Propostas de Divisão Regional do Território Brasileiro - 20 Exercícios com gabarito

01. (IBFC) “Os quatro Brasis" é uma proposta de divisão regional do território brasileiro criada por Milton Santos. Sobre essa regionalização do espaço brasileiro, assinale a alternativa correta:

a) É composta pela Região Concentrada, Região Amazônia, Região Nordeste, Região Centro-Oeste sendo que os limites que separam os complexos regionais não são os mesmos dos territórios dos estados
b) A Região Concentrada abrange São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, caracterizada pela implantação mais consolidada dos dados da ciência, da técnica e da informação
c) A Região Centro-Oeste, constituída pelos Estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Rondônia, é uma área de “ocupação periférica” recente. O meio técnico-científico-informacional se estabelece sobre um território “natural” ou “pré-técnico”, onde a vida de relações era rala e precária
d) O Nordeste, incluindo Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, é uma área de povoamento antigo, onde a constituição do meio mecanizado se deu de forma pontual e pouco densa
e) A Amazônia, definida pelos Estados do Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e parte do Mato Grosso, é uma região de rarefações demográficas herdadas e baixas densidades técnicas.

02. Com relação à Divisão em Complexos Regionais Brasileiros, só NÃO podemos afirmar que:

a) "O geógrafo Pedro Pinchas Geiger propôs, em 1967. a divisão regional do Brasil em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais, a saber: o complexo do Nordeste, o complexo do Centro Sul e o complexo da Amazônia. 
b) A divisão em Complexos Regionais parte de critérios como o processo de formação histórico e econômico do Brasil, associado à modernização brasileira, por meio de suas atividades produtivas.
c) A divisão em Complexos Regionais tem como critério os limites político-administrativos que coincidem com os limites entre os estados. Não leva em conta questões de ordem socioeconômica.
d) A divisão em complexos regionais não tem finalidades estatísticas, como a divisão regional oficial (IBGE) ela surgiu como síntese geográfica de um século de integração nacional e continua a ser um instrumento eficaz para a compreensão da dinâmica de valorização do território brasileiro. 
e) No final da década de 1960, o Centro-Sul já tinha se consolidado como o coração econômico do Brasil. 

03. Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira, elaboraram em 2001 uma proposta de divisão regional baseada na difusão diferencial dos meios técnicos-científicos-informacionais e nas heranças do passado, resultando no que se chamou de quatro Brasis.
A regionalização divide o país em

a) Região Concentrada, Centro-Oeste, Nordeste e Amazônia.
b) Região Concentrada, Centro-Sul, Nordeste e Amazônia.
c) Centro-Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Amazônia.
d) Região Concentrada, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
e) Região Concentrada, Centro-Sul, Nordeste e Norte.

04. Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger elaborou uma divisão regional do Brasil, criando as regiões geoeconômicas. A principal particularidade dessa regionalização é o fato de ela não obedecer aos limites territoriais das unidades federativas do país, pois

a) a preocupação do elaborador eram os limites naturais do país.
b) as divisas dos estados não coincidem com as dinâmicas econômicas.
c) foi realizada a partir de dados historiográficos da ocupação populacional.
d) as divisões regionais não eram muito bem definidas na época de sua elaboração.
e) os limites dos estados impediam uma análise integral do território.

05. (UNEAL) O Brasil está dividido em três regiões geoeconômicas que refletem as diferentes formas de ocupação humana ao longo do tempo histórico: Nordeste, Centro-Sul e Amazônica. Analise os aspectos que caracterizam essas regiões:

I. O Nordeste é a principal área de refluxo (saída) de pessoas nas migrações internas do país.
II. A região Centro-Sul é a mais industrializada, povoada e urbanizada do país.
III. A Amazônia é a região menos povoada do Brasil e sofre grandes impactos ambientais.
IV. A região nordestina apresenta muitas marcas da colonização e, por praticamente três séculos, foi a região mais rica do Brasil.

