O Mundo Pós 2ª Guerra Mundial - 30 Exercícios com gabarito

01. (FM – AM) Analise as afirmações abaixo e indique a alternativa que não tem relação com o capitalismo monopolista internacional:

a) A eliminação da propriedade dos meios de produção e a planificação voltada para o consumo, e não para o mercado.
b) As sociedades anônimas de capital aberto.
c) As empresas multinacionais.
d) A política desenvolvimentista do governo JK.
e) O aprofundamento de dependência dos países do Terceiro Mundo em relação aos interesses internacionais.

02. (CESGRANRIO) No início da década de 60, o arsenal nuclear à disposição das grandes potências era suficiente para destruir a Humanidade, caso fosse utilizado em uma situação de conflito. Ao assumir o governo, o presidente Kennedy (1961 – 63) defendeu a substituição da política externa norte-americana de confronto por uma de entendimento com a URSS, cujo objetivo era o desarmamento gradual das duas superpotências. Esse programa do governo Kennedy foi conhecido como:

a) Doutrina Drago
b) Corolário Roosevelt
c) Doutrina Monroe
d) Nova Fronteira
e) Política de Boa Vizinhança

03. (FATEC) A Guerra do Vietnã – símbolo da resistência do povo vietnamita – submeteu as forças militares americanas à sua mais fragorosa derrota. Para os vietnamitas, a presença americana no Sudeste da Ásia apenas substituía as forças colonialistas da:

a) França
b) Inglaterra
c) Holanda
d) Bélgica
e) Alemanha

04. (FATEC) A reconstrução econômica do Japão, acelerada após 1950, é explicada principalmente:

a) pelos progressos da agricultura, dirigida prioritariamente para produção de matérias-primas;
b) pela maciça aplicação de capitais na produção e pela mão-de-obra numerosa e barata;
c) pela facilidade de comércio com os países asiáticos graças à construção de uma grande frota mercante;
d) pela abundância de riquezas minerais;
e) pela existência de um importante mercado consumidor interno.

05.  (CESGRANRIO) Durante a presidência de Harry Truman (1945 – 53), criou-se uma doutrina de segurança Nacional, cujo objetivo era conter o avanço do comunismo no mundo. Na Europa, adotou-se o Plano Marshall. Na América Latina, os Estados Unidos buscaram uma política de alianças, cuja expressão foi o(a):

a) Pacto Andino
b) Tratado Interamericano da Assistência Recíproca;
c) Tratado de Bryan-Chamorro;
d) Tratado de Guadalupe-Hidalgo;
e) Primeira Conferência Pan-Americana.

06. (UEL) As mudanças no panorama internacional, representadas pela vitória socialista de Mao Tsé-Tung na China, pela eclosão da Guerra da Coréia e pelas crescentes dificuldades no relacionamento com a URSS, repercutiram na forma de tratamento dispensada pelos Estados Unidos ao Japão. Este, de “inimigo vencido”, passou a:

a) atuar como o mais forte aliado da URSS naquela região;
b) ser a principal base de operações norte-americanas na Ásia;
c) competir com as forças econômicas alemãs e inglesas;
d) buscar alcançar seu nível econômico do antes da Primeira Guerra Mundial;
e) menosprezar a política de participação do pessoal, que visa à integração do trabalhador no esquema da empresa capitalista.

07. (FUVEST) Qual das seguintes afirmações explica, sucintamente, o fim da URSS?

a) O regime entrou em colapso porque os dirigentes estavam desmoralizados, desde as denúncias de Kruchev no XX Congresso do Partido.
b) O regime deixou de ser sustentado pelo Exército, adversário tradicional do Partido Comunista.
c) A vitória militar dos EUA na Guerra Fria tornou inviável a manutenção do regime.
d) O colapso do regime deveu-se à crise generalizada da economia estatal, combinada com o fracasso da abertura controlada de Gorbachev.
e) Os líderes soviéticos abandonaram a crença no socialismo e decidiram transformar a URSS em um país capitalista.

08. (Cesgranrio) Ao final da Segunda Guerra Mundial, a ruptura do acordo que unira os aliados vitoriosos gerou um ordenamento político internacional baseado na bipolaridade. Nesse contexto, crises políticas e tensões sociais desencadearam um processo de construção do socialismo em diversos países. Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta sobre a construção do socialismo no mundo do pós-guerra:

a) Na Iugoslávia (1944-45), o regime comunista implantado pelo Marechal Tito submeteu-se à hegemonia política e econômica soviética, o que acarretou sua expulsão do movimento dos países não alinhados.
b) Na Tchecoslováquia (1946), o socialismo reformista, baseado na descentralização e liberalização do sistema frente ao modelo stalinista, retomado na política de Brejnev, foi interrompido pela repressão russa, encerrando a "Primavera de Praga".
c) Na China (1949), a revolução comunista derrubou o regime imperial e expulsou os invasores japoneses da Manchúria, reunindo os nacionalistas, os "senhores da guerra" e os comunistas maoístas em um governo de coalizão que instituiu uma república popular no país.
d) Na Coréia (1950-53), a intervenção militar norte-americana impediu o avanço das forças revolucionárias comunistas que ocupavam o norte do país, reunificando as duas Coréias sob a tutela do Conselho de Segurança da ONU.
e) Em Cuba (1959), a vitória dos revolucionários castristas foi favorecida pela promulgação da Emenda Platt no Senado americano, que regularizou o envio de armamentos aos guerrilheiros contrários à ditadura de Fulgêncio Batista.

09. (Cesgranrio) Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica internacional que expressou o(a):

a) conflito político e ideológico entre a União Soviética e os Estados Unidos.
b) supremacia política e militar da Europa Ocidental.
c) subordinação neocolonial dos países árabes e da América Latina.
d) liderança política mundial da China Comunista através de sua participação na ONU.
e) hegemonia econômica mundial das ex-nações imperialistas, tais como a Inglaterra e a França.

10. (Faap) Após a Segunda Guerra Mundial, a URSS estruturou um plano de cooperação política com os países do bloco oriental, criado, em 1947:

a) o Comecom
b) o Kominform
c) o Pacto de Varsóvia
d) o Plano Marshall
e) a Otan

11. (Fgv) Em junho de 1947, o governo dos EUA passou a implementar um projeto de reconstrução da Europa denominado Plano Marshall. Qual dos tópicos a seguir NÃO é uma causa desse plano:

a) o temor trazido pela criação do Mercado Comum Europeu (MCE);
b) o deslocamento do controle do capitalismo da Europa para os EUA e sua crescente influência sobre os países europeus;
c) a necessidade que a Europa tinha de reunir recursos para pagar o seu principal credor, os EUA, que lhe forneceram desde alimentos até materiais bélicos durante a II Guerra Mundial;
d) a necessidade de se reconstruírem as cidades e de recuperarem a indústria e a agropecuária européia, devastadas durante a II Grande Guerra;
e) o interesse que os Estados Unidos tinham em fortalecer a ordem capitalista na Europa Ocidental e, assim, impedir a expansão do socialismo no continente.

12. (Ufmg) Sobre a geopolítica na conjuntura imediatamente pós Segunda Guerra, pode-se afirmar que

a) as áreas que não se envolveram, diretamente, no conflito conseguiram alcançar um amplo desenvolvimento econômico baseado em uma política de exportação.
b) as diversas formas de dominação colonial e de exploração que caracterizavam, historicamente, as relações entre o centro e a periferia foram mantidas.
c) os países aliados estabeleceram uma política de arrasamento dos países vencidos inviabilizando o crescimento mundial durante décadas.
d) os países vencidos se agruparam formando o bloco dos não-alinhados viabilizando, assim, sua recuperação uma vez que não foram levados em consideração pelos vencedores.

13. (Fatec) A reconstrução econômica do Japão, acelerada após 1950, é explicada principalmente:

a) pelos progressos da agricultura, dirigida prioritariamente para a produção de matérias primas.
b) pela maciça aplicação de capitais na produção e pela mão-de-obra numerosa e barata.
c) pela facilidade de comércio com os países asiáticos graças à construção de numerosa frota.
d) pela abundância de riquezas minerais.
e) pela existência de mercado consumidor interno.

14. (ENEM) Os Jogos Olímpicos tiveram início na Grécia, em 776 a.C., para celebrar uma declaração de paz. Na sociedade contemporânea, embora mantenham como ideal o congraçamento entre os povos, os Jogos Olímpicos têm sido palco de manifestações de conflitos políticos. Dentre os acontecimentos apresentados abaixo, o único que evoca um conflito armado e sugere sua superação, reafirmando o ideal olímpico, ocorreu

A) em 1980, em Moscou, quando os norte-americanos deixaram de comparecer aos Jogos Olímpicos.
B) em 1964, em Tóquio, quando um atleta nascido em Hiroshima foi escolhido para carregar a tocha olímpica.
C) em 1956, em Melbourne, quando a China abandonou os Jogos porque a representação de Formosa também havia sido convidada para participar.
D) em 1948, em Londres, quando os alemães e os japoneses não foram convidados a participar.
E) em 1936, em Berlim, quando Hitler abandonou o estádio ao serem anunciadas as vitórias do universitário negro, Jessé Owens, que recebeu quatro medalhas.

15. (Cesgranrio) Marque a opção que apresenta um acontecimento relacionado com as origens da Guerra Fria.

a) Construção do Muro de Berlim (1961).
b) Intervenção militar norte-americana no Conflito do Vietnã (1962).
c) Criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN (1949).
d) Eclosão da crise dos mísseis em Cuba (1962).
e) Invasão da Baía dos Porcos (1961).

16. (FAAP)  Os fatores que passam a favorecer a coexistência pacífica entre as potências, além da Queda do Muro de Berlim, no passado foram, exceto:

a) o fim da Guerra da Coréia, demonstrando o equilíbrio de forças entre as superpotências.
b) a recuperação econômica da Europa Ocidental, que leva os países europeus a reagirem à posição secundária com relação aos EUA.
c) o rompimento da unidade socialista com o conflito URSS - China, fato que retira dos soviéticos a liderança do movimento comunista.
d) o movimento de descolonização, projetando o Terceiro Mundo e reforçando o Movimento Neutralista.
e) a ascensão de Stalin na Rússia bem como o movimento ultradireitista do após Guerra, liderado pelo senador americano Mc Carthy.

17. (FAZU)  País formado após a Primeira Guerra Mundial, adotou o socialismo após a Segunda Guerra Mundial sob o comando do General Tito. Mergulhando em uma sangrenta Guerra Civil provocou a intervenção da União Européia, fez com que os sérvios se opusessem ainda mais radicalmente a qualquer possível acordo para a pacificação da região. Este país foi a:
a) Iusgoslávia
b) Polônia
c) Tcheco-Eslováquia
d) Bulgária
e) Romênia

18. (FGV) Em 1972, um ataque terrorista à Vila Olímpica, durante as Olimpíadas de Munique, resultou na morte de onze atletas de Israel. A respeito desse fato, é correto afirmar que:

a) O ataque foi realizado pelo grupo neonazista alemão Baader-Meinhoff, que fazia ostensiva propaganda antijudaica.
b) Os ativistas eram integrantes do grupo palestino Setembro Negroe exigiam a libertação de militantes palestinos e de outros líderes terroristas internacionais.
c) O ataque foi realizado por terroristas contrários aos acordos de paz firmados entre o governo israelense e líderes palestinos.
d) A prisão do líder palestino Yasser Arafat, realizada por forças militares israelenses, foi o estopim do conflito.
e) O ataque foi promovido por integrantes dos grupos terroristas israelenses Haganah e Irgun, infiltrados entre os atletas olímpicos.

19. (FGV)  Em janeiro de 1959, tropas revolucionárias comandadas por Fidel Castro tomaram o poder em Cuba. A luta revolucionária:

a) foi dirigida por uma guerrilha comunista que pôde derrotar o exército de Fulgêncio Batista, graças ao apoio militar oferecido pela União Soviética.
b) foi dirigida pelo Partido Comunista de Cuba, que conseguiu mobilizar camponeses e trabalhadores urbanos contra a ditadura de Fulgêncio Batista.
c) foi dirigida por dissidentes do governo de Fulgêncio Batista, com apoio inicial do governo dos Estados Unidos, interessado em democratizar a região do Caribe.
d) foi dirigida por uma guerrilha nacionalista e antiimperialista, que angariou apoios da oposição burguesa e de setores da esquerda cubana.
e) foi dirigida por um movimento camponês espontâneo que, gradativamente, foi controlado pelos comunistas liderados por Fidel Castro.

20. (FUVEST) Na década de 1950, dois países islâmicos tomaram decisões importantes: em 1951, o governo iraniano de Mossadegh decreta a nacionalização do petróleo; em 1956, o presidente egípcio, Nasser, anuncia a nacionalização do canal de Suez. Esses fatos estão associados

a) às lutas dos países islâmicos para se livrarem da dominação das potências Ocidentais.
b) ao combate dos países árabes contra o domínio militar norte-americano na região.
c) à política nacionalista do Irã e do Egito decorrente de uma concepção religiosa fundamentalista.
d) aos acordos dos países árabes com o bloco soviético, visando à destruição do Estado de Israel.
e) à organização de um Estado unificado, controlado por religiosos islâmicos sunitas

21. (FUVEST) A Segunda Guerra Mundial fez emergir interesses e aspirações conflitantes que culminaram em relevantes mudanças nos quinze anos posteriores (1945- 1960). Entre esses novos acontecimentos, é possível citar:

a) o início dos movimentos pela libertação colonial na África e a divisão do mundo em dois blocos.
b) a balcanização do sudeste da Europa e o recrudescimento das ditaduras na América Latina.
c) a criação do Mercosul e a expansão dos comunistas no Oriente Médio.
d) os conflitos entre palestinos e judeus e o desaparecimento do império austro-húngaro.
e) o desmantelamento da União Soviética e a dominação econômica dos Estados Unidos.

22. (FUVEST) A política externa dos Estados Unidos com relação à América Latina, na segunda metade do século XX, se pautou

a) pelo modelo criado pela Política de Boa Vizinhança (PBV), em particular nos momentos de rejeição às intervenções armadas.
b) por tratados de comércio nos quais os participantes recebem tratamento simétrico em nome dos princípios do pan-americanismo.
c) pelo papel decisivo dos EUA nas diretrizes da Organização dos Estados Americanos (OEA), em especial no tocante a Cuba.
d) pela defesa constante da democracia no continente, inclusive no período das ditaduras militares no Cone Sul.
e) pela escolha da América Latina, como principal alvo político e mercado de investimentos, escalonada depois da Europa e Ásia.

23. (FUVEST)  “Há oitenta anos, a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há quarenta anos, a Rússia Soviética era forte por causa do poderio do Exército Vermelho. Hoje, a Rússia de Putin é forte por causa do gás e do petróleo.”
Timothy Garton Ash, historiador inglês, janeiro de 2007

Do texto, depreende-se que a Rússia

a) manteve inalterada sua posição de grande potência em todo o período mencionado.
b) recuperou, na atualidade, o seu papel de país líder da Europa.
c) conheceu períodos de altos e baixos em função das conjunturas externas.
d) passou de força política, a força militar e desta, a força econômica.
e) conservou, sempre, a sua preeminência graças ao incomparável poderio militar.

24. (MACK) Durante a Guerra Fria, a Guerra do Vietnã pode ser apontada como um momento crítico. O envio de cerca de 1,6 milhões de soldados norte-americanos para submeter o país asiático ao domínio capitalista levou a juventude do mundo todo, na década de 60, a contestar os valores antigos. No campo cultural, essa contestação foi traduzida

a) pelo movimento futurista, que rompia com a concepção tradicional de arte.
b) pela arte primitiva e libertária realizada por jovens ligados ao movimento estudantil.
c) pela contracultura, que levou os jovens a adotar a cultura do protesto.
d) pela música de forte influência africana e latina, como o jazz.
e) pelo rock progressivo, que estimulava a indústria de consumo.

25. (MACK) No século passado, por volta dos anos 70, o arsenal de armas nucleares à disposição dos militares da U.R.S.S. e dos E.U.A. era mais que suficiente para desintegrar várias vezes toda a humanidade, caso fosse usado em uma guerra. Nessas circunstâncias, o fantasma do holocausto nuclear esteve presente no cotidiano de bilhões de habitantes do planeta, até o fim da União Soviética, no começo dos anos 90. Contribuiu para afastar esse pesadelo catastrófico:

a) a crise dos mísseis soviéticos em Cuba.
b) a criação do Pacto de Varsóvia.
c) a vitória dos E.U.A. na Guerra do Golfo.
d) os acordos assinados por Ronald Reagan e Mikhail Gorbatchev.
e) a decisão de H. Truman, de só usar a energia nuclear para fins pacíficos.

26. (MACK) O episódio conhecido como “a crise dos mísseis”, de 1962, que pôs em grande risco a paz mundial, resultou da

a) invasão do território sul-coreano pelo exército da Coréia do Norte, então apoiada pela União Soviética e pela China.
b) intervenção militar realizada pela URSS na Hungria, com a ocupação de Budapeste e a deposição de I. Nagy.
c) descoberta, pelos EUA, dos trabalhos de instalação de armas nucleares soviéticas em Cuba.
d) ereção de um muro em Berlim, pelo governo comunista, dividindo fisicamente a cidade e a República Democrática Alemã.
e) ruptura das relações diplomáticas entre a China e a URSS, em razão das acusações de “revisionismo” feitas pelo PCC a dirigentes soviéticos.

27. (UEL)  Nas relações internacionais após 1945, os Tratados de Genebra, de 1954, representam:

a) o fim da presença do colonialismo francês, na Indochina.
b) o encerramento da Guerra da Coréia.
c) a divisão definitiva do Vietnã em dois Estados independentes.
d) o inicio dos preparativos para as eleições gerais, para a reunificação do Vietnã.
e) o inicio da Coexistência Pacífica entre URSS e EUA.

28. (UFV) Na Europa e em outras partes do mundo, o fascismo italiano serviu de inspiração para regimes autoritários. Em Portugal, por exemplo, instaurouse o regime salazarista, que seria extinto na década de 1970, com a Revolução dos Cravos. Com base nos seus conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA sobre os fatores que explicam a queda do salazarismo.

a) O apoio aos golpes militares ocorridos na América Latina, em especial no Brasil, ocasionando forte pressão dos Estados Unidos sobre o regime salazarista.
b) O ingresso na Comunidade Econômica Européia, exigindo de Portugal a adoção de princípios democráticos, como a realização de eleições diretas para a escolha dos governantes.
c) A crise decorrente do envolvimento do regime salazarista na Guerra Civil Espanhola, cujos gastos provocaram o aumento do custo de vida em Portugal.
d) A crescente aproximação de Salazar com o Partido Comunista Português, gerando insatisfação entre as elites empresariais e setores conservadores da sociedade.
e) A decadência econômica e o desgaste com as guerras coloniais, desde o início da década de 1960, provocando descontentamento nas Forças Armadas e na população.

29. (UFSCAR) A característica do governo neoliberal da primeira ministra inglesa Margaret Thatcher balizou uma época que gerou

a) o repúdio dos jovens beatniks à política inglesa, influenciados pela literatura de vanguarda norte-americana dos anos de 1960.
b) o fortalecimento das ações políticas do partido trabalhista, atrelado aos ideais socialistas.
c) a cooperação do feminismo internacional, envolvido em campanhas para a presença de mulheres nos cargos de governo.
d) a reação de jovens ingleses, com o surgimento da banda Sex Pistols em 1975, com forte vínculo com os movimentos punks.
e) o apoio de artistas pops, beneficiados pelas políticas de incentivo à cultura e à arte na Inglaterra.

30. (UNIP) Após o término da Segunda Guerra Mundial, o mundo ficou bipolarizado entre duas superpotências: a ex-União Soviética e os Estados Unidos. Enquanto a primeira liderava o bloco socialista, a outra comandava o bloco:

a) comunista.
b) anarquista.
c) feudal.
d) escravista.
e) capitalista.


 GABARITO 

01 - A /02 - D /03 - A /04 - B /05 - B /06 - B /07 - D /08 - B /09 - A /10 - B /11 - A /12 - B /13 - B / 14 - B / 15 - C /16 - B /17 - A /18 - B / 19 - D /20 - A / 21 - A / 22 - C / 23 - D / 24 - C /25 - D / 26 - C / 27 - A / 28 - E/ 29 - D / 30 - E
_________________________________
Poderá ver ainda: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário