Arcadismo - 26 Exercícios com gabarito

01. - (CESCEM) O Arcadismo, didaticamente, inicia-se, no Brasil, em 1768: 

a) com a fundação de Arcádia de Lusitana. 
b) com a publicação de poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ulissiponense. 
c) com a publicação dos poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ultramarina. 
d) pela vinda da família real para o Brasil. 

02. (UFRS) Leia as afirmações abaixo sobre o Arcadismo brasileiro. 

I - Os poetas árcades colocavam-se como pastores para realizarem, dessa forma, o ideal de uma vida simples em contato com a natureza. 
II - O Arcadismo brasileiro, embora tenha reproduzido muito dos modelos europeus, apresentou características próprias, como a incorporação do elemento indígena e a sátira política. 
III - O tema do "Carpe diem", em que o poeta expressa o desejo de aproveitar intensamente o momento presente, fugaz e passageiro, foi ignorado pelos árcades brasileiros, excessivamente racionalistas. 

Quais estão corretas? 
a) Apenas I. 
b) Apenas III. 
c) Apenas I e II. 
d) Apenas II e III. 
e) I, II e III.

03. (UFPA) O Arcadismo é um estilo de época que pode ser definido, segundo o que determina a seguinte afirmação: 

a) Nesse período o homem é regido pelas leis físico-químicas, pela hereditariedade e pelo meio social 
b) A poesia dessa época dá ênfase ao poder de vidência do artista 
c) Destaca-se nessa fase certo gosto pelo equilíbrio, pela simplicidade e pela harmonia, a partir dos modelos clássicos antigos 
d) Há nessa Escola literária uma tendência à valorização do humor, com vistas a afugentar as circunstâncias desagradáveis da vida 
e) Enfatiza-se na criação poética, desse momento, a utilização do valor sugestivo da música

04. - Quanto à linguagem árcade, quais alternativas estão ERRADAS: 

I - prefere a ordem indireta, tal como no latim literário; 
II - tornou-se artificial, pedante, inatural;
III - procura o comedimento, a impessoalidade, a objetividade; 
IV - manteve as ousadias expressionais do Barroco; 
V - promove um retorno às “virtudes clássicas” da clareza, da simplicidade e da harmonia. 

a) II, IV, V 
b) III, IV 
c) II, V 
d) I, II, IV 
e) I, II, III, IV, V

05. (Ufsc) Considere as afirmativas sobre Barroco e o Arcadismo: 

1. Simplificação da língua literária – ordem direta – imitação dos antigos gregos e romanos. 
2. Valorização dos sentidos – imaginação exaltada – emprego dos vocábulos raros. 
3. Vida campestre idealizada como verdadeiro estado de poesia-clareza-harmonia. 
4. Emprego freqüente de trocadilhos e de perífrases – malabarismos verbais – oratória. 
5. Sugestões de luz, cor e som – antítese entre a vida e a morte – espírito cristão antiterreno. 

Assinale a opção que só contém afirmativas sobre o Arcadismo: 

a) 1, 4 e 5 
b) 2, 3 e 5 
c) 2, 4 e 5 
d) 1 e 3
e) 1, 2 e 5

06. (PUR-RJ) Qual dessas afirmações não caracterizava a poesia arcádica realizada no Brasil no século XVIII?

a) Procurava-se descrever uma atmosfera denominada locus amoenus. 
b) A poesia seguia o lema de “cortar o inútil” do texto. 
c) As amadas eram ninfas, lembrando a mitologia grega e romana. 
d) Os poetas da época não se expressaram no gênero épico. 
e) Diversos poemas foram dedicados a reis e rainhas, e tinham um objetivo político.

07. - (Mackenzie) Apontar a alternativa correta: 

a) Tomás Antônio Gonzaga cultivou a poesia satírica em O Desertor. 
b) Na obra Cartas Chilenas, temos uma sátira contra a administração de Luís da Cunha Menezes. 
c) Nessa obra o autor se disfarça sob o nome de “Doroteu” 
d) Para maior disfarce, o autor de Cartas Chilenas faz passar a ação na cidade do Rio de Janeiro. 
e) Tomás Antônio Gonzaga tinha o pseudônimo de “Doroteu”.

08. - (Ffsc) Os autores árcades brasileiros apresentam uma obra divorciada das necessidades brasileiras, na segunda metade do século XVIII. Como processo de defesa à liderança do público, tais letrados criam: 

a) poemas de profundo subjetivismo; 
b) os contos regionais de mineração; 
c) a dialética; 
d) as academias; 
e) a literatura romântica.

09. (Cescea) “A poesia parece fenômeno mais vivo e autêntico (...) por ter brotado de experiências humanas palpitantes”. (Ele) “é dos raros poetas brasileiros, certamente o único entre os árcades, cuja vida amorosa importa para a compreensão da obra.” 
“O lírico ouvidor soltava os seus amores em liras apaixonadas, que tinham, naquele ambiente de Vila Rica, um sabor novo e raro.” 

Assim a crítica literária tem-se manifestado sobre o poeta: 

a) Cláudio Manuel da Costa 
b) Tomás Antônio Gonzaga 
c) Alvarenga Peixoto 
d) Gonçalves de Magalhães 
e) Basílio da Gama

10. (Fatec) "Voltaram à baila os deuses esquecidos, as ninfas esquivas, as náiades, as oréades e os pastores enamorados, as pastoras insensíveis e os rebanhos numerosos das bucólicas de Teócrito e Virgílio." 
(Ronald de Carvalho, PEQUENA HISTÓRIA DE LITERATURA BRASILEIRA) 

O trecho acima refere-se ao seguinte movimento literário: 

a) Romantismo. 
b) Barroco. 
c) Arcadismo. 
d) Parnasianismo. 
e) Naturalismo.

11. (ITA) Uma das afirmações abaixo é incorreta. Assinale-a:

a) O escritor árcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pagãs. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristão.
b) A produção literária do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica.
c) O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lógica na escrita.
d) O poema épico Caramuru, de Santa Rita Durão, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo Álvares Correia, misto de missionários e colonos português.
e) A morte de Moema,índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Basílio da Gama.

12. (FESP) Aponte a alternativa cujo conteúdo não se aplica ao Arcadismo.

a) Desenvolvimento do gênero épico, registrando o início da corrente indianista na poesia brasileira.

b) Presença da mitologia grega na poesia de alguns poetas desse período.
c) Propagação do gênero lírico em que os poetas assumem a postura de pastores e transformam a realidade num quadro idealizado.
d) Circulação de manuscritos anônimos de teor satírico e conteúdo político.
e) Penetração de tendência mística e religiosa, vinculada à expressão de ter ou não fé.

13. (UEL) Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho apresentado.

Simplificando a linguagem lírica de Cláudio Manuel da Costa, mas evitando igualmente a diluição dos valores poéticos no sentimentalismo, as ...... mais densas, dedicadas a ......, fizeram de ...... uma figura central do nosso Arcadismo.

a) crônicas - Marília - Dirceu
b) crônicas - Gonzaga - Dirceu
c) sátiras - Dirceu - Gonzaga
d) liras - Gonzaga - Dirceu
e) liras - Marília - Gonzaga

14. (MACKENZIE) Sobre o Arcadismo no Brasil, é incorreto afirmar que:

a) Cláudio Manuel da Costa, um de seus autores mais importantes, embora tenha assumido uma atitude pastoril, traz, em parte de sua obra poética, aspectos ligados à lírica camoniana.
b) em "Liras de Marília de Dirceu", Tomás Antônio Gonzaga não segue aspectos formais rígidos, como o soneto e a redondilha em todas as partes da obra.
c) nas "Cartas Chilenas", o autor satiriza Luís da Cunha Menezes por suas arbitrariedades como governador da capitania de Minas.
d) Basílio da Gama, em "O Uraguai", seguiu a rígida estrutura camoniana de "Os Lusíadas", usando versos decassílabos em oitava-rima.
e) "Caramuru" tem, como tema principal, o descobrimento da Bahia por Diogo Álvares Correia, apresentando, também, os rituais e as tradições indígenas.