Está correto o contido em
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

06. Sobre a Divisão Regional do IBGE e a Divisão em Complexos Regionais Brasileiros, podemos afirmar que:

a) A divisão em Complexos Regionais tem como critério os limites político-administrativos que coincidem com os limites entre os estados. Não leva em conta questões de ordem socioeconômica. 
b) A divisão em Grandes Regiões parte inicialmente do conceito de região geográfica, pois esse conceito era tido como aquele que teria menos influência do papel da sociedade na construção do espaço geográfico. 
c) A divisão em Grandes Regiões parte do conceito de região homogênea, pois assim poderia agrupar áreas semelhantes em torno de um mesmo critério. Assim, seria possível propor uma análise de caráter regional para o planejamento urbano. 
d) A divisão em Complexos Regionais parte de critérios como o processo de formação histórico e econômico do Brasil, associado à modernização brasileira, por meio de suas atividades produtivas.
e) O critério principal da Divisão em Complexos Regionais Brasileiros, proposta por Pedro Pinchas Geiger, foi o “meio técnico-científico-informacional”, isto é, a informação e as finanças estão irradiadas de maneiras desiguais e distintas pelo território brasileiro, determinado “quatro brasis”.

07. (UNESP) Uma forma de regionalizar o Brasil, para avaliar a situação socioeconômica e as relações entre a sociedade e o espaço natural, é dividir o país em três grandes com - plexos regionais, de acordo com proposta do geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger. Observe a figura em que está destacada essa proposta de regionalização.
Indique a alternativa que apresenta os complexos regionais 1, 2 e 3, respectivamente.
a) Complexo Norte, Nordeste e Centro Sul.
b) Complexo Norte, Centro Sul e Nordeste.
c) Complexo Amazônia, Centro Oeste e Nordeste.
d) Complexo Amazônia, Centro Sul e Nordeste.
e) Complexo Norte, Centro Oeste e Nordeste.

08. Com relação ao Centro-Sul, uma das regiões geoeconômicas do Brasil, foram feitas as seguintes afirmações:

I - Representa a região de ocupação mais antiga do país, sendo que durante três séculos foi a região mais rica e povoada do país, tendo a cana-de-açúcar como a principal riqueza do Brasil Colônia.
II - As práticas mais modernas da agropecuária encontram-se nessa região, especialmente no interior de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
III -  É a região mais povoada, urbanizada e industrializada do país, representada pelas importantes áreas industrializadas da Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte e Grande Porto Alegre.
IV - É a maior das três regiões geoeconômicas em extensão, seguida pelo Nordeste e pela Amazônia.
V - Aí se registram as mais constantes lutas pela posse de terras envolvendo posseiros, indígenas, grileiros, empresas e até o Estado.

Está (ão) correta(a)s:
a) Somente a afirmação I
b) Somente a afirmação II
c) Somente a afirmação III
d) As afirmações III e IV
e) As afirmações I, III e V.

09. (METODISTA) Considerando o processo histórico de ocupação e transformação do território pela sociedade, que nos levou ao atual estágio do meio técnico-científico-informacional, o geógrafo Milton Santos e sua equipe propuseram uma outra regionalização para o território brasileiro, uma divisão regional em “quatro Brasis” 

Essas regiões são

a) Centro-Sul, Centro oeste, Nordeste e Leste.
b) Centro-Sul, Nordeste, Amazônia e Sudeste.
c) Região concentrada, Centro Oeste, Nordeste e Amazônia.
d) Centro, Sudeste, Nordeste e Amazônia.
e) Centro-Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

10. (FUVEST) A divisão do território brasileiro em 3 grandes complexos regionais – Amazônia, Nordeste e Centro-Sul – tem a vantagem de caracterizar

a) a Amazônia, com seus recursos explorados a partir de um planejamento global do Estado.
b) o Nordeste, como um pólo de atração demográfica, em decorrência do turismo. c) o Centro-Sul, como região socioeconômica de poucos contrastes internos.
d) a homogeneidade econômica no interior de cada complexo, do ponto de vista agropecuário.
e) a espacialidade do processo socioeconômico, considerando a gênese histórica de cada complexo.

11. (PUC-MG) Refere-se às grandes regiões geoeconômicas brasileiras:

I. A Amazônia é a região mais extensa e com a paisagem menos modificada do espaço geográfico brasileiro; atualmente, é pólo de atração populacional.
II. O Nordeste, antiga área de ocupação, hoje é pólo de repulsão demográfica, devido à estagnação da economia na maior parte do espaço e à falta de eficazes programas governamentais e empresariais.
III. O Centro-Sul tem perdido significativos índices de sua produção agrícola e industrial para as novas fronteiras agrícolas e pólos de desenvolvimento subsidiados por Superintendências  Regionais.

a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem incorretas. 

12. (UNESP) Em maio de 1969, foi aprovada a divisão regional do Brasil em cinco grandes regiões, para fins estatísticos e didáticos. Mais modernamente, o espaço geográfico brasileiro foi dividido em três grandes unidades territoriais. Para estas duas divisões, os critérios utilizados foram, respectivamente:

a) político-administrativo e econômico-fiscal.
b) geoeconômico e político-administrativo.
c) econômico e político-administrativo.
d) político-administrativo e geoeconômico.
e) administrativo e econômico-fiscal.

13. (UEL) “O geógrafo Pedro Pinchas Geiger propôs, em 1967, a divisão regional do Brasil em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais (…). Essa divisão regional tem por base as características geoeconômicas e a formação histórico-econômica do Brasil. (…)” 

(ADAS, M. “Geografia: o Brasil e suas regiões geoeconômicas”. São Paulo: Moderna, 1996. p.52 e 67.) 

Aos complexos regionais da amazônia, do Nordeste e do Centro-Sul, propostos por Geiger, podem-se atribuir, respectivamente, as seguintes caracterizações:
a) Povoado no período colonial – industrializado – de baixa densidade demográfica.
b) De agricultura tecnificada – de atração de mão de obra – de predomínio de população rural.
c) De pequenas propriedades rurais – de industrialização tradicional – de economia extrativa.
d) De expansão da fronteira agrícola – colonizado através da economia açucareira – o mais industrializado e urbanizado.
e) De integração dos povos da floresta – de economia agropecuária moderna – de expulsão de mão de obra.

14. (UFAM) Quanto à divisão regional brasileira em regiões geoeconômicas, todas as afirmativas são verdadeiras, exceto:

a) Foi elaborada com base na formação histórica-econômica do Brasil.
b) Trata-se de uma divisão regional não-oficial.
c) Os limites não coincidem com os limites dos Estados.
d) Tem como objetivo o levantamento de dados estatísticos para análise da realidade social e econômica da região.
e) Foi proposta, em 1967, pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger.

15. (PUC-PR) O mapa a seguir diferencia-se da conhecida divisão regional do IBGE para o território brasileiro. Esse novo mapa tem sido cada vez mais utilizado para representar os grandes contrastes entre as diferentes regiões do país.
Leia as afirmativas que se relacionam com os diferentes complexos regionais do país e assinale a alternativa correta:
I - A Amazônia, em função de sua grande superfície e devido a sua baixa ocupação demográfica, não apresenta áreas de conflitos fundiários.
II - Há muitas décadas o Nordeste tem se caracterizado como região de grande dinâmica populacional, através de migrações intra-regionais, em especial do sertão para o litoral e como fornecedora de mão-de-obra para outras regiões, com destaque para o Centro-Sul.
III - O Centro-Sul, embora também seja palco de graves contrastes sociais, possui a maior concentração do PIB do país, uma vez que aí se encontram os principais pólos industriais e centros financeiros do Brasil.

a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) II e III estão corretas.

16. (UNESP) A distribuição espacial dos fenômenos geográficos pode ser estudada dentro das cinco regiões administrativas do Brasil ou de suas três regiões geoeconômicas. Sobre as características dessas três regiões geoeconômicas, pode-se afirmar que

a) as porções setentrionais de Mato Grosso e de Tocantins estão integradas com a região Centro-Sul por causa de suas relações de dependência econômica.
b) o norte de Minas Gerais, embora com características econômicas e naturais tipicamente nordestinas, permanece ligado com a região Centro-Sul.
c) a porção ocidental do Maranhão afina-se com a região Amazônica, devido suas atividades econômicas extrativistas.
d) a região Nordeste sempre apresentou traços em comum e se constituiu numa grande região individualizada dentro do território nacional.
e) a região Centro-Sul quase não apresenta disparidades regionais e pode ser considerada uma região de grande homogeneidade econômica.

17. (UFG) Observe a figura a seguir:
O critério adotado, na divisão regional descrita no mapa, tem por referência
a) a base física territorial, onde se destacam as bacias hidrográficas.
b) os aspectos demográficos, considerando-se a distribuição da população brasileira.
c) o setor secundário, mediante o número de estabelecimentos industriais.
d) as características socioeconômicas, relativas à população e às atividades produtivas.
e) os elementos de ordem natural, relacionados aos tipos climáticos.

18. (FACASPER) No final da década de 1990, foi proposta uma nova regionalização para o país, conforme se pode observar abaixo.

(Santos, Milton & Silveira, Maria Laura. 
O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. p.308)
Essa divisão regional foi realizada a partir de critérios
a) morfoestruturais e climáticos, sendo que 1 corresponde à região de grandes rios e terras baixas florestadas que ainda permanecem com grandes espaços praticamente intocados.
b) de planejamento estratégico, sendo que 2 corresponde à região com maior número de estudos e políticas de intervenção, a exemplo do recente projeto de transposição das águas do rio São Francisco.
c) de concentração de meios técnico-científicos e de difusão de informações, sendo que 3 corresponde à região que concentra maior número de atividades associadas ao processo de globalização.
d) relacionados à biodiversidade, sendo que 1 e 4 são regiões que se destacam pela grande variedade de animais e formações vegetais, a exemplo da floresta Amazônica, do Cerrado e do Pantanal.
e) político-administrativos, sendo que 2 e 3 são regiões que englobam mais da metade dos eleitores do país e, portanto, usufruem de maior representatividade popular no Congresso Nacional.

19. (UFAL) A regionalização mostrada na figura corresponde

a) à divisão oficial do IBGE, sendo a região 1, o Norte; 2, o Centro-Sul; e 3, o Nordeste.
b) à divisão geoeconômica, sendo a região 1, a Amazônia; 2, o Centro-Sul; e 3, o Nordeste.
c) aos complexos regionais, sendo a região 1, o Norte; 2, o Centro-Sul; e 3, o Noroeste.
d) às mesorregiões naturais, sendo a região 1, a Amazônia; 2, o Sudeste-Sul; e 3, o Nordeste.
e) às macrorregiões administrativas, sendo a região 1, a Amazônia; 2, o Centro-Sul; e 3, o Noroeste.

20. (IBFC) O território do Brasil já passou por diversas divisões regionais. A primeira proposta de regionalização foi realizada no início do século XX e depois dela outras propostas surgiram, tentando adaptar a divisão regional às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos estados. Sobre essa temática, julgue os itens a seguir:

I. Com as mudanças da Constituição de 1988, ficou definida a divisão brasileira que permanece até os dias atuais. O estado do Tocantins foi criado a partir da divisão de Goiás e incorporado à região Norte; Roraima, Amapá e Rondônia tomaram-se estados autônomos; Fernando de Noronha deixou de ser federal e foi incorporado a Pernambuco.
II. A primeira proposta de divisão regional do Brasil surgiu em 1913, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos - clima, vegetação e relevo. Dividia o país em três regiões: Setentrional, Norte Oriental, Meridional.
III. Em 1940,o IBGE elaborou uma nova proposta de divisão para o país que, além dos aspectos físicos, levou em consideração aspectos socioeconômicos. A região Norte era composta pelos estados de Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e o território do Acre. Goiás e Mato Grosso formavam com Minas Gerais a região Centro. Bahia, Sergipe e Espírito Santo formavam a região Leste. O Nordeste era composto por Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro pertenciam à região Sul.
IV. Conforme a divisão regional de 1945, o Brasil possuía sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro- Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul. Na porção norte do Amazonas foi criado o território de Rio Branco, atual estado de Roraima; no norte do Pará foi criado o estado do Amapá. Mato Grosso perdeu uma porção a noroeste (batizado como território de Guaporé) e outra ao sul (chamado território de Ponta Porá). No Sul, Paraná e Santa Catariana foram cortados a oeste e o território de Iguaçu foi criado.

É correto o que se afirma em:
a) I, II, III e IV
b) II, III, IV, apenas.
c) I, IV, apenas.
d) I, III, IV, apenas.



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 ➤ GABARITO 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
D
CABEDDCCE
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
A
DDDECDCBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário