01. (UEA) Durante a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos deixaram de ser o primeiro país devedor do mundo para transformarem-se no principal credor. Um credor precisa importar um valor maior do que exporta para que seus devedores tenham como pagar. De outra forma o credor será forçado a cancelar as dívidas ou a fazer novos empréstimos para que os velhos débitos sejam saldados.
(John Kenneth Galbraith. História do século XX – 1919-1934, s/d. Adaptado.)
Percebe-se pelo texto acima que a ordem econômica inter- nacional modificou-se após a Primeira Guerra Mundial e os Estados Unidos experimentaram, então, uma fase de grande crescimento econômico. Esse período de euforia econômica foi, no entanto, interrompido pela crise de 1929, que se propagou para fora dos Estados Unidos devido à
a) destruição da economia europeia pela guerra e às despesas norte-americanas nas guerras do Oriente Médio.
b) especulação financeira dos bancos internacionais e às restrições impostas à indústria norte-americana pelo governo.
c) falência dos pequenos proprietários rurais no meio oeste norte-americano e ao fim das importações de maquinários agrícolas pelos Estados Unidos.
d) retirada de capitais norte-americanos aplicados no exterior e à diminuição de suas importações.
e) intervenção estatal na economia norte-americana e à crise do liberalismo no mundo economicamente globalizado.
02. (IBMEC) Nos primeiros anos do governo do presidente Franklin Delano Roosevelt, os Estados Unidos adotaram o New Deal, um conjunto de medidas destinadas a superar a crise iniciada com o Crack da Bolsa de Valores de 1929. Sobre algumas das características desse plano, podemos afirmar que:
a) Buscava uma política liberal baseada nos princípios de Adam Smith para recuperar a economia americana por meio de concessão de empréstimos às principais indústrias para frear o aumento do desemprego.
b) Inspirava-se nas idéias do economista John Keynes e pregava o controle de preços de diversos produtos, a realização de um grande programa de obras públicas e recuperação industrial.
c) Roosevelt incentivou a indústria armamentista com o intuito de recuperar a economia e o nível de empregos atingidos pela Crise de 1929 além de preparar o país para a iminente guerra mundial.
d) O governo americano interveio na Bolsa de Valores de Nova York buscando um maior controle da economia por parte do Estado, visando recuperar as finanças e evitar a falência de várias indústrias e o desemprego.
e) Estabeleceu um rígido controle estatal da economia que tinha como objetivo principal, áreas estratégicas como a siderurgia, o petróleo e a indústria bélica além do tabelamento dos preços dos produtos da cesta básica.
03. (IFPE) Em 1917, a última monarquia absolutista europeia foi derrubada com a deflagração de uma revolução socialista que instalou uma república de bases populares, capitaneada pelo Partido Bolchevique. Qual é esta revolução?
a) Revolução Francesa
b) Revolução dos Cravos
c) Revolução Russa
d) Guerra das Duas Rosas
e) Revolução Inglesa
04 - (UPF) Após a Primeira Guerra Mundial os Estados Unidos da América destacaram-se no contexto internacional como um dos vencedores do conflito e como principal país industrial do mundo. Sua riqueza contrastava com a Europa, devastada com o conflito e ainda buscando sua reconstrução. Todavia, a prosperidade dos anos 1920 não duraria muito para os estadunidenses. Em 1929 a queda brusca dos valores das ações negociadas na Bolsa de Nova York desencadeou uma das mais graves crises do capitalismo mundial. Sobre o contexto mencionado acima é correto afirmar que:
a) a Primeira Guerra Mundial foi muito vantajosa para os estadunidenses, pois, para suprir a demanda de produtos e alimentos da Europa em guerra, os EUA tiveram sua indústria ampliada, diversificada e consolidada.
b) as vendas de produtos foram estimuladas pela oferta de crédito facilitado e de parcelamento das compras de bens duráveis.
c) a situação de depressão econômica nos EUA começou a ser diminuída com a eleição do democrata Franklin Delano Roosevelt e a posterior implantação do New Deal (Novo Acordo).
d) o cotidiano dos cidadãos norte-americanos foi bruscamente alterado pela crise iniciada em 1929. A Cruz Vermelha organizava filas para a distribuição de comida e roupas, em um contraste com o anunciado american way of life (estilo de vida americano), que tinha como pressupostos o consumismo e o liberalismo econômico.
e) todas as alternativas estão corretas.
05. (UEA) Durante a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos deixaram de ser o primeiro país devedor do mundo para transformarem-se no principal credor. Um credor precisa importar um valor maior do que exporta para que seus devedores tenham como pagar. De outra forma o credor será forçado a cancelar as dívidas ou a fazer novos empréstimos para que os velhos débitos sejam saldados.
(John Kenneth Galbraith. História do século XX – 1919-1934, s/d. Adaptado.)
Percebe-se pelo texto acima que a ordem econômica inter- nacional modificou-se após a Primeira Guerra Mundial e os Estados Unidos experimentaram, então, uma fase de grande crescimento econômico. Esse período de euforia econômica foi, no entanto, interrompido pela crise de 1929, que se propagou para fora dos Estados Unidos devido à
a) destruição da economia europeia pela guerra e às despesas norte-americanas nas guerras do Oriente Médio.
b) especulação financeira dos bancos internacionais e às restrições impostas à indústria norte-americana pelo governo.
c) falência dos pequenos proprietários rurais no meio oeste norte-americano e ao fim das importações de maquinários agrícolas pelos Estados Unidos.
d) retirada de capitais norte-americanos aplicados no exterior e à diminuição de suas importações.
e) intervenção estatal na economia norte-americana e à crise do liberalismo no mundo economicamente globalizado.
06. (UFSJ) Sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é CORRETO afirmar que
a) a formação da Tríplice Aliança e da Tríplice Entente foi um esforço para trazer a paz e evitar o conflito europeu no qual todos perderiam.
b) oestopimdaGuerraocorreuemjunhode1914,em Saravejo, com o assassinato do arqueduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco.
c) a Alemanha, aliada da Itália, declarou-se neutra, não participando do conflito, e, por isso mesmo, saiu como grande vitoriosa.
d) o Império Russo saiu da Guerra em 1918, pois tinha interesse em desenvolver sua indústria e modernizar sua economia.
07. (UNISINOS) “A essência da visão pessoal de mundo de Hitler compreendia a crença na história co- mo uma luta racial, o anti-semitismo radical, a convicção de que o futuro da Alemanha só poderia ser garantido através da conquista de Lebensraum (“espaço vital”) à custa da Rússia, e a união de todas essas linhas de pensamento na noção de uma luta de vida ou morte, até o fim, contra o marxismo – personificado, da maneira mais concreta, no ‘bolchevismo judaico’ da União Soviética”.
(KERSHAW, Ian. Hitler. Um perfil do poder. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993, p. 25.)
Que circunstâncias históricas do início do século XX podem ser associadas ao surgimento e desenvolvimento dessas ideias, na Alemanha?
a) 1ª Guerra Mundial – Tratado de Versalhes – Revolução Russa.
b) Guerra Franco-Prussiana – Imperialismo – Crise do Capitalismo.
c) 2ª Guerra Mundial – Criação da ONU – Divisão da Alemanha.
d) República de Weimer – Sionismo – Guerra Fria.
e) Crise de 1929 – Criação do Estado de Israel – Guerra Árabe-Israelense.
08. (UCPEL) Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Tríplice Aliança lutou contra a Tríplice Entente. Os países que formaram a Tríplice Aliança foram
a) Rússia, França e Inglaterra.
b) Alemanha, Inglaterra e França.
c) Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.
d) Itália, Rússia e França.
e) Inglaterra, Espanha e Rússia.
09. (FGV-RJ) O período entre as duas grandes guerras mundiais, de 1918 a 1939, caracterizou-se por uma intensa polarização ideológica e política. Assinale a alternativa que apresenta somente elementos vinculados a esse período:
a) New Deal; Globalização; Guerra do Vietnã.
b) Guerra do Vietnã; Revolução Cubana; Muro de Berlim.
c) Guerra Civil Espanhola; Nazifascismo; Quebra da Bolsa de Nova York.
d) Nazifascismo; New Deal; Crise dos Mísseis.
e) Doutrina Truman; República de Weimar; Revolução Sandinista.
10. (UNESP) A Alemanha viveu, entre o final da década de 1910 e a década de 1930, uma séria crise social, política e econômica. Essa crise se associava, entre outros fatores,
a) ao bom desempenho eleitoral dos partidos de extrema esquerda e à instalação do regime monárquico.
b) à ausência de mercado externo para seus produtos agrícolas e ao baixo grau de industrialização.
c) aos investimentos em armas e preparação militar realiza- dos ao longo dos anos 1920.
d) às perdas provocadas pela derrota na Primeira Guerra Mundial e ao grave processo inflacionário.
e) ao sucesso da revolução socialista de 1918 e à instauração de uma república democrática popular.
11. (IFSP) Em seu discurso de posse, em 1933, o presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt, tentou encorajar seus compatriotas: “O único medo que devemos ter é do próprio temor.Uma multidão de cidadãos desempregados enfrenta o grave problema da subsistência e um número igualmente grande recebe pequeno salário pelo seu trabalho.Somente um otimista pode negar as realidades sombrias do momento.”
O problema que atemorizava os EUA, cujos efeitos foram desemprego e baixos salários, referido pelo presidente Roosevelt, era:
a) a Primeira Guerra Mundial, em que os EUA lutaram ao lado da Tríplice Entente contra a Tríplice Aliança, obtendo a vitória após três anos de combate. Entretanto, a vitória não trouxe crescimento econômico, mas, sim, desemprego e fome.
b) a Segunda Guerra Mundial, quando os norte-americanos lutaram ao lado dos Aliados contra o Eixo
nazifascista. Embora vencedores, o ônus financeiro da guerra foi muito pesado.
c) a Guerra do Vietnã, quando os EUA apoiaram o Vietnã do Sul contra o avanço comunista do Vietnã do Norte , tendo gasto milhões de dólares em uma guerra infrutífera.
d) a depressão de 1929, causada pela existência de uma superprodução, acompanhada de um subconsumo, crise típica de um Estado Liberal.
e) a primeira Guerra do Golfo, quando o Iraque invadiu o Kuwait e os EUA, na defesa de seus interesses petrolíferos, invadiram o Iraque na defesa de seu pequeno estado aliado.
12. (UFU) Sobre as características da propaganda nazista, assinale a alternativa correta.
a) A ascensão de Hitler se deu pela natureza científica de suas afirmações, sendo a propaganda e o terror utilizados apenas quando se tratava da oposição política.
b) A propaganda utiliza fundamentos dissociados da cultura e das disposições sociais da população, por esta razão usa de insinuações indiretas, veladas.
c) O terror e a propaganda tiveram semelhante grau de importância no estabelecimento da ideologia nazista, ao mostrar à população os benefícios de quem a ela aderisse e o horror destinado aos inimigos.
d) A ameaça, a efetiva violência, o uso político da ciência e a propaganda alinhada aos princípios culturais de um povo nunca foram usados como estratégia de doutrinação das massas.
13. (PUC-PR) A Europa da passagem do século XIX para o XX viveu um período de conflitos que levaram à eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. Nesse período, formam-se as chamadas políticas de alianças, que resultaram em duas grandes coligações: a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente.
Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE os países que formavam a Tríplice Entente:
a) Grã-Bretanha, França e Rússia.
b) Grã-Bretanha, Estados Unidos e França.
c) Alemanha, França e Rússia.
d) Rússia, Alemanha e Grã-Bretanha.
e) Império Austro-Húngaro, Alemanha e Itália.
14. (UFRN) As ideias de diversas correntes marxistas deram as bases teóricas das grandes revoluções políticas no século XX: a Revolução Russa de 1917, a Revolução Chinesa de 1949 e a Revolução Cubana de 1959.
Nos três exemplos citados, a inspiração marxista pode ser identificada
a) no Anarquismo, que propunha a destruição da propriedade privada e a abolição das hierarquias dentro do Estado, e que serviu de base norteadora para essas revoluções.
b) no combate ao Capitalismo, visando à formação de um mundo novo, que aboliria a desigualdade social e integraria o proletariado no cenário da política.
c) na forte vinculação existente entre as propostas dos revolucionários e aquelas defendidas pelo Liberalismo, sobretudo a defesa dos interesses dos trabalhadores.
d) na condução do processo revolucionário por um conjunto de partidos políticos defensores do Socialismo, sob lideranças camponesas, mas com frágil repercussão no proletariado.
15. (PUCRS) A partir de 1933, o governo de F. D. Roosevelt, nos Estados Unidos, pôs em marcha uma série coordenada de ações nas áreas social e econômica, conhecida como New Deal, para fazer frente à depressão que se estabelecera no país e no mundo capitalista a partir de 1929. Uma das principais ações do New Deal para superar a crise foi
a) a extinção do financiamento do seguro social pelo Banco Central norte-americano.
b) a intervenção legislativa do Estado nas relações capital-trabalho.
c) o fortalecimento do padrão ouro através da diminuição do papel-moeda circulante.
d) o ajuste das contas públicas por meio da supressão de obras como estradas e hidrelétricas.
e) o corte de subsídios à agricultura, visando a tornar a produção do setor mais competitiva.
16. (UFOP) Os anos trinta do século XX foram marcados pela depressão econômica, decorrente da crise da Bolsa de Nova Iorque. Sobre as consequências políticas dessa depressão, assinale a alternativa CORRETA:
a) Houve o desenvolvimento de políticas econômicas baseadas no livre comércio e independentes do Estado, como o New Deal dos EUA.
b) Ocorreu, em toda a Europa, a consolidação do pluripartidarismo e da autonomia dos parlamentos, em prejuízo do Poder Executivo.
c) Houve o fortalecimento das democracias liberais e o desenvolvimento de políticas de defesa dos direitos civis.
d) Ocorreu o crescimento de regimes totalitários, acompanhado de ênfase na propaganda nacionalista e de aumento do poder repressivo.
17. (FEI) O New Deal corresponde a uma série de programas implantados pelo Presidente Franklin Delano Roosevelt entre 1933 e 1937 como forma de estancar o quadro de depressão econômica, reestruturar a economia e combater o desemprego nos Estados Unidos. Assinale a alternativa correta sobre as medidas adotadas durante este período:
a) estímulo ao liberalismo econômico como forma de atrair capital e aumentar a capacidade de investimentos do Estado.
b) controle dos sindicatos para diminuir o poder de negociação dos trabalhadores, aumentando assim a possibilidade de geração de empregos com custos menores.
c) construção de obras de infra-estrutura para a geração de empregos e com isso aumentar o mercado consumidor. Concessão de subsídios e créditos agrícolas a pequenos produtores familiares.
d) investimento governamental maciço na indústria bélica, o que gerou novos empregos e preparou o país para combate ao regime nazista.
e) implantação de medidas de cunho socialista, como a criação da previdência social estatal, seguro desemprego e ampliação do imposto sindical.
18. (UEG) Confrontado pela crise econômica, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, implementou uma série de medidas, pautadas pelo aumento dos gastos públicos e pela participação do governo na administração de bancos e grandes empresas, visando à recuperação econômica do país. Essa atitude intervencionista do Estado na economia foi defendida pelo
a) fisiocratismo, de François de Quesnay.
b) keynesianismo, de John M. Keynes.
c) neoliberalismo, de Milton Friedman.
d) liberalismo, de Adam Smith.
19. (PUCSP) Apesar de os combates da Segunda Guerra, ocorrida entre 1939 e 1945, terem transcorrido principalmente na Europa e no Oceano Pacífico, ela pode ser considerada “mundial”, pois
a) os países participantes envolveram suas colônias americanas, africanas e asiáticas nos conflitos e estenderam as ações armadas a todos os continentes e oceanos.
b) não era possível a nenhum país manter-se neutro diante do choque entre os membros do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados (liderados por Inglaterra e França).
c) os seus efeitos políticos e econômicos atingiram as diversas partes do planeta e provocaram alterações importantes nas relações internacionais, durante e após os conflitos.
d) todos os países do Ocidente tiveram parte de sua população envolvida nos confrontos e computaram mortos e feridos durante o conflito e mesmo após seu desfecho.
e) os únicos países que se mantiveram afastados da luta foram Estados Unidos e União Soviética, as chamadas superpotências, que representavam a força do capitalismo e do socialismo.
20. (UEL) Sobre a sociedade do século XX é correto afirmar:
a) A crise econômica de 1929 foi causada pelo excesso de intervenção do Estado norte-americano na economia; a Depressão Mundial foi combatida e superada através do estímulo à liberdade do mercado financeiro.
b) Com o surgimento dos meios de comunicação de massa, as vanguardas culturais se voltaram para o ideal de pureza da arte, enfatizando a perfeição técnica das obras, fazendo-as reproduzir ao máximo a natureza.
c) A coletivização das terras na União Soviética, durante o regime de Josef Stalin, consistiu em transformar todos os agricultores em pequenos proprietários de terra, que podiam assim vender o excedente da produção no mercado.
d) Episódios de antissemitismo ocorreram na Europa desde o período medieval, mas foram agravados, no século XX, com a ascensão do movimento nacional-socialista na Alemanha, onde a perseguição aos judeus tornou-se política de Estado.
e) Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos vivenciaram uma crise econômica sem precedentes, devido ao excesso de gastos da nação com a guerra e a falta de mercado consumidor interno para os produtos industrializados.
21. (UFAL) As riquezas geradas pelo crescimento do capitalismo provocavam disputas entre as grandes potências com seus projetos imperialistas já no limiar do século XX. Muitos desses conflitos levaram o mundo a conviver com uma grande guerra violenta e uso de armas diferentes. Em 1919, as negociações em busca da paz:
a) tiveram êxito, não deixando rancores e nem sentimentos de vinganças entre os países da Europa.
b) foram dirigidas pelas propostas dos Estados Unidos, garantindo a volta da democracia na Europa Ocidental.
c) deixaram os alemães insatisfeitos com as propostas feitas, criando tensões e sentimentos de revanchismo.
d) tornaram os Estados Unidos a maior potência do Ocidente e um aliado incondicional dos povos europeus.
e) transformaram a vida internacional, melhorando as relações diplomáticas e fortalecendo a economia internacional.
22. (UFOP) O século XX foi marcado por uma grande quantidade de guerras, que resultaram em milhares de mortes. A respeito disso, assinale a alternativa correta.
a) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) caracterizou-se principalmente pela disputa ideológica entre Estados fascistas e socialistas.
b) Os Estados Unidos consolidaram-se como a nação mais influente do mundo, por terem evitado envolver-se diretamente nos conflitos, como a Segunda Guerra Mundial.
c) A América Latina foi uma das regiões mais pacíficas do mundo, já que nenhum de seus Estados esteve envolvido nos conflitos que marcaram o século.
d) A Segunda Guerra Mundial teve como uma de suas principais características o uso de bombardeios sobre áreas civis, causando grande perda de vidas humanas.
23. (PUCPR) A Segunda Guerra Mundial foi um dos eventos mais avassaladores e sangrentos da história da humanidade. Podemos citar várias causas que levaram à ocorrência desse terrível conflito, mas a principal foi a ascensão dos regimes fascistas em vários países europeus, em especial do nacional socialismo na Alemanha. Foi surpreendente a ascensão dos nazistas na Alemanha, um país com uma população altamente instruída e cenário de um desenvolvimento extraordinário das ciências e da cultura.
Indique o que possibilitou a chegada de Hitler ao poder na Alemanha em 1933:
a) Os nazistas deram um golpe de Estado em 1933, que derrubou os comunistas do poder. Auxiliados principalmente por setores descontentes das forças armadas e da nobreza prussiana, puderam instituir uma democracia parlamentar fascista que possibilitaria a construção da comunidade étnica
pan-germânica.
b) A aliança com setores conservadores de outros países com governos fascistas, como a Itália de Mussolini, a Áustria de Dollfuss e a Espanha de Franco, permitiu aos nazistas conquistarem a confiança das grandes corporações industriais alemãs e do setor financeiro, o que deu base para que o presidente Hindenburg o indicasse como chanceler.
c) A defesa da família e do campesinato por parte dos nazistas fez com que as Igrejas Católica e Protestante apoiassem a eleição dos nazistas.
d) A crise econômica do final da década de 1920 e início de 1930 arruinou a pequena burguesia urbana e setores do campesinato alemães. Ansiando por uma liderança política forte, que pudesse solucionar a crise econômica e enfrentar o comunismo, esses segmentos votaram fortemente nos nazistas.
e) A votação considerável recebida pelos nazistas não foi suficiente para lhes dar maioria absoluta para chegar ao poder. Assim, eles tiveram que formar uma grande coalizão com social-democratas, omunistas e liberais para atingir esse objetivo.
24. (PUC-MG) Em outubro de 1917, os bolcheviques assumiram o poder na Rússia. A Revolução Russa de 1917 anunciou o fim do capitalismo e o início do comunismo em escala planetária. Sobre a Revolução Russa e a consolidação do socialismo soviético, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
a) Revelou-se um movimento de caráter radical, visto que morreram milhares de homens defendendo suas posições e impondo um sacrifício à população russa em nome de uma revolução social.
b) Foi um movimento de ruptura no processo do antigo Império Russo. A demolição quase instantânea do regime czarista significou uma mudança no destino da Rússia e da Europa.
c) Revelou-se como um movimento perverso. A ascensão do comunismo demonstrou um socialismo com regime autoritário comparável aos governos totalitários da Europa.
d) Foi um movimento isolado no processo de modernização da Rússia empreendido pelo Czar, refletiu os anseios do grupo dos camponeses pela coletivização da terra.
25. (Unifesp) Este é o maior evento da história (do presidente norte-americano H. Truman, ao ser informado do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima). Era importante que a bomba atômica fosse um sucesso. Havia-se gastado tanto para construí-la... Todas as pessoas interessadas experimentaram um alívio enorme quando a bomba foi lançada (do alto oficial cujo nome em código era Manhattan District Project).
Essas afirmações revelam que o governo norte-americano
a) desconhecia que a bomba poderia matar milhares de pessoas inocentes.
b) sabia que sem essa experiência terrível não haveria avanço no campo nuclear.
c) esperava que a bomba atômica passasse desapercebida da opinião pública.
d) estava decidido a tudo para eliminar sua inferioridade militar frente à URSS.
e) ignorava princípios éticos para impor a sua primazia político-militar no mundo.
26. (Puc-rio) As relações internacionais no entre-guerras (1918-1939) foram marcadas por uma tentativa de criar um órgão internacional que teria como uma de suas funções evitar um novo conflito mundial. Essa organização ficou conhecida como:
a) Organização dos Estados Americanos (OEA).
b) Sociedade das Nações ou Liga das Nações.
c) Organização das Nações Unidas (ONU).
d) Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
e) Organização Mundial do Comércio (OMC).
27. (IBMEC) “A primeira patrulha russa pôde ser vista do campo por volta de meio-dia de 27 de janeiro de 1945. Charles e eu fomos os primeiros a avistá-la; estávamos transportando para a vala comum o corpo de Sómogyi, o primeiro morto dentre os nossos companheiros de quarto. Reviramos a padiola na neve infecta pois a vala já estava cheia, e outra sepultura não era possível: Charles tirou o boné, para saudar os vivos e os mortos.”
(LEVI, Primo. A trégua. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 10-11)
a) ao início da segunda guerra mundial quando os russos ainda mantinham o tratado de não-agressão com a Alemanha e os guetos judaicos já funcionavam na Polônia.
b) às trincheiras da primeira guerra mundial, mais precisamente na Frente oriental, onde alemães e russos se enfrentaram em longas e sangrentas batalhas.
c) à Revolução Russa que, pelas mãos de Lênin, ultrapassou fronteiras e, pelas de Stalin, organizou a Rússia para pôr fim à fome e às misérias do campo.
d) à perseguição dos nazistas ao povo judaico, que nesse momento enfrentava a formação dos guetos e, mais tarde, seria mandado aos campos de concentração.
e) aos momentos finais da segunda guerra mundial, em que alemães abandonavam os campos de concentração, enquanto os aliados os abriam ao mundo.
28. (UTFPR) Em 1935, a Alemanha havia reiniciado a produção de armamentos e restabelecido o serviço militar obrigatório, contrariando o Tratado de Versalhes. Em 1938, anexou a Áustria; logo em seguida incorporou a região dos Sudetos, que abrigava minorias alemãs, na Tchecoslováquia, e assinou um acordo de nãoagressão e neutralidade com a União Soviética. Estava plantada a semente da Segunda Guerra Mundial, que eclodiu em 1º de setembro de 1939, com o (a):
a) participação efetiva de tropas nazistas na Guerra Civil Espanhola, por meio da invasão de Madri.
b) invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.
c) rompimento do Pacto Germânico-Soviético com a invasão do território russo por tropas nazistas.
d) saída dos invasores alemães do território dos Sudetos na Tchecoslováquia para invadir a Hungria.
e) tomada do “corredor polonês”, que desembocava na cidade livre de Dantzig, pelos aliados nazistas, principalmente italianos.
29. (UFMS) Os atentados terroristas, ocorridos em 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos da América, foram comparados, por analistas políticos e pela imprensa internacional, com o ataque japonês à base naval norte-americana de Pearl Harbor e com o assassinato, na cidade de Sarajevo, do herdeiro do trono austríaco, arquiduque Francisco Ferdinando. Esses dois últimos fatos marcaram, respectivamente,
a) a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra do Vietnã.
b) o início da Guerra do Iraque e o início da Guerra do Vietnã.
c) o início da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra dos Sete Dias.
d) o início da Primeira Guerra Mundial e o início da Segunda Guerra Mundial.
e) a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e o início da Primeira Guerra Mundial.
30. (UFPI) Sobre os tratados firmados logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar que:
a) determinaram o surgimento de vários novos países, que deixavam de se submeter à influência alemã, austríaca e russa.
b) mantiveram intocado o Império Turco, que assegurou o domínio sobre a Mesopotâmia, a Palestina, a Síria e o Líbano.
c) preocuparam-se em assegurar, baseando-se no princípio da autodeterminação, a existência e a expansão do regime bolchevique na Rússia.
d) impuseram penas leves à Alemanha derrotada, garantindo-lhe o controle sobre seu território e suas
colônias, como tentativa de evitar uma nova guerra.
e) foram integralmente impostos pelos Estados Unidos, através de seu presidente Woodrow Wilson, o
que assegurou a severidade das penas impostas aos vencidos.
GABARITO
01 - D /02 - B /03 - C /04 - E /05 - D /06 - B /07 - A /08 - C /09 - C /10 - D /11 - D /12 - C /13 - A /14 - B /15 - B /16 - D / 17 - C / 18 - B / 19 - C / 20 - D / 21 - C / 22 - D / 23 - D / 24 - D / 25 - E / 26 - B / 27 - E / 28 - B / 29 - E / 30 - A
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