15.  (ITA) Dadas as afirmações:

I) O Uruguai, poema épico que antecipa em várias direções o Romantismo, é motivado por dois propósitos indisfarçáveis: exaltação da política pombalina e antijesuitismo radical.

II) O (A) autor(a) do poema épico Vila Rica, no qual exalta os bandeirantes e narra a história da atual Ouro Preto, desde a sua fundação, cultivou a poesia bucólica, pastoril, na qual menciona a natureza como refúgio.

III) Em Marília de Dirceu, Marília é quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um diálogo, a obra é um monólogo – só Gonzaga fala, raciocina; constantemente cai em contradição quanto à sua postura de Spastor e sua realidade de burguês.

Está(ão) Correta(s):

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e II
d) Apenas I e III
e) Todas

16. (UEL) 

"Destes penhascos fez a natureza
O berço em que nasci: oh quem cuidara
Que entre penhas tão duras se criara
Uma alma terna, um peito sem dureza."

Os versos anteriores constituem exemplo da

a) sátira de Gregório de Matos aos poderosos da Bahia.
b) lírica amorosa de Tomás Antonio Gonzaga.
c) paisagem bucólica idealizada na poesia de Claúdio Manuel da Costa.
d) da sátira de Tomás Antônio Gonzaga ao Governador de Minas.
e) ambivalência cultural na poesia de Cláudio Manuel da Costa.

17. (UFV) Considere as afirmações a respeito do Arcadismo brasileiro. Todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

a) Foi o movimento literário que se desenvolveu no século XVIII, quando o "saber" assumiu uma importância fundamental.
b) Confirmou um dos princípios ideológicos do Iluminismo, por uma forte preocupação com a ciência e com o raciocínio.
c) Sob o ponto de vista literário reagiu contra o Barroco, retomando a simplicidade e o bucolismo dos clássicos.
d) Empreendeu uma minuciosa análise do personagem, revelando-nos claramente os traços de seu corpo e de sua alma.
e) Vivenciou uma expressiva transformação social, sendo fortemente marcado pelos ideais político-filosóficos do enciclopedismo francês.

18. (UFSM) Assinale a alternativa INCORRETA a respeito de Cláudio Manuel da Costa.

a) Além da produção lírica, escreveu um poema de caráter épico que se intitula "Vila Rica".
b) Sob o pseudônimo árcade de Glauceste Satúrnio, compôs uma poesia em que é marcante a imagem da pedra.
c) Compôs poemas marcados pela condição do pastor que procura a natureza como refúgio.
d) Cultiva a forma do soneto em que explora temas como a infelicidade amorosa.
e) Sua produção poética costuma ser dividida pela crítica em lírica, satírica e religiosa.

19. (UFRS) Assinale a afirmativa INCORRETA em relação à obra "O Uraguai", de Basílio da Gama.

a) O poema narra a expedição de Gomes Freire de Andrada, Governador do Rio de Janeiro, às missões jesuíticas espanholas da banda oriental do rio Uruguai.
b) "O Uraguai" segue os padrões estéticos dos poemas épicos da tradição ocidental, como a "Odisséia" a "Eneida" e "Os Lusíadas".
c) Basílio da Gama expressa uma visão européia em relação aos indígenas, acentuando seu caráter bárbaro, incapaz de sentimentos nobres e humanitários.
d) Nas figuras de Cacambo e Sepé Tiaraju está representando o povo autóctone que defende o solo natal.
e) Lindóia, única figura feminina do poema, morre de amor após o desaparecimento de seu amado Cacambo.

