Páginas

Revolução verde - 15 Exercícios com gabarito

01. (MACKENZIE) Assinale a alternativa correta, relativa aos efeitos da implantação da Revolução Verde, a partir da década de 50, que acentuou profundas alterações no espaço agrário mundial, sob o pretexto de eliminar a fome no mundo. 

a) Eliminação das práticas de plantations, nos países subdesenvolvidos, que vinham sendo utilizadas desde a época das colonizações, nos séculos XVI e XVII. 
b) Ampliação das práticas da agricultura com base familiar, levando, aos países subdesenvolvidos, sustentação tecnológica. 
c) Definição, nos países subdesenvolvidos, de uma estrutura fundiária injusta, com a reafirmação da concentração de terras. 
d) Utilização, nos países onde se implantou, de terras devolutas, visando à criação de cooperativas. 
e) Implantação de áreas para a produção de hortifrutigranjeiros, denominadas cinturões verdes, para atender à demanda de consumo urbano.

02. (UFF-RJ) A “Revolução Verde”, implementada em países latino-americanos e asiáticos nos anos 1960 e 1970, tinha como objetivo suprimir a fome e reduzir a pobreza de amplas parcelas da população. Entretanto, as promessas de modernização tecnológica da agricultura não foram cumpridas inteiramente, contribuindo para a geração de novos problemas e aprofundando velhas desigualdades.

Assinale a opção que faz referência a efeitos da “Revolução Verde”.
a) Coletivização das terras, implemento da agroecologia e expansão do crédito para os agricultores.
b) Distribuição equitativa de terras, difusão da policultura e uso de defensivos biodegradáveis.
c) Expansão de monoculturas, uso de técnicas tradicionais de plantio e fertilização natural dos solos.
d) Reconcentração de terras, crescimento do uso de insumos industriais e agravamento da erosão dos solos.
e) Estatização das terras agrícolas, trabalho em comunas e produção voltada para o mercado interno.

03. (IFG) A partir da segunda metade do século XX, vários países do mundo, inclusive o Brasil, implantaram um pacote de medidas que recebeu o nome de revolução verde.

Assinale a alternativa que indica duas características desse momento.
a) Uso intensivo de agrotóxico; aplicação de adubos e fertilizantes.
b) Introdução de espécies vegetais nas florestas; uso de adubação orgânica.
c) Revitalização de biomas degradados; retorno da população urbana para o campo.
d) Surgimento de movimentos sociais no campo; aumento da produtividade e o fim da fome.
e) Uso de sementes selecionadas; uso de sementes transgênicas.

04. (MACKENZIE) A Revolução Verde, implantada mundialmente, a partir da Segunda Guerra Mundial, foi idealizada para salvar a agricultura dos países subdesenvolvidos de uma suposta incapacidade de vencer obstáculos tecnológicos. Ela visava aumentar a produção e a produtividade agrícola desses países, intensificando o processo de industrialização da agricultura. 

Várias medidas técnicas foram adotadas e o resultado mais expressivo foi: 
a) a erradicação quase total da subnutrição e da fome na maioria dos países subdesenvolvidos, em especial na América Latina. 
b) o favorecimento aos grandes proprietários, às empresas agrícolas e às empresas fornecedoras de máquinas e insumos para a agricultura. 
c) a incrementação de produção agrícola nos países desenvolvidos, por meio da biotecnologia, cujo excedente abasteceria as regiões mais carentes do planeta. 
d) a implantação de uma estrutura fundiária mais justa nos países subdesenvolvidos, pois, nos países que a implantaram, minimizou-se o fosso entre a grande e a pequena propriedade. 
e) a transferência das tecnologias dos países desenvolvidos para os países subdesenvolvidos, com a finalidade de cultivar exclusivamente gêneros de primeira necessidade para o abastecimento interno de seus mercados.

05. (ENEM) O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna. SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).

O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da
a) industrialização voltada para o setor de base.
b) economia da borracha no sul da Amazônia.
c) fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado.
d) exploração mineral na Chapada dos Guimarães.
e) extrativismo na região pantaneira.

06. (UNIFEI) A chamada Revolução Verde promoveu grande aumento da produtividade em diferentes regiões agrícolas do planeta, por meio do uso de fertilizantes químicos, agrotóxicos e sementes selecionadas. Apesar do desenvolvimento técnico e econômico, a Revolução Verde provocou consequências ecológicas e sociais. 

Assinale a alternativa incorreta.
a) A utilização de fertilizantes e de agrotóxicos tem por objetivo aumentar a produtividade e evitar quebra na safra.
b) Os fertilizantes e agrotóxicos são levados pela chuva para os córregos e rios, prejudicando o equilíbrio ecológico de seus ecossistemas.
c) Houve um enriquecimento tanto da flora quanto da fauna silvestre, devido a grande utilização de fertilizantes e produtos químicos.
d) Devido à utilização de fertilizantes e agrotóxicos, os produtos cultivados são mais vigorosos e abundantes. 

07. (FUVEST) Considere as afirmações abaixo, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde originalmente predominava a vegetação do Cerrado. 
I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em função do processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia. 
II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro-Oeste fosse, em grande parte, resolvido. 
III. O modelo fundiário predominante na ocupação da área do Cerrado imitou aquele vigente no oeste gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste nos últimos 30 anos. 

Está correto o que se afirma em 
a) I, apenas. 
b) II, apenas. 
c) III, apenas. 
d) I e II, apenas. 
e) I, II e III.

08. (UNIOESTE) Em relação às formas de uso e exploração agrícola, analise as afirmativas abaixo.

I. Na década de 1950, a Revolução Verde foi um evento que atingiu a maior parte dos países no mesmo momento histórico. Ela foi responsável pela manutenção de diversas famílias no campo e não modificou a estrutura fundiária do Brasil e de outros países.
II. A Revolução Verde surgiu após um processo de conscientização global sobre a importância da preservação ambiental, modificando o modo de produção e o uso dos recursos naturais. Nesse contexto está a agricultura orgânica, que não utiliza agrotóxicos.
III. Foi a partir da Revolução Verde que houve um grande crescimento da produção agrícola mundial, pois várias tecnologias foram implementadas, como máquinas, fertilizantes e defensivos.
IV. Apesar dos benefícios, a Revolução Verde trouxe problemas ambientais, como a contaminação das águas, perdas de solo por lixiviação, desmatamento e redução da biodiversidade.
V. A continuidade da Revolução Verde está nos alimentos transgênicos, porém, em virtude da pressão popular e das restrições feitas pelo governo federal, esse modelo de agricultura não vem crescendo no Brasil.

Assinale a alternativa correta. 
a) Apenas a alternativa V está incorreta.
b) Todas as alternativas estão incorretas.
c) Apenas a alternativa II está incorreta.
d) Apenas as alternativas I e V estão incorretas.
e) Apenas as alternativas I, II e V estão incorretas.

09. (ENEM) A modernização da agricultura, também conhecida como Revolução Verde, ficou marcada pela expansão da agricultura nacional. No entanto, trouxe consequências como o empobrecimento do solo, o aumento da erosão e dos custos de produção, entre outras. Atualmente, a preocupação com a agricultura sustentável tem suscitado práticas como a adubação verde, que consiste na incorporação ao solo de fitomassa de espécies vegetais distintas, sendo as mais difundidas as leguminosas. 

ANUNCIAÇÃO. G. C. F. Disponível em: www.muzifsuidemlnesadubr. Acesso em: 20 dez 2012 (adaptado).

A utilização de leguminosas nessa prática de cultivo visa reduzir a 
a) utilização de agrotóxicos. 
b) atividade biológica do solo. 
c) necessidade do uso de fertilizantes. 
d) decomposição da matéria orgânica. 
e) capacidade de armazenamento de água no solo.

10.  (UENP) Em relação à Revolução Verde, assinale a alternativa correta.

a) Foi idealizada sob o pretexto de que o mundo deveria assegurar uma produção de alimentos suficiente para exterminar a fome no planeta, principalmente nos países com problemas climáticos severos, tais como secas, chuvas torrenciais e sujeitos a desertificação.
b) Estava baseada na mecanização do campo, no uso de biotecnologia, na concentração da renda, na monocultura e na exportação de sementes oleaginosas.
c) A partir da década de 1950, com o processo de modernização, a agricultura deu um salto tecnológico ousado com o desenvolvimento de plantas geneticamente modificadas em laboratório. Genes de diversas espécies agrícolas foram alterados para aumentar a produtividade das lavouras, que passaram a ser cultivadas com a utilização de grande quantidade de insumos agrícolas e maquinários.
d) A concessão de financiamentos bancários subsidiados pelos governos, especialmente para os pequenos proprietários, visando o fortalecimento da agricultura de subsistência.
e) Com ela a fronteira agrícola avançou sobre as florestas, matas e campos naturais, drenando pântanos e alagadiços e contribuindo para o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável e orgânica.

