançarem nas viagens marítimas da época moderna, pode-se citar:

A) o sistema administrativo descentralizado, que favoreceu a iniciativa dos grupos burgueses.
B) o grande interesse da nobreza no desenvolvimento das relações capitanistas comerciais.
C) o incentivo dado pela Igreja Protestante, interessada na ampliação do número de fiéis.
D) o interesse das monarquias centralizadas em ampliar suas relações comerciais e sua área de influência.
E) o apoio dado pelos senhores feudais às pesquisas sobre conhecimentos náuticos.

47. (ESA) no sistema de governo-geral, implantado no Brasil em meados do século XVI, era responsável pela aplicação da justiça na colônia: 

A) o alcaide-mor 
B) o provedor-mor 
C) o vereador 
D) o capitão-mor 
E) o ouvidor-mor

48. (ESA) Caracterizaram a constituição brasileira de 25 de março de 1824:

(1) voto censitário e descoberto
(2) república parlamentarista
(3) padroado
(4) quatro poderes
(5) voto direto e universal

A) 1, 2 e 3
B) 2, 3, e 4
C) 3, 4 e 5
D) 1, 3 e 4
E) 2, 3 e 5

49. (ESA) Pode ser apontado(a) como característica do período pré-colonial (1500 – 1530) no Brasil:

A) a utilização mão-de-obra escrava africana no corte e transporte do pau-brasil.
B) a divisão do Brasil em dois governos sediados no Rio de Janeiro e em Salvador.
C) o envio de expedições guarda-costas e exploradoras e a eventual fundação de feitorias.
D) a fundação da cidades de Salvador e São Paulo.
E) as invasões holandesas, com o objetivo de dominar o comércio açucareiro.

50. (ESA) A União Ibérica favoreceu a presença de inimigos da Espanha no território brasileiro, através de invasões, algumas das quais se prolongaram, permitindo a formação de núcleos populacionais que se transformaram em importante cidades. Nesta perspectiva, a cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, foi obra de: 

A) ingleses 
B) franceses 
C) holandeses 
D) portugueses 
E) italianos

51. (ESA) A vila de São Paulo se apresentou como centro de dispersão para processo.

A) Amador Bueno, aclamado "rei" da região, favoreceu este processo.
B) a aliança com grupos indígenas facilitou a penetração para o interior.
C) a dificuldade de atender ao modelo agrário-exportador levou à busca de outro meio de sobrevivência.
D) a projeção da região frente à economia colonial possibilitou a obtenção de grande volume de capital para investir nas bandeiras.
E) os paulistas foram derrotados pelos emboabas.

52. (ESA) Apesar de ligadas ao mesmo cenário político-econômico nacional e internacional, as conjurações Mineira e Baiana apresentaram algumas diferenças, tais como:

A) a Conjuração Mineira, ao contrário da Baiana, contou com a participação da Maçonaria.
B) a Conjuração Baiana, ao contrário da Mineira, contava com forte aparato policial-militar.
C) a Conjuração Mineira, ao contrário da Baiana, pleiteava a abolição da escravidão.
D) a Conjuração Baiana, ao contrário da Mineira, pretendia incentivar o estudo universitário no Brasil.
E) a Conjuração Baiana ao contrário da Mineira, apresentou forte participação popular.

53. (ESA) Durante o período colonial, Bahia e Pernambuco foram alvos de invasões de:

A) franceses, atraídos pelo pau-brasil.
B) holandeses, atraídos pela produção açucareira
C) espanhóis, indignados com a expansão territorial portuguesa.
D) italianos, interessados no mercado de especiarias.
E) ingleses, atraídos por riquezas minerais

54. (ESA) No sistema do governo-geral no Brasil, cabia ao ouvidor-mor:

A) promover o saneamento financeiro.
B) estabelecer medidas defensivas no litoral.
C) aculturar os indígenas, reunindo-os em missões.
D) estimular a descoberta de metais.
E) solucionar os problemas relativos à justiça.

55. (ESA) O povoamento no interior nordestino no século XVII deveu-se basicamente:

A) à expansão da cultura do algodão.
B) à fundação de grande número de missões.
C) ao aparecimento de quilombos
D) à expansão extensiva da pecuária.
E) à expansão do cultivo do tabaco.

56. (ESA) A cobrança de elevados impostos por Portugal e a criação das Casa de Fundição em 1720, provocaram a: 

A) Conjuração Baiana 
B) Guerra dos Emboabas 
C) Revolta de Beckmam 
D) Guerra dos Mascates 
E) Revolta de Felipe dos Santos

57. (ESA) A criação do Ministério do trabalho foi obra de Getúlio Vargas, como:

A) Ditador, após o golpe de 1937.
B) Presidente, após a eleição de 1934.
C) Chefe do governo provisório, após o movimento de 1930.
D) Presidente eleito em 1930.
E) Senador durante a presidência de Dutra

58. (ESA) O combate à febre amarela no Brasil está ligado sobretudo à figura do cientista. 

A) Oswaldo Cruz 
B) Miguel Couto 
C) Emílio Ribas 
D) Carlos Chagas 
E) Adolpho Lutz

59. (ESA) A indústria automobilística brasileira foi implantada na década de 50, no governo de: 

A) Eurico Gaspar Dutra 
B) Getúlio Vargas 
C) Juscelino Kubitschek 
D) Jânio Quadros 
E) Castelo Branco

60. (ESA) O "Plano de Metas" que visava ao desenvolvimento da energia, transporte, alimentação, indústria e educação ocorreu no governo de: 

A) Getúlio Vargas 
B) Jânio Quadros 
C) Castelo Branco 
D) Costa e Silva 
E) Juscelino Kubitschek.

  GABARITO  

01 - B/ 02 - A / 03 - E /04 - E /05 - A /06 - C /07 - B /08 - C /09 - C /10 - B /11 - B /12 - B /13 - D /14 - A /15 - E /16 - E /17 - E / 18 - D /19 - C / 20 - A /21 - B / 22 - C /23 - D /24 - B /25 - A / 26 - D /27 - B / 28 - A /29 - E /30 - A /31 - A /32 - E /33 - A / 34 - B /35 - D /36 - C /37 - B /38 - B /39 - B /40 - E / 41 - B / 42 - A /43 - E / 44 - D/ 45 - B / 46 - D /47 - E /48 - D /49 - C /50 - B /51 - C /52 - E / 53 - B /54 - E /55 - D /56 - E /57 - C /58 - A /59 - C / 60 - E



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