20. (UFSM) Autor de "Obras poéticas", apresenta, em suas composições, motivos árcades. Assinale a alternativa que identifica esse autor, associando, corretamente, seu nome à característica presente nessa obra.

a) Cláudio Manuel da Costa - desencanto e brevidade do amor
b) Basílio da Gama - preocupação com feito histórico
c) Tomás Antônio Gonzaga - celebração da natureza
d) Basílio da Gama - inspiração religiosa
e) Tomás Antônio Gonzaga - celebração da amada

21. (FGV) Assinale a alternativa que apresenta ERRO na correlação autor-obra-época, relativamente à literatura portuguesa.

a) Pe. Antônio Vieira - Sermão da Quarta-feira de Cinzas - Século XVII.
b) Gil Vicente - Auto da Barca do Inferno - Século XVI.
c) Manuel Maria Barbosa du Bocage - Nova Arcádia - Século XVIII.
d) Camilo Peçanha - Clepsidra - Século XIX/XX.
e) Almeida Garrett - Viagens na Minha Terra - Século XIX.

22. (VUNESP) Há no Arcadismo brasileiro uma obra satírica de forma epistolar que suscitou dúvidas de autoria durante mais de um século. Assinale abaixo a alternativa que apresente o nome correto dessa obra e seu autor mais provável: 

a) O Reino da estupidez e Francisco de Melo Franco 
b) Viola de Lereno e Domingos Caldas Barbosa 
c) O desertor e Manuel Inácio da Silva Alvarenga 
d) Cartas chilenas e Tomás Antônio Gonzaga 
e) Os Bruzundangas e Lima Barreto

23. (FATEC-SP) Sobre o Arcadismo brasileiro só não se pode afirmar que: 

a) tem suas fontes nos antigos grandes autores gregos e latinos, dos quais imita os motivos e formas. 
b) teve em Cláudio Manuel da Costa o representante que, de forma original, recusou a motivação bucólica e os modelos camonianos da lírica amorosa. 
c) nos legou os poemas de feição épica Caramuru (de Frei José de Santa Rita Durão) e O Uraguai ( de Basílio da Gama), no qual se reconhece qualidade literária destacada em relação ao primeiro. 
d) norteou, em termos dos valores estéticos básicos, a produção dos versos de Marília de Dirceu, obra que celebrizou Tomás Antônio Gonzaga e que destaca a originalidade de estilo e de tratamento local dos temas pelo autor. 
e) apresentou uma corrente de conotação ideológica, envolvida com as questões sociais do seu tempo, com a crítica aos abusos de poder da Coroa Portuguesa.

24. (UFPB) Na poesia arcádica ou neoclássica, NÃO se encontra 

a) a influência das idéias iluministas.
b) a valorização do campo em detrimento da cidade.
c) a ênfase na interpretação subjetiva da realidade.
d) o retorno aos ideais greco-latinos.
e) a adoção de pseudônimos pelos poetas, que se figuravam pastores.

25. (CFTCE) O novo mercado tende a desprezar o funcionário formado à moda antiga..." (ref. 31). Moda antiga nos reporta a processos rudimentares de trabalho e à vida campesina cujos registros são, mais propriamente, depreendidos da literatura:

a) árcade
b) informativa
c) quinhentista
d) barroca
e) seiscentista

26. (Unifesp)  Levando em consideração que, em sua produção literária, Gregório de Matos dedicou-se também à sátira irreverente, pode-se afirmar que os versos se marcam:

a) Pelo sentimentalismo, fruto da sintonia do eu lírico com a sociedade.  
b) Pela indiferença, decorrente da omissão do eu lírico com a sociedade.  
c) Pelo negativismo, pois o eu lírico condena a sociedade pelo viés da religião.  
d) Pela indignação, advinda de um ideal moralizante expresso pelo eu lírico.  
e) Pela ironia, já que o eu lírico supõe que todas as pessoas são desonestas.



 GABARITO 

01 - C
02 - C
03 - C
04 - D
05 - D
06 - D
07 - B
08 - D
09 - B
10 - C
11 - E
12 - E
13 - E
14 - D
15 - D
16 - E
17 - D
18 - E
19 - C
20 - A
21 - C
22 - D
23 - B
24 - C
25 - A
26 - D

2 comentários: