Guerra dos Farrapos - 15 Exercícios com gabarito

01. (UFRGS)  A organização do Império brasileiro, no século XIX, foi marcada por uma série de tensões sociais, políticas e militares. Um dos episódios mais relevantes desse período foi a chamada Guerra dos Farrapos (1835-1845).

Sobre o conflito, considere as seguintes afirmações.

I. A promulgação da Lei Feijó (1831), que tinha por objetivo fomentar o tráfico de africanos para o Brasil, contrariando assim os interesses republicanos das elites políticas da Província de São Pedro, foi um dos fatos desencadeadores da Guerra.
II. A Guerra dos Farrapos também pode ser inserida dentro de uma conjuntura platina na qual têm importância as relações mantidas entre lideranças sul-rio-grandenses e elites político-econômicas uruguaias.
III. O Corpo de cavalaria dos Lanceiros Negros, formado por parte da população escrava habitante da Província, foi dizimado pelas tropas imperiais, na chamada "surpresa de Porongos".

Quais estão corretas?

a) Apenas I.   
b) Apenas II.   
c) Apenas I e II.   
d) Apenas lI e III.   
e) I, lI e III. 

02.  (UFS) " ... desligado o povo rio-grandense da comunhão brasileira, reassume todos os direitos da primitiva liberdade; usa destes direitos imprescritíveis constituindo-se República Independente; toma na extensa escala dos Estados Soberanos o lugar que lhe compete ..."

Na evolução histórica brasileira, pode-se associar as ideias do texto à:

a) Sabinada
b) Balaiada
c) Farroupilha
d) Guerra dos Emboabas
e) Confederação do Equador

03. (FGV)  Leia atentamente as afirmações abaixo sobre a Guerra dos Farrapos e assinale a alternativa correta.

I. Foi a mais longa Guerra Civil do Brasil.
II. Constituiram-se, em meio à luta, duas efêmeras Repúblicas:
a Juliana, em Santa Catarina, e a Piratini, no Rio Grande do Sul.
III Entre os participantes desse movimento estava a "heroina de dois mundos", a republicana revolucionària Ana Maria de Jesus Ribeiro - Anita Garibaldi.
IV Trata-se de uma revolução de caràter popular em que as elites foram postas à margem durante todo o processo.
V O desfecho da revolução foi sangrento. Não houve concessões nem anistia aos Farrapos. Todos foram executados.

a) Apenas I, II e III estão corretas;
b) Apenas II, III e IV estão corretas;
c) Apenas II e IV e V estão corretas;
d) Apenas III, IV e V estão corretas;
e) Todas as afirmações estão corretas.

04. (Upf) Analise o fragmento a seguir.

“No Brasil, nos anos seguintes à Abdicação, em 7 de abril de 1831, os liberais federalistas promoveram movimentos políticos e armados no Ceará (1831-1832), em Pernambuco (1831-1835), em Minas Gerais (1833-1835), na Bahia (1837-1838), no Grão-Pará (1835-1840), no Maranhão (1838-1841) e no Mato Grosso (1834). Com a intervenção das camadas sociais subalternizadas livres e escravizadas, alguns desses movimentos ganharam forte conteúdo social, como a Balaiada (1838-1841), no Maranhão, e a Cabanagem (1835-1836), no Grão-Pará.”
(MAESTRI, Mário. Breve História do Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2010. Adaptado) 

O Rio Grande do Sul se inseriu nesse contexto de revoltas quando eclodiu a chamada Revolução Farroupilha (1835-1845). Sobre essa guerra, considere as afirmações a seguir.

I. Constitui associação ingênua deduzir que o qualificativo “farroupilha” provém de “farrapo”, condição em que estariam as vestimentas dos soldados republicanos nos momentos finais do conflito. A denominação deveu-se ao fato de que, no Brasil, os liberais exaltados eram conhecidos como “farroupilhas”, isto é, como revolucionários, razão pela qual o movimento passou à história como Revolução Farroupilha.
II. O projeto de Constituição da República Rio-Grandense inspirava-se na Carta estadunidense, que assegurava os direitos aos cidadãos livres e desconhecia os dos trabalhadores escravizados.
III. O então barão de Caxias, prestigiado pela repressão da Balaiada, no Maranhão, assumiu a chefia da província e das tropas do Império. Nas cidades, Caxias distribuía carne à população e contratava o serviço das famílias pobres para costurar fardamentos para as tropas imperiais, em uma clara política de conquista da simpatia dos sul-rio-grandenses livres.
IV. Os farroupilhas propuseram a reorganização dos latifúndios por meio de projeto de reforma agrária, o qual consistia na distribuição de lotes para os escravos que haviam lutado em suas fileiras e para os imigrantes que os haviam apoiado. Em resumo, defendiam a justiça social. Essa postura é comemorada até hoje nos desfiles do Dia do Gaúcho, que ocorrem, anualmente, em 20 de setembro.

Está correto o que se afirma em:

a) I apenas.
b) I e II apenas.
c) III apenas.
d) I, II e III apenas.
e) I, II, III e IV.

05.  (Espcex)  “O mais duradouro movimento rebelde do Império foi a Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, entre 1835-1845. [...] Em 1836, após importantes vitórias sobre as tropas legalistas, os farroupilhas proclamaram a República Rio Grandense”.
(BOULOS JR, 2011)
Em 1842, Luís Alves de Lima e Silva, então Barão de Caxias, é enviado pelo Império para comandar as forças legalistas. A atuação de Caxias pacificou a região já no ano de 1845.
Abaixo são listadas algumas medidas que poderiam ser utilizadas para solução do conflito:

I. Repressão violenta com prisão e fuzilamento de todos os líderes do movimento farroupilha.
II. Aumento de taxas de importação do charque platino para tornar o similar rio-grandense-do-sul mais competitivo no mercado nacional.
III. Cerco impiedoso sobre as maiores cidades rebeladas, provocando a morte de milhares de civis, minando a moral do inimigo e levando os insurretos à rendição.
IV. Incorporação ao Exército Brasileiro de comandantes farroupilhas com os mesmos postos que ocupavam nas tropas rebeldes.
V. Reconhecimento, pelo governo imperial, da liberdade dos escravos que lutaram na revolução como soldados.

Na ocasião, Caxias propôs

a) todas as medidas acima listadas.  
b) apenas as medidas I, II e III.  
c) apenas as medidas I, III e IV.  
d) apenas as medidas II, III e V.  
e) apenas as medidas II, IV e V.

06. (UCS) A Guerra dos Farrapos (1835-1845), também conhecida como Revolução Farroupilha, foi a mais longa revolta de todo o período Regencial e Imperial brasileiro. Sobre este movimento revolucionário NÂO é correto afirmar que:

a) foi iniciativa das populações mais pobres, os farrapos, que desejavam acabar com as injustiças sociais e a miséria em que se encontrava a maioria da população gaúcha.
b) expressou o descontentamento dos pecuaristas gaúchos com as medidas do governo central, que impunham pesada carga tributária à economia rio-grandense.
c) há controvérsias entre os historiadores sobre se os farrapos desejavam ou não separar-se do Brasil, formando um novo país com o Uruguai e as Províncias do Prata.
d) um ponto comum entre os rebeldes era o de fazer do Rio Grande do Sul, pelo menos, uma província autônoma, com rendas próprias, livre de centralização do poder imposta pelo Rio de Janeiro.
e) a posição do governo central foi entremeada de combates e concessões aos rebeldes, uma vez que a região onde lutavam tinha grande importância estratégica para o império.

07. (UFRGS) A frase “Mui leal e valorosa”, existente na bandeira da capital do Rio Grande do Sul, foi uma homenagem ao fato de que a administração de Porto Alegre:

a) representou a corte do Rio de Janeiro durante a maior parte do movimento dos farrapos.
b) ocupou terras no extremo sul do Brasil, em nome do rei de Portugal.
c) comandou as tropas nas lutas com os vizinhos platinos, nas guerras de demarcações de fronteiras.
d) conquistou, para a cidade, a condição de ponto mais importante da política externa do Império do Brasil.
e) planejou a operação militar que culminou na destruição dos Sete Povos das Missões.

08. (UFRGS) Um projeto alternativo ao Estado Nacional Brasileiro estabelecido pela Carta Constitucional de 1824 e defendido na Guerra dos Farrapos apresentou a:

a) concentração do poder no Imperador e no Conselho de Estado.
b) instalação de uma República.
c) instauração de uma Monarquia Constitucional.
d) criação de uma Assembléia Nacional Popular.
e) organização de Comitês Revolucionários para sustentar o governo.

09. (UFRGS) A Guerra dos Farrapos, também conhecida como Revolução Farroupilha, foi a expressão:

a) dos revolucionários gaúchos empenhados em reestruturar a sociedade escravocrata.
b) do radicalismo das camadas mais baixas da população, desejosas de obter espaço político.
c) do sentimento de ódio dos portugueses e espanhóis, que não aceitavam a independência da República Rio-grandense.
d) do descontentamento dos pecuaristas com as medidas do governo, que impunham pesada carga tributária à economia riograndense.
e) dos imigrantes que protestavam contra o recrutamento forçado para lutar na guerra da Cisplatina.

10.  (Unisinos) A propósito da Guerra dos Farrapos, analise as afirmações:

I – “A Guerra dos Farrapos – cujo marco inicial simbólico foi a deposição de Fernandes Braga em 20 de setembro de 1835 – teve de imediato, o significado de uma reação dos „liberais‟ contra os „restauradores‟“. (PICCOLO, Helga. Vida Política no século XIX. Porto Alegre: Ed. da Universidade /UFRGS, 1992, p.36)
II – “Se o apoio do 20 de setembro foi muito abrangente na Província, o desdobramento da “revolução” com a proclamação da República Rio-Grandense em 11 de setembro de 1836, tirou do movimento muitas das adesões iniciais”.(idem, p.37)
III – O Convênio de Ponche Verde, assinado em 28 de fevereiro de 1845, significou não só a deposição das armas por parte dos farroupilhas mas também a sua pouca força política para impor ao Brasil os seus princípios autonomistas.
IV – “Se nem todos os sul-rio-grandenses foram farroupilhas, nem todos os farroupilhas foram convictamente republicanos.” (ibidem, p.38)

Das afirmações:

a) apenas I, II e III estão corretas.
b) apenas I e IV estão corretas.
c) apenas II, III e IV estão corretas.
d) apenas I e II estão corretas.
e) I, II, III e IV estão corretas.

11.  (UCS) Um dos episódios mais controvertidos da Guerra dos Farrapos ocorreu em 1838 na região rio-grandense então denominada pelas forças rebeldes ao governo central, mais exatamente na cidade de Piratini. Ali foi proclamada a República do Piratini, cuja presidência foi confiada a:

a) Davi Canabarro.
b) Bento Gonçalves.
c) Giuseppe Garibaldi.
d) Cipriano Barata.
e) João Manuel de Lima e Silva

12.  (UNITAU) Sobre o Período Regencial (1831 - 1840), é incorreto afirmar que:

a) foi um período de intensa agitação social, com a Cabanagem no Rio Grande do Sul e a guerra dos Farrapos no Rio de Janeiro;
b) passou por três etapas: regência trina provisória, regência trina e regência una;
c) foi criada a Guarda Nacional, formada por tropas controladas pelos grandes fazendeiros;
d) através do Ato Adicional as províncias ganharam mais autonomia;
e) cai a participação do açúcar entre os produtos exportados pelo Brasil e cresce a participação do café.

13. (Faap) "Em 1627, jesuítas espanhóis criam missões na margem oriental do rio Uruguai, mas são expulsos pelos portugueses, que, em 1680, criam a colônia de Sacramento, às margens do rio da Prata. Em 1687, os jesuítas instalam novos povoados, os Sete Povos das Missões Orientais. A partir de 1824, a chegada de imigrantes alemães e italianos dá uma feição especial ao desenvolvimento da região. No século XIX, vive diversas rebeliões, como a Guerra dos Farrapos, que dura dez anos."

a) Piauí
b) Pernambuco
c) Rio Grande do Sul
d) Rio de Janeiro
e) Rondônia

14. (Ufrn) A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha (1835-1845) eclodiu como uma reação ao(s):

a) pesados impostos cobrados pela Coroa, que diminuíam a capacidade de concorrência dos produtos gaúchos, especialmente do charque.
b) regime de propriedade das terras gaúchas, que favorecia a concentração da posse de latifúndios nas mãos dos nobres ligados à Corte.
c) intensos movimentos do exército imperial no Rio Grande do Sul, que limitavam a atuação política dos estancieiros gaúchos.
d) sistema de representação eleitoral, que excluía a possibilidade de participação política das camadas populares da sociedade gaúcha.

15. (Ufu) Durante o período das Regências e início do Segundo Reinado, diversas rebeliões colocaram em risco a estabilidade política do Império e as relações de dominação existentes. A respeito dessas rebeliões podemos afirmar que
I - a Guerra dos Farrapos foi um movimento que pretendia a independência do Rio Grande do Sul, organizado pelos produtores de gado e charqueadores, contando com uma pequena base popular de apoio.
II - a prolongada rebelião de escravos na Bahia em 1835 (Levante Malê), que pretendia a independência da Bahia, espalhou-se por diversos estados nordestinos, recebendo a adesão dos sertanejos e exigindo auxílio de tropas de estados vizinhos para sufocá-la.
III - submetidos à escravidão e/ou intensa exploração, índios, negros e mestiços se revoltaram contra os grandes proprietários no Maranhão entre 1838 e 1841 (Balaiada), implantando uma efêmera república inspirada nos ideais do socialismo utópico, difundido pelos jornalistas e padres que lideravam o movimento.
IV - o "Manifesto ao Mundo", programa político da Revolução Praieira, propunha, entre outros itens, voto livre e universal, plena liberdade de imprensa, trabalho como garantia de vida para o cidadão brasileiro, inteira e efetiva independência dos poderes constituídos. Assinale a alternativa correta.

a) II e III são corretas.
b) I e IV são corretas.
c) I e II são corretas.
d) III e IV são corretas.

______________________________________________
 GABARITO 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
 C
A
D
E
A
A
B
D
E
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
B
A
C
A
B





Um comentário: