Povos Bárbaros - 7 Exercícios com gabarito

01. (FUVEST) - Sobre as invasões dos “bárbaros” na Europa Ocidental ocorridas entre os séculos III e IX, é correto afirmar que: 

a) Foi uma ocupação militar violenta que, causando destruição e barbárie, acarretou a ruína de todas as instituições romanas. 
b) Se, por um lado, causaram destruição e morte, por outro contribuíram, decisivamente, para o nascimento de uma nova civilização, a da Europa Cristã. 
c) Apesar dos estragos causados, a Europa conseguiu, afinal, conter os bárbaros, derrotando-os militarmente e, sem solução de continuidade, absorveu e integrou os seus remanescentes. 
d) Se não fossem elas, o Império Romano não teria desparecido, pois, superada a crise do século III, passou a dispor de uma estrutura socioeconômica dinâmica e de uma constituição política centralizada. 
e) Os godos foram os povos menos importantes, pois quase não deixaram marcas de sua presença. 

02. (UEL/PR) - A chamada “desintegração” do Império Romano remodelou a Europa. As modificações que ocorreram levaram à formação de uma sociedade com características próprias, conhecida como sociedade medieval. Sobre o período da Alta Idade Média (do século V ao X), é correto afirmar: 

a) Os povos que ocuparam o Império Romano mantiveram a estrutura política anterior, com uma divisão equilibrada e estável das funções públicas. 
b) Chamados de “bárbaros”, povos como os germanos e os hunos foram responsáveis pela retomada da atividade mercantil e pela urbanização da Europa. 
c) Com o caráter da migração ou invasão, a chegada dos chamados “bárbaros” esteve relacionada à falência do mundo escravista e à debilidade militar de Roma. 
d) A população residente no antigo Império Romano integrou-se com as várias tribos germânicas invasoras, formando federações como a Gália e a Hispânia. 
e) Os conflitos entre romanos e germanos, decorrentes das invasões, acabaram caracterizando a denominada Guerra dos Cem Anos.

03.  (UFSC/SC) - O debilitamento do Império Romano permitiu a invasão da Europa Ocidental por tribos bárbaras vindas do norte e do leste, provocando:

a) O aparecimento de pequenos reinos com relativa noção administrativa e substituição da economia agrícola por urbana.
b) A formação do Império Bizantino, a diminuição dos hábitos de consumo e a redução da economia de mercado.
c) A desintegração da autoridade central, despovoamento das cidades e ruralização da economia.
d) O abandono das cidades, aumento da escravidão e substituição da economia monetária pela troca.
e) O colapso da cultura latina e a organização de pequenos estados políticos estáveis.

04.  (FGV/SP) - Os romanos denominavam de bárbaros os povos que viviam fora de suas fronteiras, não tinham seus costumes nem estavam submetidos às suas leis. Entre os vários grupos de bárbaros que desarticularam o poder do Império Romano e se apossaram de sua parte ocidental, destacavam-se os germanos. Sobre a sociedade germânica, é incorreto afirmar que:

a) Vivia do pastoreio e da agricultura de subsistência.
b) Sua vida social era regulamentada pelos costumes (direito consuetudinário).
c) A instituição do comitatus baseava-se em uma relação pessoal e de lealdade entre o chefe guerreiro e seus soldados.
d) Era uma sociedade primitiva, não conhecia o Estado.
e) Era uma sociedade monoteísta.

05. (PUC/RS) - Dentre os Reinos Bárbaros surgidos após as invasões germânicas e o fim do Império Romano, o Reino Franco foi o mais importante porque:

a) Os reis francos se converteram ao cristianismo e defenderam o Ocidente contra o avanço dos muçulmanos.
b) Promoveu o desenvolvimento das atividades comerciais entre o Ocidente e o Oriente, através das Cruzadas.
c) Nesse período a sociedade feudal atingiu sua conformação clássica e o apogeu econômico e cultural.
d) Houve uma centralização do poder e viveu-se um período de paz externa e interna, o que permitiu controlar o poder dos nobres sobre os servos.
e) Os reis francos conseguiram realizar uma síntese entre a cultura romana e a oriental, que servia de inspiração ao Renascimento Cultural do século XIV.

06. (UFPR) - As invasões germânicas têm início no século IV d.C. e promovem importantes transformações no panorama mediterrâneo, as quais atingem as estruturas do mundo clássico. Identifique, dentre as transformações abaixo, a que corresponde à raiz da protofeudalização da Europa Ocidental:

a) Substituição do cristianismo pelos cultos celtas e godos nos reinos germânicos.
b) Ruralização e fragmentação do poder político.
c) Desaparecimento do latim como língua escrita e falada, substituída pelos dialetos germânicos.
d) Imposição da maneira de viver dos povos germânicos e conseqüente destruição da cultura do povos dominados.
e) Substituição do Direito Romano pelos costumes dos povos invasores.

07. (PUC-RJ) - Dentre os vários Reinos Bárbaros que se formaram na Europa, após a queda do Império Romano Ocidental, um teve grande destaque, em virtude de personagens como Clóvis e Carlos Magno. O grupo Germano organizador de tal reino foi o dos:

a) Saxões.
b) Godos.
c) Ostrogodos.
d) Francos.
e) Vândalos





 ➥ GABARITO: 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
B
CCEABD

2 comentários:

  1. Cultural Holidays is a leading Tour & Travel management company with the specialization of various kinds of tour packages developed by the group of professionals which make it unique and one of the most-sought after tour and travel organization in India located in Agra, Uttar Pradesh. We offer domestic tours to a Delhi, Rajasthan, Uttar Pradesh including Jaipur and Agra.

    Same Day Tour Package by Car
    Golden Triangle Tour 4 Days
    Golden Triangle Tour with ranthambore

    Know More Visit Our Website. www.culturalholidays.in

    Emails: info@culturalholidays.in, diptrav@gmail.com

    Mobile: +91 - 9837236920, 9368745567

    ResponderExcluir
  2. We have a team of expert mehandi Artists, based in Agra, Delhi our expert team can customise the design to individual taste and can design various types of mehandi which includes Rajasthani, Arabian, Indo Arabian, Moghalai, Hydrabadi, Jardosi, Magic and many more.
    Bittu Mehndi Art

    #mehndidesignerindelhi #bestmehndiartistsindelhi #mehndiartistsindelhi
    #bridalmehndiartistindelhi #bestmehndidesignerindelhi #mehndidesignerindelhi
    #weddingmehndiartistindelhi #mehndidesigndelhincr #bridalmehndidesigner
    #mehndidesignerinncr

    Website: www.bittumehndiart.com
    Phone No: +91 8860423254, +91 8860889982
    Email: anilnayak8705@gmail.com

    ResponderExcluir