Estado Novo (1937 - 1945) - 30 Exercícios com respostas

01. (UNIR) - Em 1937, o Governo Vargas implantou o Estado Novo. Sobre esse período, é correto afirmar:

a) Foi um período de intenso combate ao crime organizado, no qual as quadrilhas de tráfico internacional de armas e drogas estiveram desarticuladas.
b) Foi um período de intenso avanço das liberdades democráticas, no qual o Partido Comunista Brasileiro lançou a candidatura de Luis Carlos Prestes a uma vaga na Câmara dos Deputados.
c) Foi marcado por uma ditadura política violenta na qual os direitos e liberdades democráticos foram severamente limitados e os opositores presos, tendo sido alguns deportados.
d) Foi um período marcado por rigorosa política de segurança nas ruas do Rio de Janeiro, protegendo os cidadãos da ação de assaltantes e inibindo a prostituição.
e) Foi um período de grandes avanços na política externa, notadamente pelo estreitamento de relações entre o Brasil e os países do Leste Europeu.

02. (SANTA CASA) - Fugindo à luta de classes, a nossa organização sindical tem sido um instrumento de harmonia e de cooperação entre o capital e o trabalho. Não se adstringiu a um sindi - calismo puramente “operário”, que conduzira certamente a luta contra o “patrão”, como aconteceu entre outros povos.
(Waldemar Falcão. “Cartas sindicais”. Apud Alcir Lenharo. Sacralização da política, 1986.) 

O texto publicado pelo Ministério do Trabalho em 1941, durante o governo de Getúlio Vargas, representa o esforço governamental de 

a) valorizar as reivindicações operárias e a autonomia sindical. 
b) defender o pacto celebrado entre as oligarquias regionais e os sindicatos. 
c) negar os conflitos sociais e enfatizar o papel arbitral do Estado. 
d) estimular as lutas dos trabalhadores e endossar a retórica socialista. 
e) rejeitar as disputas político-partidárias e defender a unidade nacional.

03. (PUC-SP) -  Identifique abaixo a alternativa que apresenta corretamente as funções desempenhadas pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) durante o Estado Novo (1937-1945): 

a) Identificação e criminalização de brasileiros que propagavam ideias favoráveis ao nazismo, ao fascismo e a outras ideologias totalitárias europeias contrárias à democracia existente no Brasil. 
b) Financiamento de grandes veículos de informação por todo o país, capazes de promover a integração nacional e manter práticas irrestritas de liberdade de expressão. 
c) Coordenação da propaganda estatal que visava à construção e à difusão de uma imagem favorável do governante, e censura de expressões culturais cujas ideias divergissem das do governo. 
d) Centralização e difusão de notícias sobre concursos promovidos pelo Estado para prover as vagas do serviço público e garantir a qualidade do funcionalismo.

04. (FAMEMA) - Getúlio Vargas parecia entender melhor nossa formação. Ele procurava manter-se, no plano internacional, equidistante em relação tanto ao imperialismo ianque [norte-americano] como ao imperialismo germânico. Esse jogo não era facilmente entendido pelo estado-maior das Forças Armadas. 
(Antonio Pedro Tota. O imperialismo sedutor, 2000. Adaptado.) 

A partir do excerto, é correto afirmar que o governo Vargas, no Estado Novo, 

a) aderiu ao bloco liderado pelo Império Alemão, em função da afinidade ideológica da ditadura brasileira com o nazismo. 
b) conseguiu manter a neutralidade nas relações internacionais, deixando de enviar tropas para combater na Segunda Guerra. 
c) explorou habilmente a oposição entre os imperialismos norte-americano e alemão, em confronto na Guerra Fria. 
d) aproveitou-se da rivalidade entre as potências, mas acabou aceitando o empréstimo norte-americano para instalar uma siderúrgica. 
e) contrariou a cúpula militar brasileira ao adotar uma posição de isolamento no conflito mundial, o que provocou sua queda do poder.

05. (ENEM) - O autor da constituição de 1937, Francisco Campos, afirma no seu livro, O Estado Nacional, que o eleitor seria apático; a democracia de partidos conduziria à desordem; a independência do Poder Judiciário acabaria em injustiça e ineficiência; e que apenas o Poder Executivo, centralizado em Getúlio Vargas, seria capaz de dar racionalidade imparcial ao Estado, pois Vargas teria providencial intuição do bem e da verdade, além de ser um gênio político. 
CAMPOS, F. O Estado nacional. Rio de Janeiro: José Olympio, 1940 (adaptado). 

Segundo as ideias de Francisco Campos, 

a) os eleitores, políticos e juízes seriam malintencionados. 
b) o governo Vargas seria um mal necessário, mas transitório. 
c) Vargas seria o homem adequado para implantar a democracia de partidos. 
d) a Constituição de 1937 seria a preparação para uma futura democracia liberal. 
e) Vargas seria o homem capaz de exercer o poder de modo inteligente e correto.

06.  (ENEM) - De março de 1931 a fevereiro de 1940, foram decretadas mais de 150 leis novas de proteção social e de regulamentação do trabalho em todos os seus setores. Todas elas têm sido simplesmente uma dádiva do governo. Desde aí, o trabalhador brasileiro encontra nos quadros gerais do regime o seu verdadeiro lugar. 

DANTAS, M. A força nacionalizadora do Estado Novo. Rio de Janeiro: DIP, 1942. Apud BERCITO, S. R. Nos Tempos de Getulio: da revolução de 30 ao fim do Estado Novo. São Paulo: Atual, 1990. 

A adoção de novas políticas públicas e as mudanças jurídico-institucionais ocorridas no Brasil, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, evidenciam o papel histórico de certas lideranças e a importância das lutas sociais na conquista da cidadania. Desse processo resultou a 

a) criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, que garantiu ao operariado autonomia para o exercício de atividades sindicais.
b) legislação previdenciária, que proibiu migrantes de ocuparem cargos de direção nos sindicatos 
c) criação da Justiça do Trabalho, para coibir ideologias consideradas perturbadoras da "harmonia social". 
d) legislação trabalhista que atendeu reivindicações dos operários, garantindo-lhes vários direitos e formas de proteção. 
e) decretação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que impediu o controle estatal sobre as atividades políticas da classe operária. 

07. (PUC-SP) - No Brasil, a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho - foi criada pelo Decreto 5452, de 1943, em meio ao governo de Getúlio Vargas, para reunir e sistematizar as leis trabalhistas existentes no país. Tais leis representaram a: 

a) conquista evidente do movimento operário sindical e partidariamente organizado desde 1917, defensor de projetos socialistas e responsável pela ascensão de Vargas ao poder. 
b) participação do Estado como árbitro na mediação das relações entre patrões e trabalhadores de 1930 em diante, permitindo a Vargas propor a racionalização e a despolitização das reivindicações trabalhistas. 
c) inspiração notadamente fascista, que orientou o Estado Novo desde sua implantação em 1937, desviando Vargas das intenções nacionalistas presentes no início de seu governo. 
d) atuação controladora do Estado brasileiro sobre os sindicatos e associações de trabalhadores, permitindo a Vargas criar, a partir de 1934, o primeiro partido político de massas da história brasileira. 
e) pressão norte-americana, que se tornou mais clara após 1945, para que Vargas controlasse os grupos anárquicos e socialistas presentes nos movimentos operário e camponês.

08.  (FUVEST) - Na história da República brasileira, a expressão "Estado Novo" identifica: 

a) o período de 1930 a 1945, em que Getúlio Vargas governou o país de forma ditatorial, só com o apoio dos militares, sem a interferência de outros poderes. 
b) O período de 1950 a 1954, em que Getúlio Vargas governou com poderes ditatoriais, sem garantia dos direitos constitucionais. 
c) o período de 1937 a 1945, em que Getúlio Vargas fechou o Poder Legislativo, suspendeu as liberdades civis e governou por meio de decretos-leis. 
d) o período de 1945 a 1964, conhecido como o da redemocratização, quando foi restabelecida a plenitude dos poderes da República e das liberdades civis. 
e) o período de 1930 a 1934, quando se afirmou o respeito aos princípios democráticos, graças à Revolução Constitucionalista de São Paulo.

09.  (CESGRANRIO) - O regime político conhecido como Estado Novo implantado por golpe do próprio Presidente Getúlio Vargas, em 1937, pode ser associado à(ao): 

a) radicalização política do período representada pela Aliança Nacional Libertadora, de orientação comunista e a Ação Integralista Brasileira, de orientação fascista. 
b) modernização econômica do país e seu conflito com as principais potências capitalistas do mundo, que tentavam lhe barrar o desenvolvimento. 
c) ascensão dos militares à direção dos principais órgãos públicos, porque já se delineava o quadro da Segunda Guerra Mundial. 
d) democratização da sociedade brasileira em decorrência da ascensão de novos grupos sociais como os operários. 
e) retorno das oligarquias agrárias ao poder, restaurando-se a Federação nos mesmos moldes da República Velha.

10.  (FEI) - O Estado Novo, período que se seguiu ao golpe de Getúlio Vargas (10/11/1937 até 29/10/1945) caracterizou-se: 

a) pela centralização político-administrativa, eliminação da autonomia dos estados e extinção dos partidos políticos; 
b) pela proliferação de partidos políticos, revogação da censura, descentralização político-administrativa; 
c) pelo apoio ao comunismo internacional; 
d) pelo movimento tenentista, reconhecimento dos partidos de esquerda e estabelecimento das eleições diretas; 
e) pela formação de uma Assembléia Constituinte que votaria a Constituição de 1937, conhecida como a mais liberal da República.

11.  (FGV) - Durante a maior parte do Estado Novo (1937-1945), a política externa brasileira pode ser caracterizada por uma 

a) orientação pragmática frente aos Estados Unidos e à Alemanha nazista. 
b) subordinação total aos interesses dos Blocos Soviéticos e Pan-Americano. 
c) orientação de dependência relativa com relação à Itália e ao Japão. 
d) subordinação integral aos Estados Unidos e à Europa aliada. 
e) orientação de alinhamento automático aos países da América Latina.

12.  (UFPE) - Quais os fatos, entre os a seguir relacionados, que ocorreram durante o Estado Novo, no governo de Getúlio Vargas? 

1. Os partidos políticos foram extintos e a imprensa escrita e falada foi controlada pelo DIP. 
2. O plano Cohen, forjado pelo governo Vargas, justificou uma intervenção armada no próprio governo. 
3. A Semana de Arte Moderna revolucionou o mundo das Letras e das Artes Plásticas.
4. O Governo do Brasil assinou contrato com indústrias alemãs para a construção de usinas nucleares em Angra dos Reis. 
5. A queima de café para controlar preços e regular a produção foi denominada de "cotas de sacrifício."

Estão corretos apenas os itens: 

a) 1, 2, 3 e 4; 
b) 2, 3, 4 e 5; 
c) 1, 3, 4 e 5; 
d) 1, 2 e 5; 
e) 1, 3 e 4.

13.  (PUCCAMP) - No Brasil, o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) que procurou arregimentar os Sindicatos e os trabalhadores, e o PSD (Partido Social Democrático) que reunia os setores mais conservadores da sociedade foram criados 

a) por decreto, durante a vigência do Regime controlado pelos militares. 
b) após a decretação da anistia política no final do Governo de João Figueiredo. 
c) no período em que vigorou o Regime Parlamentarista após a renúncia de Jânio Quadros. 
d) pelos trabalhadores, logo após o movimento popular pelas eleições diretas. 
e) nos momentos finais do Estado Novo sob a inspiração direta de Getúlio Vargas.

14  (FUVEST) - A política cultural do Estado Novo com relação aos intelectuais caracterizou-se 

a) pela repressão indiscriminada, por serem os intelectuais considerados adversários de regimes ditatoriais. 
b) por um clima de ampla liberdade pois o governo cortejava os intelectuais para obter o apoio ao seu projeto nacional. 
c) pela indiferença, pois os intelectuais não tinham expressão e o governo se baseava nas forças militares. 
d) pelo desinteresse com relação aos intelectuais, pois o governo se apoiava nos trabalhadores sindicalizados. 
e) por uma política seletiva através da qual só os adversários frontais do regime foram reprimidos.

15.  (MACKENZIE) - Dentre as causas que levaram ao fim do Estado Novo, instituído por Getúlio Vargas, destacam-se: 

a) o atentado da Rua Toneleiros contra o líder de oposição, Carlos Lacerda, que levou Vargas ao suicídio. 
b) a insatisfação popular contra Getúlio Vargas, expressa no movimento queremista, e a privatização da Petrobrás. 
c) a formação da Aliança Liberal e o Golpe Militar promovido pelo General Góes Monteiro. 
d) a aliança entre U.D.N. e militares contra o queremismo e o golpe militar que levou Vargas à renúncia. 
e) a recusa de Getúlio Vargas em sancionar a Lei Antitruste, aprovada pelo Congresso e o Golpe dos Tenentes.

16. (MACKENZIE) - A Consolidação das Leis do Trabalho (C.L.T.), criada durante o Estado Novo por Getúlio Vargas, objetivava principalmente: 

a) garantir aos trabalhadores o descanso semanal remunerado, a existência de sindicatos e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (F.G.T.S.). 
b) impor o controle estatal sobre os sindicatos e garantir, através das leis trabalhistas, a imagem de Vargas como o "pai dos pobres". 
c) contrapor-se à "Carta do Trabalho", de autoria fascista, que regia as relações capital-trabalho no Brasil. 
d) garantir o salário-mínimo, a independência sindical, o seguro desemprego e a conciliação entre capital e trabalho. 
e) apresentar Vargas como o grande protetor dos trabalhadores, instituindo o seguro-desemprego, o F.G.T.S. e regulamentando a jornada de trabalho.

17. (CESGRANRIO) - A respeito da política desenvolvida no Brasil de 1937 a 1945, é INCORRETO afirmar que o Estado Novo: 

a) empreendeu uma política modernizadora e industrializante, que beneficiou os setores industriais e capitalistas, sobretudo através do investimento estatal na criação de indústrias de base. 
b) obteve a adesão dos setores agrários, que se beneficiaram com a intervenção reguladora do governo na criação de organismos de apoio e incentivo à agricultura e com a manutenção da estrutura agrária. 
c) exerceu uma política paternalista em relação à classe operária, promovendo a legislação trabalhista, enquanto permitia a representação das classes dominantes no Congresso através dos partidos políticos. 
d) reprimiu o pluralismo e a autonomia sindicais do operariado e criou uma estrutura corporativista de controle, intervenção e atrelamento dos sindicatos oficiais ao Ministério do Trabalho. 
e) centralizou e racionalizou a máquina administrativa através da criação do DASP (Departamento de Administração e Serviço Público) e exerceu forte controle e censura aos meios de comunicação através do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).

18.  (FEI) - Em 1945 a ditadura do Estado Novo chegava ao fim. Getúlio Vargas, governante deposto, no entanto, antes de abandonar o poder participou ativamente da reorganização partidária do país, tornando-se mentor de dois partidos que disputaram o poder durante todo o período da chamada "República Populista". 

Os partidos criados por Getúlio Vargas em 1945 foram:

a) O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), com base sindical e o PDS (Partido Democrático Social), com base na oligarquia cafeeira. 
b) A UDN (União Democrática Nacional), agrupamento de cunho conservador, e o PDC (Partido Democrata Cristão), basicamente de classe média. 
c) O PSD (Partido Social Democrático), de base burocrática e oligárquica, e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), de base sindical e populista. 
d) A UDN (União Democrática Nacional), de base oligárquica e de classe média, e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), de base sindical. 
e) O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), de base sindical, e o PDC (Partido Democrata Cristão), de classe média.

19.  (CESGRANRIO) - O envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial, a seguir dos países aliados, guarda relação com questões internas como a(o): 

a) importância crescente dos mercados alemães e japoneses para os produtos brasileiros. 
b) mobilização dos grupos de inspiração fascista, como os Integralistas, que apoiavam o Estado Novo. 
c) posição dos partidos majoritários no Congresso Nacional, favorável aos aliados. 
d) interesse do Brasil em se colocar como líder hegemônico dos países americanos. 
e) apoio dos Estados Unidos ao projeto de industrialização, simbolizado na construção da usina de Volta Redonda.

20.  (MACKENZIE) - Dentre os fatores que levaram ao enfraquecimento e à queda do Estado Novo em 1945, apontamos: 

a) a forte oposição ao modelo econômico desenvolvimentista praticado pelo governo. 
b) as bem-sucedidas revoltas integralista e comunista contra Vargas. 
c) a neutralidade da política externa brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. 
d) a vitória dos aliados contra o nazi-fascismo e o crescimento da oposição interna contra a ditadura. 
e) o fracasso do "queremismo", que tentava lançar Vargas como candidato, mas sofria séria rejeição popular.

21.  (UFRGS) - Considere as seguintes afirmações sobre o Estado Novo no Brasil: 
I - Foi produto da Aliança Nacional Libertadora (ANL), que estabeleceu um governo popular e cancelou a dívida externa. 
II - Extinguiu os partidos políticos e objetivava um Estado Nacional centralizado. 
III - Sua base de sustentação foi a legislação trabalhista, incorporando burocraticamente a classe operária. 
Quais estão corretas? 

a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) Apenas III. 
d) Apenas I e III. 
e) Apenas II e III.

22. (PUCMG) - Durante o Estado Novo (1937/1945), foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) que funcionou como um verdadeiro ministério ligado à presidência da república. Suas funções incluíam, EXCETO: 

a) patrocinar manifestações cívicas e festas populares. 
b) editar obras divulgadoras de uma imagem positiva de Vargas. 
c) formar uma opinião pública consciente e crítica. 
d) controlar os meios de comunicação, incluindo o rádio. 
e) centralizar e orientar a propaganda nacional.

23.  (PUCMG) - O período compreendido entre os anos de 1937 a 1945 ficou conhecido na história do Brasil como Estado Novo. São características desse período, EXCETO: 

a) o crescimento industrial estimulado pelo Estado, que passou a regular a acumulação do capital. 
b) o aumento das exportações brasileiras de matérias-primas para suprir demandas dos países beligerantes. 
c) a criação da imagem de Getúlio como "pai dos pobres" por aumentar substancialmente os salários dos trabalhadores do campo. 
d) a reunião das leis trabalhistas, formando, em 1943, a CLT, que ainda hoje regulamenta as relações entre patrões e empregados.
e) a criação de empresas estatais como a CSN e a Vale do Rio Doce, que se destina à exploração de minérios.

24. (FGV) - Qual das afirmações a seguir NÃO É verdadeira, no que se refere ao Brasil de 1937 a 1945: 

a) durante o Estado Novo, houve aporte de financiamentos externos, principalmente norte-americanos, para manter o regime brasileiro no concerto das nações democráticas contra o nazifascismo; 
b) o regime do Estado Novo estendeu a cidadania social aos trabalhadores sindicalizados e estimulou o crescimento da indústria; 
c) Getúlio Vargas acabou na prática com o regime do Estado Novo no primeiro semestre de 1945, quando decretou a liberdade de organização partidária, a anistia aos presos políticos e a realização de eleições; 
d) Foi uma incoerência do Brasil ter entrado na Segunda Guerra contra o fascismo, quando o regime do Estado Novo era fascista, tendo como base os camisas-verdes do Partido Integralista; 
e) As primeiras exigências para a redemocratização do país durante o Estado Novo partiram do Manifesto dos Mineiros de 1943 e das manifestações da UNE em 1944.

25. (FGV) - Seguem-se as afirmativas que caracterizam a fase do Estado Novo: 
I - o poder passou a ser descentralizado, aumentando a autonomia dos Estados com a nomeação de interventores estaduais; 
II - a política de intervencionismo estatal teve papel destacado no Estado Novo, principalmente no setor da indústria de base, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional; 
III - em 1937, apesar do golpe de Estado, Vargas mantém aberto o Congresso e privilegia os partidos políticos mais fortes; 
IV - as realizações no Estado Novo no setor petrolífero foram muito importantes, destacando-se a criação da Petrobrás que instituiu o monopólio do petróleo no Brasil; 
V - o governo passou a ficar, no Estado Novo, com o poder de controlar a propaganda nacional e a censura à imprensa através do Departamento de Imprensa e Propaganda - DIP.

Escolha: 

a) se apenas as afirmativas II e V estiverem corretas; 
b) se apenas as afirmativas II, IV e V estiverem corretas; 
c) se apenas as afirmativas IV e V estiverem corretas; 
d) se apenas as afirmativas I, II, III e IV estiverem corretas; 
e) se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas. 

26.  (MACKENZIE) - Assinale a alternativa que caracteriza o governo Vargas, no período do Estado Novo. 

a) As relações entre o capital e o trabalho não sofreram neste período nenhuma evolução em relação à República Velha. 
b) O pluripartidarismo, a imprensa livre e a garantia das liberdades individuais foram características desta fase. 
c) O culto à personalidade, a centralização políticoadministrativa e o intervencionismo do Estado na economia caracterizaram esta época. 
d) O alinhamento incondicional aos E.U.A. marcou, desde o início, a Era Vargas na política externa. 
e) O governo comprometido com as posições liberais nas áreas econômica e política.

27. (FGV) - Em 21 de dezembro de 1941, Getúlio Vargas recebeu Osvaldo Aranha, seu ministro das Relações Exteriores, para uma reunião. Leia alguns trechos do diário do presidente: “À noite, recebi o Osvaldo. Disse-me que o governo americano não nos daria auxílio, porque não confiava em elementos do meu governo, que eu deveria substituir. Respondi que não tinha motivos para desconfiar dos meus auxiliares, que as facilidades que estávamos dando aos americanos não autorizavam essas desconfianças, e que eu não substituiria esses auxiliares por imposições estranhas.”
  (VARGAS, Getúlio, Diário. São Paulo/Rio de Janeiro, Siciliano/ Fundação Getúlio Vargas, 1995, vol. II, p. 443.)

A respeito desse período, podemos afirmar:

a) As desconfianças norte-americanas eram completamente infundadas porque não havia nenhum simpatizante do nazifascismo entre os integrantes do governo brasileiro.
b) Com sua política pragmática, Vargas negociou vantagens econômicas com o governo americano e manteve em seu governo simpatizantes dos regimes nazifascistas.
c) Apesar das semelhanças entre o Estado Novo e os regimes fascistas, Vargas não permitiu nenhum tipo de relacionamento diplomático entre o Brasil e os países do Eixo.
d) No alto escalão do governo Vargas havia uma série de simpatizantes do regime comunista da União Soviética e de seu líder Joseph Stalin.
e) As pressões do governo norte-americano levaram Vargas a demitir seu ministro da Guerra, o general Eurico Gaspar Dutra, admirador dos regimes nazifascistas.

28. (PUC-RS) - Entre as características da nova ordem política brasileira implantada com o Estado Novo estava:

a) a formação de um governo democrático que fizesse frente à escalada da Ação Integralista Brasileira.
b) a mobilização política do campesinato, para fortalecer as bases de apoio das oligarquias tradicionais.
c) a participação do Estado na economia, para assegurar a industrialização no contexto internacional, caracterizado pela ascensão de regimes fortes.
d) a formação de uma aliança da esquerda com os liberais, numa frente única nacionalista.
e) a retirada do apoio brasileiro aos sistemas de acordos interamericanos.

29. (FUVEST) - Em 10 de novembro de 1937, para justificar o golpe que instaurava o Estado Novo, Getúlio Vargas discursava:

“Colocada entre as ameaças caudilhescas e o perigo das formações partidárias sistematicamente agressivas, a Nação, embora tenha por si o patriotismo da maioria absoluta dos brasileiros e o amparo decisivo e vigilante das Forças Armadas, não dispõe de meios defensivos eficazes dentro dos quadros legais, vendo-se obrigada a lançar mão das medidas excepcionais que caracterizam o estado de risco iminente da soberania nacional e da agressão externa.”

Baseando-se no texto acima, pode-se entender que:

a) Vargas fala em nome da Nação, considerando-se o intérprete de seus anseios e necessidades.
b) a defesa da Nação está exclusivamente nas mãos do exército e do patriotismo dos brasileiros.
c) Vargas delega às Forças Armadas o poder de lançar mão de medidas excepcionais.
d) as medidas excepcionais tomadas estão na relação direta da falta de formações políticas atuantes.
e) Vargas estabelece uma oposição entre o patriotismo dos brasileiros e a ação das Forças Armadas.

30. (UFC) - O período do governo de Getúlio Vargas de 1937 a 1945 é conhecido na história do Brasil como "Estado Novo", em que: 

a) os movimentos sociais contra o nazi-fascismo ganharam as ruas, com o apoio do governo. 
b) os comunistas ocuparam vários cargos burocráticos e assumiram órgãos de propaganda política. 
c) os partidos políticos foram fechados e as bandeiras estaduais, queimadas, como símbolo do centralismo do poder. 
d) o sistema parlamentarista foi fortalecido pelo fechamento do Congresso Nacional e pela intervenção nos Estados. 
e) a elite industrial brasileira tornou-se hegemônica, pondo fim, dessa forma, à política do "café com leite" da aristocracia rural.






 ➥ GABARITO: 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
C
CCDEDBCAAADEED
16
17
18
19
20
21
22
23
242526272829
30
B
CCEDECCDACBCAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário