Nova República - 30 Exercícios com gabarito

01. (Mackenzie) - No Brasil, a Lei de Anistia proposta pelo governo João Batista Figueiredo reintegrava na sociedade e na política, presos e exilados que estavam no exterior, resultando:

a) Na abertura de processos contra os acusados da prática de tortura.
b) No apoio da chamada "linha dura" à lei de anistia, consolidando a proposta do governo.
c) Numa anistia ampla, geral e irrestrita, atendendo as oposições.
d) Na satisfação plena das reivindicações do movimento pró-anistia, possibilitando o esclarecimento da questão dos desaparecidos políticos.
e) Na libertação de presos e retorno de exilados por crimes políticos, excluindo atos de terrorismo e ação armada contra o governo.

02. (Unesp) - A campanha pelo restabelecimento das eleições diretas para presidente da República do Brasil, em 1984, intitulada “Diretas Já!”,

a) tentava garantir que o primeiro presidente pós-regime militar fosse escolhido, em 1985, pelo Colégio Eleitoral. 
b) defendia a continuidade dos militares no poder, desde que fossem escolhidos pelo voto direto dos brasileiros. 
c) foi a primeira mobilização pública de membros da sociedade civil brasileira desde o golpe militar de 1964. 
d) reuniu diferentes partidos políticos em torno da aprovação de emenda constitucional que reintroduzia o voto direto para presidente. 
e) teve sucesso, pois contou com apoio oficial da Igreja Católica, dos sindicatos, das forças armadas e do partido situacionista.

03. (FATEC SP) - Sobre a eleição de Tancredo Neves, em 1985, é correto afirmar:

a) foi eleito pela Aliança Democrática, de forma direta, tendo como opositor Paulo Maluf.
b) foi eleito pela Aliança Democrática, de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, tendo como opositor José Sarney.
c) foi eleito somente pelo PMDB, de forma direta, tendo como opositor Paulo Maluf.
d) foi eleito somente pelo PMDB, de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, tendo como opositor Paulo Maluf.
e) foi eleito pela Aliança Democrática, de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, tendo como opositor Paulo Maluf.

04. (PUC PR) - O final do ciclo dos Governos Militares no Brasil ocorreu com o Governo de João Batista Figueiredo e eleição do presidente civil Tancredo Neves. Assinale a alternativa correta:

a) Tancredo Neves obteve expressiva vitória nas urnas, principalmente nas regiões Sudeste e Sul.
b) Paulo Maluf venceu as eleições no Nordeste e no Norte, regiões mais necessitadas de ajuda governamental.
c) José Sarney fora candidato a Vice-Presidente da República e ocupou o poder em decorrência da morte de Tancredo Neves.
d) O restabelecimento pleno das instituições políticas no modelo liberal-democrático ocorreu com a promulgação da Constituição de 1967.
e) O Governo de João Batista Figueiredo tornou-se impopular e desgastado perante a população brasileira pelas constantes violações dos direitos humanos e em decorrência da adoção do AI-5 (Ato Institucional nº 5).

05. (Ufg) - Em 2010, assiste-se à comemoração dos cem anos de nascimento de Tancredo Neves, personalidade que marcou o processo de transição democrática, na década de 1980, ao definir a estratégia política capaz de superar o impasse do último governo militar, presidido pelo general Figueiredo. Essa estratégia consistia em

a) reunir uma frente de partidos, sob a liderança do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), exigindo a saída dos militares do poder.
b) liderar a campanha das Diretas Já, confiante no fato de que o regime militar seria deposto por meio da pressão social advinda das ruas.
c) concorrer à presidência da República, em uma eleição conduzida por um colégio eleitoral, e, vitorioso, negociar com os representantes do regime militar.
d) vencer a primeira eleição direta para presidente do Brasil e convocar uma nova constituinte, visando reordenar as forças políticas da sociedade brasileira.
e) organizar partidos políticos com ampla participação popular, esperando que a vitória no colégio eleitoral adviesse da atuação desses partidos.

06. (UEFS BA) - O texto da Constituição Brasileira de 1988 registra diretrizes para a superação das desigualdades entre cidadãos do país, destacando-se, entre elas,

a) a extensão de um mesmo projeto de educação básica, válida para todo o país, independente das variantes regionais.
b) o remanejamento de comunidades sertanejas atingidas pelas secas para áreas litorâneas desocupadas.
c) o reconhecimento do direito de legalização da posse da terra por comunidades indígenas e quilombolas.
d) o financiamento de missões católicas para projetos sanitários nas áreas rurais, considerando-se que o catolicismo concentra o maior número de adeptos no país.
e) o incentivo à concentração de negros e indígenas, em certas regiões do país, aprofundando a solidariedade e a sociabilidade entre seus membros.

07. (UCS - RS) - Em 1984 milhões de pessoas foram às ruas nas maiores manifestações da história do Brasil, exigindo eleições diretas para presidente da República. Considere as seguintes afirmativas sobre esse período da história do Brasil.

I. A campanha “Diretas Já” foi coordenada por uma frente de partidos oposicionistas. Participavam também sindicatos, setores das igrejas e entidades nacionais como a OAB e a ABI. Até alguns setores da imprensa, como a Folha de São Paulo, apoiaram o movimento.
II. A emenda que propunha eleições diretas para presidente após o encerramento do mandato de João Figueiredo foi apresentada ao Congresso Nacional em 1983. O presidente era a favor da emenda, mas seus correligionários defendiam a eleição de seu sucessor pelo Colégio Eleitoral.
III A emenda que restabelecia as eleições diretas, de autoria do deputado Dante de Oliveira, obteve maioria de votos na Câmara, mas foi derrotada por não ter conseguido o quorum qualificado para alterar a Constituição.

Das afirmativas acima, pode-se dizer que

a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Apenas I e III estão corretas.
e) Apenas II e III estão corretas.

08. (PUC-MG) - O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do governo Lula), lançado em 2007 pela Ministra da Casa Civil Dilma Rouseff, tem inspiração nas teses de desenvolvimentistas criadas na década de 60:

a) pela OEA (Organização dos Estados Americanos).
b) pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
c) pela CEPAL (Comissão Econômica para América Latina).
d) pelo FMI (Fundo Monetário Internacional).

09.  (CFTCE) - Em relação à Nova República, é COERENTE afirmar que:

a) o Plano Cruzado, no governo Sarney, marcou o processo de estabilização da economia brasileira, pondo fim à especulação financeira e à centralização da renda
b) no processo eleitoral de 1989, confirmou-se a implantação da democracia no Brasil, com a participação de candidatos de várias tendências políticas, em que o vencedor, no final do segundo turno, foi o candidato do PT, Lula, que assumiu a presidência pela primeira vez
c) o Plano Real, lançado no primeiro ano de governo de Fernando Henrique Cardoso, deixou o povo brasileiro num período de expectativa de consumo; após as eleições de 1998, foi substituído por outro plano que causou grande frustração na população, com a perda do poder aquisitivo
d) o Plano Collor, que ficou marcado pelo confisco das poupanças, tanto garantiu a segurança dos direitos sociais dos trabalhadores como rejeitou as imposições neoliberais do FMI
e) no governo Lula, um dos principais aspectos da política social é o programa Fome Zero, que caracteriza muito claramente a preocupação do governo com as camadas mais humildes do país

10. (Unesp) - Desde a década de 1980 vários governos brasileiros adotaram planos econômicos que pretendiam controlar a inflação. Entre as características destes planos, podemos destacar

a) o Plano Cruzado, implementado em 1986, que eliminou a inflação, congelou preços, proporcionou aumento salarial e gerou recursos para o pagamento integral da dívida externa.
b) o Plano Collor, implementado em 1990, que determinou o confisco de ativos financeiros e eliminou incentivos fiscais em vários setores da economia.
c) o Plano Real, implementado em 1994, que reduziu as taxas inflacionárias, estabilizou o valor da moeda, proibiu aumentos de preços no varejo e provocou forte crescimento industrial.
d) o Plano de Metas, implementado em 2006, que projetou um desenvolvimento industrial acelerado e a inserção ativa do Brasil no mercado internacional.
e) o Plano de Aceleração do Crescimento, implementado em 2007, que apoiou projetos imobiliários, determinou investimentos em infraestrutura e estimulou o crédito.

11. (PUC-RS) - Considere as afirmativas a seguir, sobre fatos relacionados à política interna do Governo Luís Inácio Lula da Silva.
I. Foi criado o programa "Primeiro Emprego", como forma de combater o trabalho infantil e o escravo, em expansão em várias regiões do país.
II. Ampliaram-se, através do ProUni, as vagas no ensino superior, para acolher alunos provenientes do ensino público e com renda familiar reduzida.
III. O Programa Fome Zero, taxado por vários representantes da sociedade civil de assistencialista, tem sido criticado pelos entraves burocráticos e pela forma de controle adotada para a concessão dos benefícios, que dificultam a expansão do programa.
IV. O Governo Federal reduziu significativamente os impostos visando a diminuir a carga tributária sobre a classe média e a produção industrial.

Estão corretas as afirmativas

a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

12. (PUC-PR) - O rompimento da barragem da Samarco Mineração no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais, no dia 05 de novembro de 2015, retomou o debate sobre a privatização da Companhia Vale do Rio Doce. Sobre essa medida do Governo Federal, assinale a alternativa CORRETA.

a) A privatização da Vale do Rio Doce foi encabeçada pelo governo de Fernando Collor de Mello, que tinha uma postura política vinculada ao neoliberalismo mundial. 
b) A privatização da Vale do Rio Doce, no governo de Fernando Henrique Cardoso, e teve como principal objetivo atrair o capital produtivo internacional. 
c) A privatização da Vale do Rio Doce foi negociada no governo do Itamar Franco, como medida de combate à inflação, que alcançou o percentual de 1764 no ano de 1989. 
d) A privatização da Vale do Rio Doce foi encabeçada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso e foi uma medida consensual do ponto de vista político, uma vez que nenhum partido se opôs à ação.
e) A privatização da Vale do Rio Doce foi feita durante o primeiro governo Lula e teve como principal objetivo atrair o capital especulativo internacional. 

13. (IFCE) - Em relação ao Brasil do início do século XXI, é correto afirmar-se que

a) teve, com a eleição do presidente Lula, a continuidade das propostas neoliberais, tendo em vista ser este presidente forte defensor das ideias do Partido da Social Democracia Brasileira.
b) no segundo governo Lula, 2007 a 2010, o programa social Bolsa Família foi extinto, tendo em vista o modelo econômico brasileiro ter ultrapassado a inclusão social, não necessitando mais de ações assistencialistas.
c) com a eleição de Dilma Rousseff à Presidência da República, os partidos PSDB e PFL passaram a compor o governo, apoiando o novo programa de desenvolvimento econômico do país, o PRONATEC, que defende a nacionalização de todas as empresas estrangeiras.
d) o governo de Dilma Rousseff sofreu uma forte crise de contestação às suas ações, como contra a corrupção em diversos setores e esferas no país, no período que antecedeu a Copa das Confederações em 2013.
e) em atitude semelhante à de Getúlio nos anos de 1950, ao criar a PETROBRÁS, a Presidente Dilma Rousseff conseguiu, com apoio do Congresso Nacional, garantir a exclusiva exploração do Petróleo na camada Pré-Sal, impedindo o loteamento desta camada para empresas estrangeiras.

14. (ENEM) - Batizado por Tancredo Neves de “Nova República”, o período que marca o reencontro do Brasil com os governos civis e a democracia ainda não completou seu quinto ano e já viveu dias de grande comoção. Começou com a tragédia de Tancredo, seguiu pela euforia do Plano Cruzado, conheceu as depressões da inflação e das ameaças da hiperinflação e desembocou na movimentação que antecede as primeiras eleições diretas para presidente em 29 anos.
O álbum dos presidentes: a história vista pelo JB Jornal do Brasil, 15 nov 1989 

O período descrito apresenta continuidades e rupturas em relação à conjuntura histórica anterior.

Uma dessas continuidades consistiu na

a) representação do legislativo com a fórmula do bipartidarismo.
b) detenção de lideranças populares por crimes de subversão.
c) presença de políticos com trajetórias no regime autoritário.
d) prorrogação das restrições advindas dos atos institucionais.
e) estabilidade da economia com o congelamento anual de preços.

15. (Fgv) - “[A Década Perdida] pode ser a década de 1980, mas pode ser também uma década ‘expandida’, começando em 1982, com a moratória mexicana, e terminando em 1994 com o Plano Real. Ou começando mesmo antes, em 1979, quando teve início, com o catastrófico episódio da pré-fixação da correção monetária, toda uma série de feitiçarias cuja expressão mais madura seria os choques heterodoxos, dos quais o Cruzado e o Collor seriam os mais assustadores. A Década Perdida parece, portanto, uma década longa, até porque foi sofrida no campo econômico e pontilhada de frustrações no plano político.”
(FRANCO, Gustavo. A década perdida e a das reformas. Jornal do Brasil, 30/01/2000) 

O sofrimento no campo econômico e as frustrações no plano político a que o autor se refere são:

a) Os altos índices de inflação que o país apresentava na época, o desemprego e a crise social, aliados ao fortalecimento da ditadura militar no governo João Figueiredo.
b) O descontrole inflacionário, os altos índices de desemprego, o fracasso de sucessivos planos econômicos e, no plano político, a derrota da emenda das Diretas Já e a morte de Tancredo, entre outros fatos.
c) A sucessão de planos econômicos que fracassaram no combate ao processo inflacionário, o alto índice de desemprego no período e a decepção provocada pela eleição direta de Tancredo Neves.
d) A escalada inflacionária e a recessão, gerando desemprego e crise social, o que levou o governo a adotar medidas repressivas para controlar a escalada de violência, como o fechamento do Congresso e a imposição do Pacote de Abril.
e) A estagnação da economia do país, o desemprego e os altos índices inflacionários, no campo econômico, e, no plano político, as sucessivas vitórias da ARENA e do PDS nas eleições legislativas e executivas no início da década.

16. (IFCE) - O movimento dos caras pintadas ocorreu no ano de 1992, quando milhões de brasileiros foram às ruas, liderados por jovens estudantes, pressionando pelo impeachment do então presidente da república Fernando Collor de Melo. Na atualidade, dois grandes movimentos de repercussão nacional levaram novamente milhões de jovens às ruas, sendo eles

a) a luta contra o aumento das passagens de ônibus urbanos em 2013 e contra o fechamento de escolas em São Paulo em 2015. 
b) a luta contra a privatização da Petrobrás em 2014 e pela derrubada do Presidente da Câmara dos Deputados em 2015. 
c) a luta contra a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil em 2013 e a favor da permanência de Renan Calheiros na Presidência do Senado em 2014. 
d) a luta contra a tomada de empréstimos do FMI em 2014 e contra a adesão do Brasil à guerra ao terrorismo do Estado Islâmico em 2015. 
e) a luta contra a emenda da reeleição para Presidente da República em 2013 e a favor do impeachment da Presidente Dilma Roussef em 2015.

17.  (EsPCEx) - A partir da eleição pelo Colégio Eleitoral do Presidente Tancredo Neves, em 1985, inicia-se um novo período republicano brasileiro, que alguns autores chamam de Nova República.

Sobre esse período, assinale a única resposta que associa corretamente uma característica do governo ao respectivo governante.
a) No dia de sua posse, Fernando Collor de Mello confiscou cerca de 80% do dinheiro que circulava no país.
b) No governo do Presidente Itamar Franco, restabeleceu-se o cruzeiro como moeda nacional, extinguindo- se o cruzado.
c) Alguns meses após assumir a Presidência da República, Fernando Henrique Cardoso anunciou o Plano Real, o qual passou a vigorar no País em 1º de julho de 1994.
d) Fernando Henrique Cardoso, na campanha eleitoral, expunha uma imagem de político renovador, preocupado em caçar “marajás”.
e) No dia 2 de outubro de 1992, o vice-presidente Itamar Franco assumiu, governando interinamente, até 29 de dezembro, quando o Congresso Nacional declarou vaga a presidência, por falecimento de Tancredo Neves.

18. (FUVEST) - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta segunda-feira [30/5] que o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello foi apenas um “acidente” na história do Brasil. Sarney minimizou o episódio em que Collor, que atualmente é senador, teve seus direitos políticos cassados pelo Congresso Nacional. “Eu não posso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer a história. Mas acho que talvez esse episódio seja apenas um acidente que não devia ter acontecido na história do Brasil”, disse o presidente do Senado.
Correio Braziliense, 30/05/2011. 

Sobre o “episódio” mencionado na notícia acima, pode-se dizer acertadamente que foi um acontecimento

a) de grande impacto na história recente do Brasil e teve efeitos negativos na trajetória política de Fernando Collor, o que fez com que seus atuais aliados se empenhem em desmerecer este episódio, tentando diminuir a importância que realmente teve.
b) nebuloso e pouco estudado pelos historiadores, que, em sua maioria, trataram de censurá-lo, impedindo uma justa e equilibrada compreensão dos fatos que o envolvem.
c) acidental, na medida em que o impeachment de Fernando Collor foi considerado ilegal pelo Supremo Tribunal Federal, o que, aliás, possibilitou seu posterior retorno à cena política nacional, agora como senador.
d) menor na história política recente do Brasil, o que permite tomar a censura em torno dele, promovida oficialmente pelo Senado Federal, como um episódio ainda menos significativo.
e) indesejado pela imensa maioria dos brasileiros, o que provocou uma onda de comoção popular e permitiu o retorno triunfal de Fernando Collor à cena política, sendo candidato conduzido por mais duas vezes ao segundo turno das eleições presidenciais.

19. (FUVEST) - A partir da redemocratização do Brasil (1985), é possível observar mudanças econômicas significativas no país. Entre elas, a

a) exclusão de produtos agrícolas do rol das principais exportações brasileiras.
b) privatização de empresas estatais em diversos setores como os de comunicação e de mineração.
c) ampliação das tarifas alfandegárias de importação, protegendo a indústria nacional.
d) implementação da reforma agrária sem pagamento de indenização aos proprietários.
e) continuidade do comércio internacional voltado prioritariamente aos mercados africanos e asiáticos. 

20. (UFPE) - A eleição de Fernando Collor, para o cargo de Presidente da Republica derrotando Luís Inácio Lula da Silva e o Partido dos Trabalhadores, movimentou politicamente o Brasil. O governo de Fernando Collor:

a) surpreendeu pelo equilíbrio do Presidente como estadista bem informado.
b) teve apoio incondicional dos grandes partidos políticos durante seu governo.
c) prometeu amplas e renovadoras políticas de modernização econômica
d) consolidou a democracia no país, isolando as oligarquias anacrônicas.
e) impediu a entrada do capital estrangeiro nos negócios nacionais.

21. (FATEC) - Após o impeachment de Collor, Itamar Franco assumiu a presidência do Brasil, dizendo que sua meta era combater a pobreza, a inflação e a recessão. Sobre seu governo é correto afirmar que

a) o desemprego e a miséria diminuíram, dando alento à população.
b) os erros políticos, administrativos e econômicos cometidos por ele geraram incertezas quanto ao futuro do país.
c) conseguiu reduzir consideravelmente a taxa inflacionária do país, ao bloquear os ativos financeiros das pessoas físicas e jurídicas.
d) visava a defender e recuperar as reservas internacionais do país com a decretação da moratória.
e) buscava controlar os preços e desindexar a economia, com a criação do Plano Cruzado.

22. (CEFETSC) - Muitos historiadores costumam chamar Nova República o período compreendido entre o final da ditadura militar no Brasil (1985) e os dias de hoje. Sobre este período, assinale a alternativa CORRETA:

a) O Presidente Luís Inácio Lula da Silva foi o único Presidente da Nova República a se reeleger para o cargo.
b) Em 1988, foi promulgada a nova Constituição do Brasil, a qual garante alguns direitos fundamentais para os cidadãos como direito de votar, de participar de partidos políticos, de praticar uma religião, ter educação, saúde, previdência social, lazer e segurança pública.
c) O Presidente Fernando Collor de Melo cumpriu totalmente o seu mandato.
d) José Sarney foi o primeiro Presidente deste período eleito diretamente pelo voto popular.
e) A República Nova tem como principal característica o fim dos conflitos sociais e o decréscimo das desigualdades sociais. Assim, sindicatos e movimentos sociais, como o MST, não demonstraram nenhuma resistência aos projetos apresentados pelos governantes do período.

23. (UFU) - A respeito das manifestações sociais ocorridas no Brasil entre 1983 e 1993, assinale a alternativa correta.

a) Entre os mais significativos movimentos, estão o dos consumidores em defesa do congelamento de preços no Plano Cruzado e o dos estudantes "caras-pintadas", que ocuparam as ruas exigindo o impeachment do presidente Collor, investigado por corrupção e enfraquecido pelo fracasso na política econômica de combate à inflação.
b) A campanha das "Diretas-Já", iniciada após a derrota da emenda Dante de Oliveira pela eleição direta para presidente, reuniu políticos e intelectuais na chamada Aliança Liberal, tendo sido fortemente impulsionada pela mídia televisiva.
c) A década de 1980 pode ser identificada como a década dos movimentos sindicais operários, após a fundação da CUT, Central Única dos Trabalhadores. Isto deveu-se à desmobilização dos servidores públicos, ao enfraquecimento do movimento ecológico após a morte do líber seringueiro Chico Mendes e à diminuição dos saques, invasões de terras e terrenos.
d) A comoção social observada com a morte e o enterro do presidente Tancredo Neves, cuja eleição selou o fim da ditadura, tornou-se símbolo de mobilização nacional popular, possibilitando a vitória das esquerdas na constituinte de 1988 contra o chamado "Centrão", sobretudo com os avanços obtidos na legislação sobre a Reforma Agrária.

24. (UFLA) - Em 29 de setembro de 1992, após uma sucessão de escândalos, a Câmara dos Deputados aprovou a abertura de processo contra o então presidente Fernando Collor por vários crimes. Com o afastamento de Collor em 2 de outubro, Itamar Franco assumiu o cargo, inicialmente como interino e, a partir de 29 de dezembro, quando o ex-presidente renunciou à presidência, em caráter definitivo. Seu governo iniciou-se com amplo apoio popular e sem oposição, mas enfrentou sérios problemas econômicos legados pelos governos anteriores".

Assinale a alternativa que caracteriza CORRETAMENTE ações do governo Itamar Franco.

a) Criação de um plano de estabilização econômica que estabeleceu uma paridade entre a moeda local e o dólar.
b) Confisco da poupança e congelamento das contas bancárias acima de determinado valor.
c) Quebra do monopólio do petróleo e das telecomunicações e alteração estratégica do conceito de empresa estatal em prol do mercado externo.
d) Lançamento de um conjunto de medidas, como o aumento dos juros, com o objetivo de reduzir o déficit público.
e) Convocação de uma nova Assembléia Constituinte, caracterizada pela descentralização administrativa e financeira do Estado.

25. (PUCPR) - O Neoliberalismo no Brasil, e em outros países pobres do mundo, vem causando transformação nas relações estado-cidadão e no nível de vida da população. Dentre as características desse sistema econômico, percebemos no Brasil:
I- Questionamento do papel do estado como aparato protetor da economia nacional.
II- A pressão de Grupos Econômicos dominantes, no sentido de diminuir a atuação estatal.
III- Privatização de empresas estatais.
IV- Diminuição das importações.
V- Aumento dos investimentos em educação, saúde e habitação.

Estão corretas as afirmações:

a) I, II, III.
b) II, III, IV.
c) III, IV, V.
d) apenas IV, V.
e) apenas II, III.

26. (PUC)

I. "Na relação Estado/mercado, o presidente opta pelo privilégio deste, fonte do dinamismo, da modernização, dos gastos racionais - o mercado como melhor alocador de recursos, em contraposição ao Estado ineficiente, desperdiçador, irracional. Bastaria o Estado ser passado a limpo, para que a crise brasileira fosse superada, conduzida pela economia privada, livre das travas do Estado".
II. "Não é uma estabilidade ancorada num desenvolvimento econômico que, ao expressar a força de nossa economia, pudesse determinar a paridade com o dólar pela equiparação das duas economias. É um mecanismo basicamente financeiro, que se apoia na entrada maciça de capitais especulativos, pressionando o preço do dólar para baixo."

Os textos identificam, respectivamente, uma crítica à política

a) intervencionista do presidente Ernesto Geisel e ao II Plano Nacional de Desenvolvimento.
b) autoritária do presidente João Batista Figueiredo e ao Plano Cruzado II.
c) liberal do presidente Fernando Collor de Mello e ao Plano Brasil Novo.
d) neoliberal do presidente Fernando Henrique Cardoso e ao Plano Real.
e) populista do presidente Itamar Franco e ao Plano Verão.

27. (UFF) - Em outubro de 1994, embalado pelo sucesso do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso foi eleito Presidente da República. Em seu discurso de despedida do Senado, se comprometia a acabar com o que denominava “Era Vargas”:

“(...) Eu acredito firmemente que o autoritarismo é uma página virada na história do Brasil. Resta, contudo, um pedaço do nosso passado político que ainda atravanca o presente e retarda o avanço da sociedade. Refiro-me ao legado da Era Vargas.” (14/12/1994) 

O presidente eleito governou o Brasil por dois mandatos, iniciando a consolidação da política neoliberal no país, principiada pelos presidentes Collor e Itamar Franco. Sobre os dois mandatos (1995-2002), pode-se afirmar que se caracterizam

a) pela manutenção do poder aquisitivo dos que se aposentavam; estabelecimento do monopólio nacional sobre as telecomunicações, através das empresas estatais; e nacionalização do sistema financeiro.
b) pelo elevado crescimento econômico, com média anual de cerca de 5% ao ano; grande investimento em infraestrutura e educação; distribuição de renda; e aumento da capacidade econômica do Estado.
c) pela política social de inclusão, com a criação da Bolsa Família; facilitação do ingresso de carentes na Universidade; restrição aos investimentos estrangeiros; e elevados incentivos à agricultura familiar.
d) pelo rompimento com a política econômica originada pelo “Consenso de Washington”; consolidação do sistema financeiro estatal; e reforço da legislação trabalhista gestada na primeira metade do século XX.
e) pelo limitado crescimento econômico; privatização das empresas estatais; diminuição do tamanho do Estado; e apagão energético, que levou ao racionamento e ao aumento do custo da energia.

28. (CEFET -MG) - A globalização financeira e a livre mobilidade de bens e capitais têm induzido os países da periferia que se integram subordinadamente à economia global a adotarem aberturas financeiras e comerciais indiscriminadas e taxas de juros elevadas como forma de atrair capitais [...].
MATTOSO, Jorge. O Brasil Desempregado. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1999.

O governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) é um caso exemplar de subordinação à economia global e teve como desdobramento a (o)

a) dolarização do sistema financeiro nacional e aumento acentuado da inflação. 
b) valorização dos movimentos sindicais e controle governamental sobre os fluxos de capital. 
c) ampliação do processo de nacionalização das empresas privadas e equilíbrio da balança comercial.
d) elevação da dívida líquida do setor público e redução de sua capacidade de investimento produtivo. 
e) criação de grandes empresas estatais de telecomunicações e melhoria das condições de trabalho industrial.

29. (PUC-RS) - Associe os nomes dos presidentes brasileiros do período da Nova República (coluna A) às características de sua Presidência (coluna B).

Coluna A

1. José Sarney
2. Fernando Collor de Mello
3. Fernando Henrique Cardoso
4. Luís Inácio “Lula” da Silva

Coluna B

(  ) Seu mandato foi marcado pela busca da estabilida­de monetária, pelo controle da emissão de moedas e pelo baixo crescimento industrial, devido aos efeitos negativos sobre a indústria, decorrentes da abertura da economia brasileira ao mercado internacional.
(  ) Sua presidência foi marcada pela estabilidade monetária, pelo crescimento da economia, impulsionado pela exportação de commodities, e pelo incremento do consumo interno, através de políticas de ampliação de renda e crédito, e de redistribuição de renda.
(   ) Seu governo enfrentou uma forte inflação através de planos econômicos como o Plano Cruzado, o Plano Cruzado II e o Plano Verão, que acabaram fracassando e gerando grande impopularidade ao presidente no fim de seu mandato.
(   ) Em seu mandato, procurou combater a inflação através do confisco da poupança, tentou modernizar a economia brasileira, iniciando a sua abertura para o mercado internacional, e enfrentou grande instabilidade política, perdendo o apoio do Con­gresso.
(  ) Tentou marcar o seu governo pelo slogan “Tudo Pelo Social”, promovendo a criação da “farmácia básica” e do seguro desemprego, a extensão dos benefícios da previdência ao trabalhador rural e a aplicação do Programa do Leite.

A numeração correta, de cima para baixo, é
a) 1 – 2 – 3 – 4 – 3 
b) 2 – 3 – 4 – 1 – 2 
c) 3 – 1 – 4 – 2 – 4 
d) 3 – 4 – 1 – 2 – 1 
e) 3 – 4 – 2 – 1 – 4 

30. (UEPA) - Leia o texto para responder à questão.

“Um amigo neoliberal (...) confiou-me que o problema crítico no Brasil durante a presidência de Sarney não era uma taxa de inflação demasiado alta – como a maioria dos funcionários do Banco Mundial tolamente acreditava –, mas uma taxa de inflação demasiado baixa. ‘Esperemos que os diques se rompam’, ele disse, ‘precisamos de uma hiperinflação aqui, para condicionar o povo a aceitar a medicina deflacionária drástica que falta neste país’.” 


(ANDERSON, Perry. “Balanço do Neoliberalismo” SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 11.)

A política deflacionária, mencionada pelo historiador Perry Anderson, foi adotada nos mandatos do Presidente Fernando Henrique Cardoso, com a implantação do Plano Real. São resultados desta política econômica:

a) confisco generalizado da poupança no país e importação em larga escala de manufaturados. 
b) aumento dos gastos com a previdência social e com as políticas de proteção ao desemprego. 
c) estatização em massa de empresas privadas e aumento dos gastos com as empresas públicas. 
d) aumento da taxa de juros, corte de gastos com políticas sociais e ampliação da taxa de desemprego. 
e) controle da taxa de câmbio e congelamento dos preços de bens de consumo.











________________________________
 GABARITO 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
E
 D
ECC
C
D
C
E
 B
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
C
B
D
C
B
A
A
A
B
C
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
B
B
A
A
A
D
E
D
D
D

Nenhum comentário:

Postar um comentário