11. (SANTA CASA) Para implantar essa política agrícola em nível mundial, seria necessário criar uma imagem perante a opinião pública de que este modo de produção provinha de avanços tecnológicos reconhecidos de maneira universal. Tal ideia vem acompanhada da propaganda sobre as supostas vantagens dessa política para o aumento da produtividade, no sentido de gerar abundância de alimentos. 

(Maria Luisa Mendonça. Economia política do agronegócio, 2018. Adaptado.)

Estabelecida na segunda metade do século XX, a política agrícola tratada no excerto corresponde à 
a) revolução verde. 
b) agricultura de jardinagem. 
c) agricultura 4.0. 
d) permacultura. 
e) plantation.

12. (UFV) No final dos anos 60 do século XX, o Brasil passou a vivenciar os impactos da Revolução Verde no desenvolvimento de uma agricultura moderna e de grande eficiência econômica. No entanto, a Revolução Verde trouxe também efeitos perversos de ordem social, econômica e ambiental. Das alternativas abaixo, assinale a que NÃO expressa um desses efeitos do processo de modernização da agricultura brasileira:

a) Ampliação do processo de concentração fundiária pela incorporação da chamada fronteira agrícola à produção capitalista.
b) Formação de um amplo contingente de trabalhadores volantes, dependentes de um mercado de trabalho com grande sazonalidade.
c) Degradação das áreas remanescentes de Mata Atlântica do Rio de Janeiro e São Paulo para a implantação da lavoura cafeeira.
d) Ampliação da dependência dos produtores ao mercado de sementes pela intensa utilização de híbridos.
e) Comprometimento dos recursos hídricos pelo assoreamento de cursos d'água e contaminação por produtos químicos.

13.  (UFPR) Sobre a “revolução verde”, assinale a alternativa correta.

a) Foi um movimento impulsionado pelos partidos verdes da Europa na segunda metade do século XX. Apontava ao aprimoramento, via mecanização, da produção agrícola e ao uso generalizado de sementes geneticamente modificadas. Ambas as medidas buscavam acabar com a fome no mundo.
b) Foi um movimento impulsionado em meados dos anos 80 do século XX por alguns países agrícolas, como a Índia, o Brasil e a Rússia, entre os mais importantes. Apontava ao redirecionamento da produção interna de alimentos para os países industrializados, para, assim, melhorar a balança comercial e aumentar o produto interno bruto.
c) Foi uma iniciativa, impulsionada na década de 1960, por alguns países do sul global, entre eles México, Índia e Filipinas. Visava transformar o cultivo do arroz e do trigo, na base de sementes geneticamente modificadas, que tornavam as safras mais resistentes a catástrofes naturais e pragas.
d) Foi organizada pelos partidos verdes europeus e sua organização global, o Greenpeace. Iniciada no último terço do século XX, visava a transformação dos modos de produção agrícola em cultivos orgânicos que respeitassem o meio ambiente.
e) O maior impacto da revolução verde foi obtido na África, na década de 1960, onde, por haver uma população eminentemente agrária, combinaram-se técnicas industriais e tradições de cultivo, melhorando e diversificando a produção de maneira que os excedentes fossem exportados para o resto do mundo.

14. (EFEI-SP) Com relação à chamada "Revolução Verde", é incorreto afirmar que: 

a) Esta surgiu a partir da década de 50 com o sucesso do plantio de sementes híbridas de milho, trigo e arroz. 
b) A introdução de novas variedades de grãos aumentou ainda mais a dependência dos países subdesenvolvidos. 
c) O plantio de sementes híbridas requer o emprego significativo de fertilizantes e inseticidas, monopólio das empresas multinacionais. 
d) A Revolução Verde conseguiu dobrar a produção agrícola nos países subdesenvolvidos, afastando o fantasma da fome. 
e) Para bancar os grandes gastos de importação das sementes e insumos, os países subdesenvolvidos intensificaram as exportações agrícolas, retraindo a agricultura de subsistência. 

15. (UEA) A agroecologia adota princípios sustentáveis nas relações de produção no campo, constituindo-se uma alternativa ao modelo de agricultura definido pela

a) economia informal.
b) revolução verde.
c) rotação de culturas.
d) especulação financeira.
e) teoria do desenvolvimento.







01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
C
DABCCDECCACCDB
16
17
18
19
20
21
22
23
242526272829
30
-
--------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário