01. (UFPA) Na época da independência do Brasil, quando nosso país precisava autoafirmar-se como nação, entrou em vigência entre nós um estilo de época que, pelos ideais de liberdade que professava através de sua ideologia, se prestava admiravelmente a expressar esses anseios nacionalistas. Tal estilo foi:
a) Romantismo
b) Barroco
c) Realismo/Naturalismo
d) Modernismo
e) Neoclassicismo
a) A Moreninha;
b) Inocência;
c) Clarissa;
d) Rosa;
e) A Escrava Isaura
03. (U.F.GOIÁS) Em relação à obra Memórias de um Sargento de Milícias pode-se afirmar que:
a) contraste entre o bem e o mal próprio dos romances românticos desaparece na figura do ator herói;
b) personagem Leonardo nasce malandro feito, como em Macunaíma;
c) Leonardo adquire as características da malandragem por força das circunstâncias;
d) panorama traçado pelo autor é limitado espaço em que as ações se desenvolvem;
e) panorama traçado pelo autor é ampliado espaço em que as ações se desenvolvem.
04. (UM-SP) O gosto pela expressão dos sentimentos, dos sonhos e das emoções que agitam seu mundo interior, numa atitude individualista e profundamente pessoal, marcou os autores do:
a) movimento realista
b) movimento árcade
c) movimento romântico
d) movimento barroco
e) movimento naturalista.
05. (PUC-MG) Os fragmentos abaixo, retirados de obras da Literatura Brasileira, caracterizam a ideologia criada pelo Indianismo, exceto:
a) "(...) No Guarani o selvagem é um ideal, que o escritor intenta poetizar, despindo-o da crosta grosseira de que o envolveram os cronistas..."
b) "(...) Os tupis desceram para serem absorvidos. Para se diluírem no sangue da gente nova. Para viver subjetivamente e transformar numa prodigiosa força a bondade do brasileiro e o seu grande sentimento de humanidade."
c) "(...) Criaturas de Deus, de bons corpos e bom espírito, ainda sem religião e educáveis no bem ou no mal. Seria fácil trazê-las de sua virtude natural à virtude consciente do Cristianismo, para sua eterna salvação."
d) "(...) Era Peri. Altivo, nobre, radiante da coragem invencível e do sublime heroísmo de que já dera tantos exemplos, o índio se apresentava só em face de duzentos inimigos fortes e sequiosos de vingança."
e) "(...) contra o índio de tocheiro. O índio filho de Maria, afilhado de Catarina de Médicis e genro de Antônio de Mariz."
06. (FUVEST-SP) "A identificação da natureza com o sofrimento humano, a tragédia perene do amante rejeitado, o jovem andarilho condenado à vida errante em sua curta eternidade, a solidão do artista. E, enfim, a resignação e a reconciliação – ressentidas um pouco, por certo."
O texto acima enumera preferências temáticas e concepções existenciais dos poetas:
a) barrocos.
b) arcádicos.
c) românticos.
d) simbolistas.
e) parnasianos.
07. (FUVEST-SP) Sobre o romance indianista de José de Alencar, pode-se afirmar que:
a) analisa as reações psicológicas da personagem como um efeito das influências sociais.
b) é um composto resultante de formas originais do conto.
c) dá forma ao herói amalgamando-o à vida da natureza.
d) representa contestação política ao domínio português.
e) mantém-se preso aos modelos legados pelos clássicos.
08. (UFPA) A liberdade de inspiração, pregada pelos românticos, correspondia, também, à liberdade formal – esta peculiaridade possibilitou a mistura dos gêneros literários e o conseqüente abandono da hierarquia clássica que os presidia. Como conseqüência, no Brasil:
a) Observa-se um detrimento da poesia em favor da prosa.
b) Registra-se o abandono total do soneto.
c) Verifica-se a interpenetração dos gêneros, o que muito enriqueceu os já existentes, possibilitando o aparecimento de novos.
d) Ampliou-se o alcance da poesia, o que já não se pode dizer quanto ao romance e ao teatro.
e) Usou-se, quase abusivamente, o verso livre, o que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa poesia.
09. (UFES) Em relação ao romance Lucíola, de José de Alencar, só não é correto dizer que:
a) analisa o drama íntimo de uma mulher, dividida entre o amor conjugal e a riqueza material.
b) é escrito em forma de cartas, que serão reunidas e publicadas pela senhora que aparece no texto.
c) narrador em 1ª pessoa retrata um perfil de mulher aparentemente mundana e frívola.
d) protagonista relata, através de sua visão romântica, a sina da prostituição de Lúcia.
e) autor revela aspectos negativos dos costumes burgueses do Rio de Janeiro de cem anos atrás.
10. (UCP-PR) O desejo de morrer e a sentimentalidade doentia são características da poesia do autor de Lira dos vinte anos. Trata-se de:
a) Gonçalves Dias.
b) Castro Alves.
c) Gonçalves de Magalhães.
d) Casimiro de Abreu.
e) Álvares de Azevedo.
11. (UFRN) Sobre Gonçalves Dias, é correto afirmar:
a) natural do Ceará, escreveu obras indianistas como A Confederação dos Tamoios e Ubirajara.
b) poeta gaúcho, destacou-se, dentro do Romantismo, pela poesia lírica e sentimental como, por exemplo, Lira dos Vinte Anos e A Noite na Taverna.
c) poeta maranhense, um dos principais representantes do Romantismo, escreveu poesias sentimentais e poemas de enaltecimento do índio como, por exemplo, Timbiras.
d) natural de Minas Gerais, foi um dos representantes do Pré-Modernismo ao escrever Inspirações do Claustro.
e) poeta paulista, pertencente ao Parnasianismo, ficou famoso com a obra Conferências Literárias.
12. (FAU-SP) O indianismo de nossos poetas românticos é:
a) uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça brasileira.
b) um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente.
c) um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu.
d) um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava.
e) uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.
13. (UFJF-MG) Em relação ao Romantismo brasileiro, todas as afirmações são verdadeiras. Exceto:
a) expressão do nacionalismo através da descrição de costumes e regiões do Brasil.
b) análise crítica e científica dos fenômenos da sociedade brasileira.
c) desenvolvimento do teatro nacional.
d) expressão poética de temas confessionais, indianistas e humanistas.
e) caracterização do romance como forma de entretenimento e moralização.
14. (OSEC-SP) A época romântica caracteriza-se por ser:
a) lusófoba e nacionalista.
b) de influência inglesa.
c) atéia e influenciada pelo positivismo.
d) carente de bons poetas.
15. (FMABC-SP) Assinale a alternativa em que se encontram três características do movimento literário ao qual se dá o nome de Romantismo:
a) predomínio da razão, perfeição da forma, imitação dos antigos gregos e romanos
b) reação anticlássica, busca de temas nacionais, sentimentalismo e imaginação
c) anseio de liberdade criadora, busca de verdades absolutas e universais, arte pela arte
d) desejo de expressar a realidade objetiva, visão materialista do universo
e) preferência por temas medievais, rebuscamento de conteúdo e de forma, tentativa de expressar a realidade inconsciente.
16. (UFRS) A produção de Álvares de Azevedo é, no Brasil, a maior expressão:
a) do culto à natureza
b) do cientificismo
c) da arte pela arte
d) do culto ao "bom selvagem"
e) do mal-do-século.
17. (FMU/FIAM-SP) O homem de todas as épocas se preocupa com a natureza. Cada período a vê de modo particular. No Romantismo, a natureza aparece como:
a) um cenário cientificamente estudado pelo homem; a natureza é mais importante que o elemento humano.
b) um cenário estático, indiferente; só o homem se projeta em busca de sua realização.
c) um cenário sem importância nenhuma; é apenas pano de fundo para as emoções humanas.
d) confidente do poeta, que compartilha seus sentimentos com a paisagem; a natureza se modifica de acordo com o estado emocional do poeta.
e) um cenário idealizado, onde todos são felizes e os poetas são pastores.
18. (UNIP-SP) Assinale a característica não-aplicável à poesia romântica:
a) artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica;
b) importante é o culto da forma, a arte pela arte;
c) a poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa;
d) enfatiza-se a auto-expressão, o subjetivismo, o individualismo;
e) a linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.
19. (UFV-MG) Assinale a alternativa falsa:
a) Romantismo, como estilo, não é modelado pela individualidade do autor; a forma predomina sempre sobre o conteúdo.
b) Romantismo é um movimento de expressão universal, inspirado nos modelos medievais e unificado pela prevalência de características comuns a todos os escritores da época.
c) Romantismo, como estilo de época, consistiu basicamente num fenômeno estético-literário desenvolvido em oposição ao intelectualismo e à tradição racionalista e clássica do século XVIII.
d) Romantismo, ou melhor, o espírito romântico, pode ser sintetizado numa única qualidade: a imaginação. Pode-se creditar à imaginação a capacidade extraordinária dos românticos de criarem mundos imaginários.
e) Romantismo caracterizou-se por um complexo de características, como o subjetivismo, o ilogismo, o senso de mistério, o exagero, o culto da natureza e o escapismo.
20. (Cesgranrio-RJ) O próprio Romantismo produziu uma literatura em desacordo com certas tônicas do movimento. Através da ironia, autores românticos revelam irreverência muitas vezes feroz.
Assinale a opção em que o autor se mantém dentro dos preceitos mais conhecidos da escola romântica, tais como a glorificação do ideal e do sublime e o desapego ao mundo material:
a) "Dos prazeres do amor as primícias,/ De meu pai entre os braços gozei;/ E de amor as extremas delícias/ Deu-me um filho, que dele gerei." (Bernardo Guimarães)
b) "Como dormia! Que profundo sono!.../ tinha na mão o ferro do engomado.../ Como roncava maviosa e pura!.../ Quase caí na rua desmaiado!" (Álvares de Azevedo)
c) "(Damas da nobreza) – Não precisa aprendê/ Quem tem pretos p'herdá/ e escravidão p'escrevê;/ Basta tê/ Burra d'ouro e casá." (Sousândrade)
d) "Porque Deus pôs em meu peito/ Um tesouro de harmonia:/ Deu-me a sina de seus anjos,/ Deu-me o dom da poesia.' (Junqueira Freire)
e) "Nem há de negá-lo – não há doce lira/ Nem sangue de poeta ou alma virgem/ Que valha o talismã que no oiro vibra!" (Álvares de Azevedo)
21. (UFSCar-SP) Assinale a opção que melhor preencha a lacuna existente no seguinte texto:
"Segundo a interpretação de Karl Mannehim, o ..... expressa os sentimentos dos descontentes com as novas estruturas: a nobreza, que já caiu, e a pequena burguesia que ainda não subiu: de onde, as atitudes saudosistas ou reivindicatórias que pontuam todo o movimento."
a) Realismo
b) Romantismo
c) Modernismo
d) Impressionismo
e) Arcadismo
22. (FUVEST-SP) Tomadas em conjunto, as obras de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves demonstram que, no Brasil, a poesia romântica:
a) pouco deveu às literaturas estrangeiras, consolidando de forma homogênea a inclinação sentimental e o anseio nacionalista dos escritores da época.
b) repercutiu, com efeitos locais, diferentes valores e tonalidades da literatura européia: a dignidade do homem natural, a exacerbação das paixões e a crença em lutas libertárias.
c) constituiu um painel de estilos diversificados, cada um dos poetas criando livremente sua linguagem, mas preocupados todos com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.
d) refletiu as tendências ao intimismo e à morbidez de alguns poetas europeus, evitando ocupar-se com temas sociais e históricos, tidos como prosaicos.
e) cultuou sobretudo o satanismo, inspirado no poeta inglês Byron, e a memória nostálgica das civilizações da Antigüidade clássica, representadas por suas ruínas.
23. (FEI-SP) Assinale o item que contém somente características românticas:
a) Subjetivismo, bucolismo, sentimentalismo.
b) subjetivismo, nacionalismo, pastoralismo.
c) Culto à natureza, nacionalismo, culto ao contraste.
d) Conceitismo, liberdade de formas, cultismo.
e) Nacionalismo, culto à natureza, liberdade de formas.
24. (UCP-PR) "O público gostava de obras que lhe permitissem auto-identificar-se com as personagens, que lhe fornecessem meios de esquecer, com a leitura, a monotonia da vida regulada pelos estreitos horizontes burgueses."
O texto acima faz referência à estética:
a) barroca
b) simbolista
c) modernista
d) romântica
e) parnasiana
25. (UFV-MG) A ficção romântica é repleta de sentimentalismos, inquietações, amor como única possibilidade de realização, personagens burgueses idealizados, culminando sempre com o habitual "... e foram felizes para sempre".
Assinale a alternativa que não corresponde à afirmação acima:
a) amor constitui o objetivo fundamental da existência e o casamento, o fim último da vida.
b) Não há defesa intransigente do casamento e da continência sexual anterior a ele.
c) A frustração amorosa leva, incondicionalmente, à morte.
d) Os protagonistas são retratados como personagens belos, puros, corajosos.
e) A economia burguesa determina os gostos e a maneira de ver o mundo ficcional romântico.
26. (FUNDATEC) Sobre o poeta baiano Castro Alves, da corrente literária Romantismo, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, nas assertivas abaixo:
( ) O poeta compartilhava com os intelectuais de sua época um sentimento humanitário em relação aos negros escravizados, tema que abordou em poemas célebres.
( ) A sua poesia lírico-amorosa, outra vertente de sua obra, propunha uma concepção de amor diferente daquela defendida pelos românticos das fases anteriores, já que os poemas de Castro Alves apresentam mulheres sensuais, dotadas de erotismo e de sentimentos intensos.
( ) O tom grandiloquente dos versos de Castro Alves é marcado por figuras de linguagem que remetem a uma natureza impressionante: astros, oceano, tufão, condor, águia, etc.
( ) Castro Alves usa uma grande dramaticidade em Navio negreiro, a fim de expressar o horror do eu-lírico diante da crueldade humana: “Senhor Deus dos desgraçados! //Dizei-me vós, Senhor Deus! //Se é loucura... se é verdade //Tanto horror perante os céus?!”
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V – V – V – V.
b) V – V – F – F.
c) F – V – V – V.
d) V – F – F – V.
e) F – F – V – F.
27. (UFRR) A obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos de romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro tipos, os que tiveram sua vida prolongada, de forma mais clara e intensa, até o Modernismo, ainda que modificados, foram:
a) Indianista e histórico;
b) Histórico e urbano;
c) Urbano e regional;
d) Regional e indianista;
e) Indianista e urbano.
28. (AOCP) No que tange à prosa do período intitulado Romantismo, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O romance romântico brasileiro dirigia-se a todas as classes sociais.
b) Os leitores dos romances românticos estavam em busca de entretenimento.
c) O romance romântico brasileiro dirigia-se a um público restrito composto pela alta classe e, excepcionalmente, pela média classe.
d) As exigências dos leitores eram reencontrar a própria e convencional realidade, além de projetar-se enquanto herói ou heroína em peripécias com que não se depara a média dos mortais.
e) Os romances de Joaquim Manoel de Macedo e José de Alencar respondiam, cada um ao seu modo, às exigências dos leitores de romances românticos.
29. (MS CONCURSOS) O Romantismo inicia-se no Brasil, em 1836, com a obra Suspiros Poéticos e Saudades. Seu autor é:
a) Gonçalves Dias.
b) Castro Alves
c) José de Alencar
d) Gonçalves de Magalhães.
30. (CEPROS) Em relação à poesia do Romantismo brasileiro analise o esquema abaixo. Em seguida, analise as afirmações que constam nas alternativas.
Um quadro que dê conta da poesia romântica brasileira pode ser sintetizado conforme o seguinte esquema:
- a 1ª. geração é chamada de ‘nacionalista ou indianista’;
- a 2ª. geração é conhecida como a ‘ultrarromântica’;
- a 3ª. geração é denominada de ‘condoreira’.
1) Os representantes da 1ª. geração escolheram como tema a natureza tropical, o patriotismo e o elemento indígena brasileiro.
2) Foi destaque entre os poetas da primeira geração, o poeta Gonçalves Dias, autor do conhecido poema Canção do Exílio.
3) Os representantes da 2ª. geração alimentaram uma visão pessimista da vida e da sociedade. Têm como expoentes Casimiro de Abreu e José de Alencar.
4) Os representantes da 3ª. geração destacaram-se por uma literatura de caráter social, que denunciava a desigualdade social e defendia a liberdade.
5) Na 3ª. geração, merece destaque o poeta Castro Alves, que, em seu poema Navio Negreiro critica com veemência a escravidão que imperava no Brasil.
Estão corretas as alternativas:
a) 1, 2, 3, 4 e 5
b) 1, 2, 4 e 5 apenas
c) 1, 3, 4 e 5 apenas
d) 2 e 3 apenas
e) 3 e 5 apenas
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 |
A | B | B | C | E | C | C | C | B | E |
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
C | E | B | A | B | E | D | B | A | D |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
B | B | E | D | B | A | C | A | E | B |
Olá,fiz uma prova sobre esse assunto já faz um tempo e a correção que minha professora fez não coincide com a resposta desse gabarito,você poderia me esclarecer a questão 9, dos motivos de ser a B
ResponderExcluirSe puder me esclarecer melhor meu contato é
+55 41 98854-6210
b RETRATA a Obra: CINCO MINUTOS.
ExcluirOlá,fiz uma prova sobre esse assunto já faz um tempo e a correção que minha professora fez não coincide com a resposta desse gabarito,você poderia me esclarecer a questão 9, dos motivos de ser a B
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O TEXTO NÃO É ESCRITO POR CARTAS
ExcluirLucíola não é um romance epistolar (escrito em forma de cartas), e sim uma narrativa do tipo clássico, com um narrador onisciente e que se desenvolve com começo, meio e fim e ação direta entre os personagens.
ExcluirLucíola não é um romance epistolar (escrito em forma de cartas), e sim uma narrativa do tipo clássico, com um narrador onisciente e que se desenvolve com começo, meio e fim e ação direta entre os personagens.
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