Eutrofização - 20 Exercícios com gabarito

01. (ENEM) O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio.

a) Aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade de decomposição dos dejetos.
b) Retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios.
c) Adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem oxigênio.
d) Substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os nutrientes.
e) Aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fiquem mais acessíveis às bactérias.

02. (PUC- RIO) No processo de eutrofização de águas, pode ser encontrado o seguinte fenômeno:

a) grande mortandade de peixes.
b) suprimento escasso de nutrientes na água.
c) diminuição das taxas de decomposição bacteriana.
d) aumento da concentração de oxigênio na coluna de água.
e) diminuição da concentração de matéria orgânica.

03. (Mack) A eutrofização é um fenômeno que ocorre periodicamente em lagos, causando a morte de milhares de indivíduos. Esse fenômeno é devido:

a) ao aumento exagerado de certas algas, pelo excesso de sais minerais na água.
b) à diminuição drástica de peixes pela pesca predatória excessiva.
c) à erosão causada pelas chuvas que arrastam o solo para a água, enriquecendo-a em substâncias orgânicas.
d) à diminuição de sais minerais na água que prejudicam o desenvolvimento das algas e, consequentemente, a redução de oxigênio no meio.
e) à diminuição da quantidade de algas e morte dos peixes pela ausência da fotossíntese.

04. (PUC-SP) (…) Como se não bastasse a sujeira no ar, os chineses convivem com outra praga ecológica, a poluição das águas por algas tóxicas. Há vários anos as marés vermelhas, formadas por essas algas, ocupam vastas áreas do litoral chinês, reduzindo drasticamente a pesca e afugentando os turistas.
“O Avanço das Algas Tóxicas” in Revista Veja, 3 de outubro de 2007

O trecho acima faz referência a um fenômeno causado pela

a) multiplicação acentuada de várias espécies de produtores e consumidores marinhos, geralmente em virtude da eutrofização do ambiente.
b) multiplicação acentuada de dinoflagelados, geralmente em virtude da eutrofização do ambiente.
c) multiplicação acentuada de várias espécies de produtores e consumidores marinhos em virtude do aumento do nível de oxigênio no ambiente.
d) baixa capacidade de reprodução de dinoflagelados, geralmente em virtude da eutrofização do ambiente.
e) baixa capacidade de reprodução do zooplâncton e do fitoplâncton em virtude do aumento do nível de oxigênio no ambiente.

05. (UEL) Em grandes cidades, o despejo de esgoto doméstico sem tratamento adequado tem provocado um processo de eutrofização nos lagos e rios próximos à zona urbana.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o evento que explica a mortalidade de organismos no ambiente aquático decorrente do lançamento de uma quantidade excessiva de matéria orgânica.

a) Proliferação de organismos autótrofos que promovem uma competição intraespecífica por matéria orgânica.
b) Aumento da quantidade de bactérias anaeróbicas, diminuindo a concentração do oxigênio e dos sais dissolvidos na água.
c) Proliferação de bactérias aeróbicas, diminuindo a concentração de oxigênio dissolvido na água.
d) Diminuição da concentração de fosfatos para a atividade fotossintetizante das bactérias autótrofas.
e) Diminuição dos peixes herbívoros que se alimentam da matéria orgânica decorrente da proliferação de bactérias anaeróbicas.

06. (PUC - RIO) Um dos grandes problemas ambientais conhecidos é o excesso de descargas de efluentes ricos em nutrientes, que influenciam o crescimento de algas, aumentando a demanda bioquímica de oxigênio e causando mortandade de peixes e animais bentônicos. Esse fenômeno é chamado de:

a) nitrificação.     
b) eutrofização.     
c) magnificação trófica.     
d) carbonificação.     
e) respiração.

07. (PUC-RIO) Considere as afirmativas a seguir: 
I - Devido à eutrofização das lagunas costeiras, numerosas espécies têm desaparecido em conseqüência do aumento da produção de algas adaptadas à poluição. 
II - As restingas se desenvolvem sobre solos argilosos e de alta fertilidade e constituem o ecossistema mais preservado de todos os demais. 
III - O manguezal é um ecossistema que apresenta espécies adaptadas às baixas concentrações de oxigênio no solo. 
IV - Dos ecossistemas do Rio de Janeiro, o de maior extensão é a mata atlântica e o de menor extensão são os campos de altitude. 

Das afirmativas anteriores, admitem-se como verdadeiras as indicadas na opção: 

a) as afirmativas I e III. 
b) as afirmativas I, III e IV. 
c) as afirmativas I, II e IV. 
d) as afirmativas II e III. 
e) as afirmativas II e III e IV.

08. (PUC-PR) Em vários pontos do Brasil, as lagoas situadas próximas às grandes cidades, têm sofrido cruelmente com o despejo de esgotos a céu aberto. Isto acarreta uma mortandade de toneladas e toneladas de peixes e microrganismos aquáticos, o que tem chamado a atenção dos ambientalistas e biólogos para o estado crítico de desequilíbrio ambiental em que se encontram esses ecossistemas.

Assinale a alternativa que melhor explica a mortalidade desses organismos:

a) Nas lagoas eutrofizadas, há uma proliferação excessiva das algas, gerando uma grande competição pela luz e pelos nutrientes.
b) O excesso de nutrientes da água proveniente dos esgotos e fertilizantes favorece a proliferação de bactérias aeróbias, provocando uma baixa concentração de oxigênio dissolvido na água e a morte desses seres aeróbicos.
c) A poluição da água com detergentes biodegradáveis pode perturbar o ciclo do carbono, com conseqüente mortandade dos peixes.
d) Quando lançamos uma quantidade excessiva de substâncias orgânicas na água, há o aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas e o conseqüente aumento na quantidade de oxigênio.
e) Os peixes, ao se alimentarem da matéria orgânica lançada na lagoa junto ao esgoto, morrem por contaminação, provocada pelo crescimento de bactérias anaeróbicas.

09. As lagoas de Jacarepaguá, no município do Rio de Janeiro, recebem grande carga de esgotos domésticos, ricos em matéria orgânica. A decomposição desse material é feita por bactérias aeróbias que, em presença de alimento abundante, se multiplicam em grande escala. Por outro lado, a riqueza de nutrientes minerais na água, resultante desse processo, acarreta aumento significativo nas populações de Eichhomia crassipes (aguapé), uma planta flutuante. Uma das conseqüências mais importantes desses processos para a vida dos peixes nessas lagoas é:

a) aumento exagerado do fitoplâncton, resultando em produção maior de gás carbônico.
b) redução da disponibilidade de O2 por consumo exagerado deste gás, e redução da taxa fotossintética do fitoplâncton, por falta de luz.
c) aumento da taxa de O2 dissolvido na água, pela atividade fotossintética dos aguapés, e redução da matéria orgânica para o fitoplâncton.
d) redução da oferta de CO2 para o fitoplâncton, o que reduz a taxa fotossintética.
e) aumento da concentração de CO2 dissolvido, resultante da atividade respiratória da superpopulação de aguapés.

10. (UnB) A poluição da hidrosfera traz sérios problemas aos ecossistemas. O lançamento de esgotos e a recepção de adubos fertilizantes provocam o acúmulo de nutrientes minerais na água, desencadeando o fenômeno da eutrofização. Como conseqüência, ocorre um desequilíbrio ecológico que se processa através dos seguintes acontecimentos: 
I - aumento da população de decompositores aeróbicos; 
II - maior demanda bioquímica de oxigênio; 
III - proliferação e morte de algas; 
IV - processos fermentativos realizados por decompositores anaeróbicos; 
V - morte dos aeróbios; 
VI - produção de gases tóxicos. 

Qual a seqüência correta desses eventos? 

a) I, II, IV, III, VI, V. 
b) II, V, I, III, IV, VI. 
c) III, I, II, V, IV, VI. 
d) IV, VI, V, III, I, II. 
e) V, IV, III, I, VI, II. 

11. (ENEM) Um agricultor, buscando o aumento da produtividade de sua lavoura, utilizou o adubo NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) com alto teor de sais minerais. A irrigação dessa lavoura é feita por canais que são desviados de um rio próximo dela. Após algum tempo, notou-se uma grande mortalidade de peixes no rio que abastece os canais, devido à contaminação das águas pelo excesso de adubo usado pelo agricultor. 

Que processo biológico pode ter sido provocado na água do rio pelo uso do adubo NPK?

a) Lixiviação, processo em que ocorre a lavagem do solo, que acaba disponibilizando os nutrientes para a água do rio. 
b) Acidificação, processo em que os sais, ao se dissolverem na água do rio, formam ácidos. 
c) Eutrofização, ocasionada pelo aumento de fósforo e nitrogênio dissolvidos na água, que resulta na proliferação do fitoplâncton. 
d) Aquecimento, decorrente do aumento de sais dissolvidos na água do rio, que eleva sua temperatura. 
e) Denitrificação, processo em que o excesso de nitrogênio que chega ao rio é disponibilizado para a atmosfera, prejudicando o desenvolvimento dos peixes. 

12. (UFPEL) A sucessão temporária pode ser exemplificada em um lago de água doce. Gradativamente, finas partículas de detritos orgânicos e inorgânicos são carregadas pelas águas pluviais e fluviais e se sedimentam no fundo do lago, estreitando seu leito, até esse ficar totalmente soterrado, transformando-se em brejos e após em florestas ou em outro bioma clímax. A diminuição da profundidade e a deposição de matéria no fundo propiciam o desenvolvimento de decompositores. Esse processo promove o surgimento do fenômeno denominado ____. Esses fatores tornam o lago rico em alimentos, favorecendo a permanência de organismos aquáticos. Plantas que mesmo submersas necessitam de luz e desenvolvem suas folhas próximas à superfície, suplantam a vegetação de fundo. As plantas com folhagem flutuante participam então da sucessão. O lago acaba sendo nivelado, podendo algumas partes ficar alagadiças, constituindo brejos ou banhados. A seguir ocorre a substituição da vegetação do brejo por árvores que resistam ao terreno alagadiço. Essa sucessão culmina com a formação vegetal estável, que não sofre mais mudanças direcionais, sendo denominada _____.

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que as lacunas são preenchidas respectivamente por

a) cadeia alimentar e estivação .
b) eutrofização e vegetação clímax .
c) vegetação clímax e espécies pioneiras .
d) espécies pioneiras e eutrofização .
e) ecótono e comunidade estável . 

13. (PUC-CAMP) Uma parte significativa dos esgotos domésticos é lançada sem tratamento nos cursos d água. Espera-se que a primeira conseqüência desse fato seja a

a) morte dos peixes por falta de oxigênio.
b) proliferação de bactérias anaeróbicas.
c) eutrofização da água dos rios.
d) proliferação do fitoplâncton.
e) intoxicação de invertebrados bentônicos. 

14. (CFT-MG) A lagoa da Pampulha é de grande importância para o Complexo Urbanístico de Belo Horizonte. Com o crescimento desordenado da população, a lagoa vem sofrendo graves doenças ambientais como eutrofização, assoreamento e contaminação.

A eutrofização se caracteriza por

a) altos índices de contaminação de metais.
b) acúmulo de lixo não-biodegradável em grandes quantidades.
c) escoamento superficial de enxurradas, gerado por processos erosivos.
d) aumento da biomassa do fitoplâncton, devido ao acúmulo de nutrientes inorgânicos. 

15. (FATEC) "Os dejetos humanos lançados nos rios, lagos e mares causam um aumento na quantidade de nutrientes disponíveis no ambiente. Esse fenômeno denominado ___A___ permite grande proliferação de ___B___ que consomem todo ___C___ existente na água causando a morte da maioria das formas de vida daqueles ambientes." 
Assinale a alternativa contendo os termos que substituem corretamente A, B e C, na frase. 

a) A - eutroficação; B - bactérias aeróbicas; C - oxigênio. 
b) A - eutroficação; B - bactérias aeróbicas; C - nitrogênio. 
c) A - dispersão; B - bactérias aeróbicas; C - oxigênio. 
d) A - dispersão; B - algas; C - oxigênio. 
e) A - inversão; B - algas; C - nitrogênio.

16. (PUC-RIO) A Baixada de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, apresenta a mais elevada taxa de crescimento populacional do município e, dentre os seus problemas ambientais, destaca-se o lançamento de esgotos "in natura" no seu sistema lagunar. Como conseqüência direta, estas lagunas passam a apresentar: 

a) aumento das condições aeróbicas do lodo do fundo e redução da fotossíntese global. 
b) aumento da biomassa de consumidores secundários e redução dos organismos autotróficos. 
c) redução do assoreamento provocado pela carga de nutrientes oriundos dos esgotos. 
d) aumento da diversidade de algas, de gastrópodes e dos peixes herbívoros. 
e) eutrofização, o que gera alta produtividade primária e grande biomassa de algas.

17. (FUVEST) A eutrofização marinha por nitratos e fosfatos tem provocado proliferação excessiva das populações de algas, fenômeno conhecido como "floração das águas". A alta mortalidade de peixes que acompanha esse fenômeno deve-se à (ao): 

a) acúmulo de nitratos e fosfatos ao longo da cadeia alimentar. 
b) competição entre algas e peixes por espaço físico. 
c) competição entre algas e peixes por alimentos. 
d) liberação excessiva de ureia pelas algas. 
e) diminuição de oxigênio na água, causada pela decomposição das algas. 

18. (PUC-MG) As comunidades urbanas, as indústrias e as atividades agrícolas produzem grandes quantidades de esgoto e resíduos químicos. Esses resíduos, quando lançados sem tratamento nos ambientes aquáticos, provocam a poluição. Os microrganismos purificam a água através de processos naturais de reciclagem da matéria orgânica, conseguindo degradar os compostos naturais. Entretanto, a biodegradação pode não ocorrer com a rapidez necessária, e os ambientes aquáticos tornam-se anaeróbios (reduzido teor de oxigênio dissolvido), passando a exalar cheiro desagradável, com formação de gás sulfídrico e de outros produtos da atividade microbiana. Quando isso acontece, a fauna, a flora e a microbiota desses ambientes são afetadas, podendo resultar na mortandade de peixes.

Assinale a afirmativa INCORRETA.

a) O tratamento de esgotos e de efluentes é fundamental para reduzir a poluição aquática que provoca um desequilíbrio ecológico, por afetar as cadeias alimentares contidas nesse tipo de ambiente.
b) A remoção da matéria orgânica da água contaminada é realizada exclusivamente por organismos aeróbios que provocam eutrofização.
c) Os microrganismos desempenham um papel importante nos processos de purificação da água, seja no ambiente natural, seja através de processos otimizados pelo homem, como estações de tratamento de esgoto.
d) Dependendo do uso da água, o controle de qualidade é realizado estabelecendo-se os limites mínimos e máximos aceitáveis para as características físicas, químicas e microbiológicas da água.

19. (UCPEL) Uma forma comum de poluição das águas é causada pelo lançamento de dejetos humanos nos rios, lagos e mares. Sendo constituídos de matéria orgânica, esses resíduos levam ao aumento da quantidade de nutrientes disponíveis no ambiente, fenômeno denominado eutrofização.
Sobre a eutrofização podemos afirmar que
I. ela permite grande proliferação de bactérias anaeróbicas, que consomem rapidamente todo o oxigênio existente na água. Como conseqüência, a maioria das formas de vida acaba por morrer, inclusive a própria bactéria.
II. devido à eutrofização por esgotos humanos, os rios que banham as grandes cidades do mundo tiveram sua flora e fauna destruídas, tornando-se esgotos a céu aberto.
III. ela pode levar à grande proliferação de dinoflagelados, causando o fenômeno conhecido como maré vermelha, devido à coloração que os dinoflagelados conferem à água. As marés vermelhas causam a morte de milhares de peixes, principalmente porque os dinoflagelados competem com eles pelo oxigênio, além de liberarem substâncias tóxicas na água.
Está correto:

a) Em todas as afirmativas.
b) Apenas na afirmativa I.
c) Apenas nas afirmativas II e III.
d) Apenas nas afirmativas I e III.
e) Apenas na afirmativa II.

20. (MACKENSIE) O acúmulo de nutrientes na água desencadeia o fenômeno chamado EUTROFIZAÇÃO, que causa desequilíbrios ecológicos e mata numerosos organismos por meio de uma série de acontecimentos, abaixo citados.
1 - Proliferação de bactérias aeróbicas.
2 - Decomposição anaeróbica e produção de gases tóxicos.
3 - Queda na taxa de oxigênio.
4 - Proliferação e morte de algas.
5 - Morte dos seres aeróbicos. A seqüência correta desses acontecimentos é:

a) 4, 1, 3, 5 e 2        
b) 1, 3, 4, 2 e 5        
c) 2, 1, 3, 4 e 5        
d) 4, 5, 3, 2 e 1        
e) 2, 1, 5, 3 e 4 









--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
RESPOSTAS:

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
 B
A
ABCBBBBC
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
C
BCDEEEBAA

3 comentários:

  1. A 5 na verdade é a letra c), o evento que explica a mortalidade de organismos no ambiente aquático é a proliferação de bactérias aeróbicas, diminuindo a concentração de oxigênio dissolvido na água. Segundo o gabarito da própria UEL.
    http://www.cops.uel.br/vestibular/2014/provas/1a_Fase/14601_2_comentada.pdf
    (pág.13)

    ResponderExcluir
  2. A 15 é a letra a), enquanto que a 19 é a letra c), porque as bactérias anaeróbicas não necessitam de oxigênio, portanto, a afirmativa I está incorreta. II e III estão certas.

    ResponderExcluir
  3. Acertei tudo!!! Só q a questão 15 e 19 estão erradas nó gabarito.
    15(a) e 19(c)

    ResponderExcluir