Advérbios - 20 Exercícios com gabarito

01.  (CTA/Computação-SP) Assinale a alternativa em que “meio” funciona como advérbio:

a) Achei-o meio triste.
b) Só quero meio metro.
c) Parei no meio da avenida.
d) Comprei um metro e meio.
e) Descobri o meio de acertar

02. (PUC-SP) Assinale a alternativa em que somente advérbios foram acrescentados à frase: “O tempo passou.”

a) O sofrido tempo não passou muito rápido, infelizmente.      
b) O tempo passou bastante, majestoso.
c) Realmente, o tempo passou depressa demais.                          
d) Sim, o curto tempo já passou.

03.  (FUVEST) Assinale a alternativa em que ocorre advérbio no grau comparativo de superioridade:

a) Ninguém mora tão longe quanto ela.
b) Ninguém mora muito longe.
c) Ninguém mora mais longe do que ela.
d) Ninguém mora menos longe do que ela.
e) Ninguém mora tão longe.

04.  (PUC-SP) Assinale a alternativa em que ocorre um advérbio de modo:

a) Anteriormente eles haviam dito o contrário.
b) Sempre esperei este dia.
c) Ninguém viajará para cá.
d) Não reagiu favoravelmente ao discurso.
e) Há pessoas mais antigas que você.

05.  (UNITAU-SP) Indique a alternativa gramaticalmente incorreta:

a) A casa onde moro é excelente.
b) Disseram-me por que chegaram tarde.
c) Aonde está o livro?
d) É bom o colégio donde saímos.
e) O sítio aonde vais é pequeno.

06. (NCE-UFRJ) Em todos os advérbios terminados em “–mente”, a seguir transcritos, vê-se claramente a sua formação a partir da forma feminina do adjetivo, exceto em: 

a) predominantemente; 
b) basicamente; 
c) negativamente; 
d) diariamente; 
e) humanamente.

07. (UFABC) - Assinale a alternativa contendo palavras que pertencem à mesma classe gramatical.

a) Provisoriamente; abaixo; não.
b) Amor; ódio; esse.
c) Apenas; nosso; dos.
d) Grande; amarelas; igrejas.
e) Depois; medrosas; de.

08. (UNIFESP) - Dizer “só no fim do mês recebe” é diferente de “no fim do mês recebe”, pois, no primeiro caso, é flagrante a ideia de

a) intensidade.
b) demora.
c) tempo indefinido.
d) rapidez.
e) probabilidade.

09. (Mackenzie) - Imagina um relógio que só tivesse pêndulo, sem mostrador, de maneira que não se vissem as horas escritas. O pêndulo iria de um lado para outro, mas nenhum sinal externo mostraria a marcha do tempo. Tal foi aquela semana da Tijuca. Considerado o parágrafo transcrito, é correto afirmar:

a) A forma verbal no imperativo indica que o narrador se dirige ao leitor tratando-o por “vós”.
b) A expressão de maneira que expressa, no contexto, ideia de finalidade.
c) Em de maneira que não se vissem as horas escritas, se o verbo “ ver” fosse substituído por “ poder ver”, a correção gramatical exigiria a forma “pudesse ver”.
d) Se o segundo período fosse iniciado com Nenhum sinal externo, para que se mantivesse o sentido original, a conjunção a ser empregada seria “porém”.
e) Em Tal foi aquela semana da Tijuca, o termo destacado é um advérbio.

10. (UFC) - A opção em que há um advérbio exprimindo circunstância de tempo é:

A)  Possivelmente viajarei para São Paulo.
B)  Maria tinha aproximadamente 15 anos.
C)  As tarefas foram executadas concomitantemente.
D)  Os resultados chegaram demasiadamente atrasados.

11. (Mackenzie) - Leia o texto a seguir.
Os encantos da gentil cantora eram ainda realçados pela singeleza, e diremos quase pobreza do modesto trajar. Um vestido de chita ordinária azul-clara desenhava-lhe perfeitamente com encantadora simplicidade o porte esbelto e a cintura delicada, e desdobrando-selhe em roda em amplas ondulações parecia uma nuvem, do seio da qual se erguia a cantora como Vênus nascendo da espuma do mar, ou como um anjo surgindo dentre brumas vaporosas. (...)
Entretanto, abre-se sutilmente a cortina de cassa de uma das portas interiores, e uma nova personagem penetra no salão. Era também uma formosa dama ainda no viço da mocidade, bonita, bem feita e elegante. (...) Mas com todo esse luxo e donaire de grande senhora nem por isso sua beleza deixava de ficar algum tanto eclipsada em presença das formas puras e corretas, da nobre singeleza (...) da cantora. Todavia Malvina era linda, encantadora mesmo, e posto que vaidosa de sua formosura e alta posição, transluzia-lhe nos grandes e meigos olhos azuis toda a nativa bondade de seu coração.
Bernardo Guimarães

Assinale a alternativa correta.
a) O advérbio ainda pressupõe que a graça da cantora era também realçada por outros detalhes.
b) O adjetivo nova indica a faixa etária da personagem.
c) A conjunção posto que pode ser substituída, sem prejuízo do sentido original, por “já que”.
d) A expressão nem por isso introduz ideia de conseqüência.
e) A expressão parecia uma nuvem comprova que o narrador prefere o uso de metáforas ao de comparações.

12. (FGV) - A prática de esportes é uma atividade exclusivamente privativa dos sócios do clube.

Nesta frase, o advérbio “exclusivamente” é supérfluo ou redundante, uma vez que a ideia que ele expressa já está contida no adjetivo “privativa”. Esse tipo de redundância pode ser apontado na seguinte expressão do texto:
a) “desafio nada trivial”.
b) “bem escasso”.
c) “técnicas narrativas”.
d) “projetos bem sucedidos”.
e) “vídeos interativos”.

13. (FGV)Ainda que endureçamos os nossos corações diante da vergonha e da desgraça experimentadas pelas vítimas, o ônus do analfabetismo é muito alto para todos os demais. 

A locução ainda que e o advérbio muito estabelecem, nesse enunciado, relações de sentido, respectivamente, de
a) restrição e quantidade.
b) causa e modo.
c) tempo e meio.
d) concessão e intensidade.
e) condição e especificação.

14. (FGV) - Assinale a alternativa em que o advérbio não é empregado de modo enfático, sem o sentido negativo que lhe é próprio.

a) Na época não existia internet nem computadores, o mundo era totalmente diferente.
b) Não que eu seja contra livros, muito pelo contrário.
c) Quase metade das descobertas científicas surgiu não da lógica [...], mas da simples observação.
d) Quantas vezes não participamos de uma reunião e alguém diz “vamos parar de discutir” [...]?
e) Quantas vezes a gente simplesmente não “enxerga” a questão?

15. (Mackenzie) - A passagem que comprova que o autor escreve sobre um espaço no qual ele se encontra inserido é:

a) Há no Brasil grandíssimas matas de árvores agrestes, cedros ...
b) outras não conhecidas em Espanha ...
c) o que mais é ...
d) os que querem cá fazer navios...
e) se pudera aproveitar el-rei ...

16. (UNIFESP) - Na passagem – ... e anula mesmo a educação mais primorosa. – o termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por

a) provavelmente.
b) até.
c) propriamente.
d) deveras.
e) eventualmente.

17. (UFABC) - Leia o fragmento do texto. A população estava tão acostumada a viver (I) naquelas condições (II) que o alívio só foi sentido plenamente quando as placas, painéis e outdoors foram definiti - vamente removidos. (III) Se essa redução se confirmar, dentro de mais meses será inevitável, (IV) também, a queda dos prêmios seguro tanto de veículos como de seguro de vida. Os trechos destacados (I, II, III e IV) expressam, respectivamente, circunstâncias de

a) lugar; restrição; condição; adição.
b) meio; causa; meio; acréscimo.
c) lugar; conseqüência; meio; conclusão.
d) modo; conseqüência; causa; conclusão.
e) modo; conseqüência; condição; acréscimo.

18. (UFABC) - Observe a frase – “Onde chega o bonde, chega o progresso.” – e assinale a alternativa em que o emprego da palavra destacada está de acordo com a norma padrão.

a) Aonde pára o bonde, pára o progresso.
b) Aonde se perde o bonde, perde-se o progresso.
c) Aonde há bonde, há progresso.
d) Aonde circula o bonde, circula o progresso.
e) Aonde vai o bonde, vai o progresso.

19. (PUC SP) - De acordo com o discurso gramatical tradicional, advérbio é palavra invariável que expressa circunstância e incide sobre verbos, adjetivos e até mesmo advérbios. No entanto, extrapolando esse discurso, sabe-se que, como modalizador, em vez de exprimir uma circunstância (tempo, lugar, intensidade etc.) relacionada a um verbo, advérbio ou adjetivo, o advérbio pode revelar estados psicológicos do enunciador. Isso se vê em:

a) “[...] basta uma torcida muito forte para que se produza um resultado positivo para a sociedade.”
b) “Infelizmente a vida real exige mais do que boas intenções para seguir o vetor do progresso social.”
c) “o governo deveria ter optado por agir silenciosa e drasticamente dentro das organizações policiais.”
d) “A apreensão não é reportada ao comando policial [...]”
e) “Depois raspam sua numeração e a vendem.”

20. (FUVEST) - Na frase “O Sol ainda produzirá energia (...)”, o advérbio ainda tem o mesmo sentido que em:

a) Ainda lutando, nada conseguirá.
b) Há ainda outras pessoas envolvidas no caso.
c) Ainda há cinco minutos ela estava aqui.
d) Um dia ele voltará, e ela estará ainda à sua espera.
e) Sei que ainda serás rico.








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 GABARITO 
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A
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D
D
B
E
E
B
D

15 comentários:

  1. Mas qual são as palavras destacadas??????

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  2. Estava bem difícil e achava que iria errar praticamente todas, portanto acertei 10. Meu Deus, obrigado!

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  3. EU ACERTEI 16 DAS 20 PERGUNTAS QUE COLOCARAM EU MELHORREI MUITO ME SURPREENDI

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  4. Às questões deste material, agradeço, a organização e preparo,também, pois estou preparando alunos para o ENEM e outros concursos. Há uma distribuição bem lógica para a necessidade de se "ausentar" do material pedagógico proposto que trazem à tona, conteúdos com "modalizadores argumentativos" com bem poucos exercícios. Um abraço. Obrigado.

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  5. Boa tarde!
    Amei a atividade, porém fiquei em duvida sobre a palavra em destaque na questão 17. Seria "Anula"?

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  6. (FGV) O advérbio não, em uma frase do texto, é empregado de modo enfático, sem o sentido negativo que lhe é próprio.

    Assinale a alternativa em que isso ocorre.
    a) Na época não existia internet nem computadores, o
    mundo era totalmente diferente.
    b) Não que eu seja contra livros, muito pelo contrário.
    c) Quase metade das descobertas científicas surgiu
    não da lógica [...], mas da simples observação.
    d) Quantas vezes não participamos de uma reunião e
    alguém diz “vamos parar de discutir” [...]?
    e) Quantas vezes a gente simplesmente não “enxerga”
    a questão?

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    1. Resolução: D
      Na frase da alternativa d, o não é puramente enfático, pois o sentido é afirmativo: Quantas vezes, ao participarmos de uma reunião...

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  7. (FGV) Ainda que endureçamos os nossos corações diante da vergonha e da desgraça experimentadas pelas vítimas, o ônus do analfabetismo é muito alto para todos os demais.

    A locução ainda que e o advérbio muito estabelecem, nesse enunciado, relações de sentido, respectivamente, de
    a) restrição e quantidade.
    b) causa e modo.
    c) tempo e meio.
    d) concessão e intensidade.
    e) condição e especificação.

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    1. Resolução: D
      Em “Ainda que”, tem-se uma conjunção adverbial que estabelece uma circunstância de concessão. O advérbio “muito” dá intensidade ao adjetivo alto.

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  8. onde posso dar as respostas

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