Primeira lei de Mendel - 30 Exercícios com gabarito

01. (FUC-MT) Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:
a) 100% vv, verdes;
b) 100% VV, amarelas;
c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes;
d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas;
e) 25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes.

02. (UFMG) Indique a proposição que completa, de forma correta, a afirmativa abaixo:
Por meiose, uma célula ________ com ________ cromossomos formará _______ células ­­­­­­­­­­­_________________, com _________ cromossomos cada uma.
a) 2n, 20, 02, 2n, 20.
b) Diploide, 10, 04, haploides, 05.
c) Diploide, 46, 04, haploides, 23.
d) n, 10, 02, 2n, 05.
e) Haploide, 05, 04, n, 20.
f) 2n, 30, 04, n, 15.

03. (Unifesp) Uma planta A e outra B, com ervilhas amarelas e de genótipos desconhecidos, foram cruzadas com plantas C que produzem ervilhas verdes. O cruzamento A x C originou 100% de plantas com ervilhas amarelas e o cruzamento B x C originou 50% de plantas com ervilhas amarelas e 50% verdes. Os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente,
a) Vv, vv, VV.
b) VV, vv, Vv.
c) VV, Vv, vv.
d) vv, VV, Vv.
e) vv, Vv, VV

04. (Unifor-CE) Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte:
I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par.
II. Cada par de alelos presentes nas células diploides separa-se na meiose, de modo que cada célula haploide só recebe um alelo do par.
III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes.

A primeira lei de Mendel está expressa em:a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.

05. (FUVEST) Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas de flores vermelhas cruzadas com plantas de flores brancas produzem plantas de flores cor-de-rosa.
Do cruzamento entre plantas de flores cor-de-rosa, resultam plantas com flores:
a) das três cores, em igual proporção.
b) das três cores, prevalecendo as cor-de-rosa.
c) das três cores, prevalecendo as vermelhas.
d) somente cor-de-rosa.
e) somente vermelhas e brancas, em igual proporção.

06. (Fuvest-SP) Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:
Apresentam genótipo Aa as linhagens:
a) I e II.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I e IV.
e) III e IV.

07. (PUC-SP) Em relação à anomalia gênica autossômica recessiva albinismo, qual será a proporção de espermatozoides que conterá o gene A em um homem heterozigoto?
a) 1/2
b) 1/4
c) 1/8
d) 1/3
e) 1

08. (UFC-CE) Olhos castanhos são dominantes sobre os olhos azuis. Um homem de olhos castanhos, filho de pai de olhos castanhos e mãe de olhos azuis, casa-se com uma mulher de olhos azuis. A probabilidade de que tenham um filho de olhos azuis é de:
a) 25%
b) 50%
c) 0%
d) 100%
e) 75%

09. (OSEC-SP) Do primeiro cruzamento de um casal de ratos de cauda média nasceram dois ratinhos de cauda média e um ratinho de cauda longa. Foram então feitas várias suposições a respeito da transmissão da herança desse caráter. Assinale a que lhe parecer mais correta.
a) Cauda média é dominante sobre cauda longa.
b) Ambos os pais são homozigotos.
c) Ambos os pais são heterozigotos.
d) Cauda longa é dominante sobre cauda média.
e) As suposições a e c são aceitáveis.

10. (UFPR) Um retrocruzamento sempre significa:
a) cruzamento entre dois heterozigotos obtidos em F1.
b) cruzamento entre um heterozigoto obtido em F1 e o indivíduo dominante da geração P.
c) cruzamento de qualquer indivíduo de F2 com qualquer indivíduo de F1.
d) cruzamento entre um heterozigoto de F1 e o indivíduo recessivo da geração P.
e) cruzamento de dois indivíduos de F2.

11. (UFPA) Usando seus conhecimentos de probabilidade, Mendel chegou às seguintes conclusões, com exceção de uma delas. Indique-a:
a) Há fatores definidos (mais tarde chamados genes) que determinam as características hereditárias.
b) Uma planta possui dois alelos para cada caráter os quais podem ser iguais ou diferentes.
c) Os alelos se distribuem nos gametas sem se modificarem e com igual probabilidade.
d) Na fecundação, a união dos gametas se dá ao acaso, podendo-se prever as proporções dos vários tipos de descendentes.
e) Os fatores (genes) responsáveis pela herança dos caracteres estão localizados no interior do núcleo, em estruturas chamadas cromossomos.

12. (UFBA) No heredograma a seguir, os símbolos em preto representam indivíduos afetados pela polidactilia e os símbolos em branco, indivíduos normais. Conclui-se, desse heredograma, que, em relação à polidactilia:
a) os indivíduos afetados sempre são homozigotos.
b) os indivíduos normais sempre são heterozigotos.
c) os indivíduos heterozigotos são apenas de um dos dois sexos.
d) pais normais originam indivíduos homozigotos recessivos.
e) pais normais originam indivíduos heterozigotos.

13.  (PUC-SP) A determinação da cor do caju (vermelha ou amarela) é devida a um par de genes alelos. O gene dominante determina cor vermelha. Um cajueiro proveniente de semente heterozigota deverá produzir:
a) cajus vermelhos, vermelho-amarelados e amarelos, na proporção de 1:2:1.
b) cajus vermelhos e amarelos, na proporção de 3:1.
c) cajus vermelhos e amarelos, na proporção de 1:1.
d) apenas cajus amarelos.
e) apenas cajus vermelhos.

14. (UFV) Frutos com fenótipo “Violeta” são os únicos resultantes de herança do tipo dominância incompleta entre cruzamentos de plantas com fruto “Roxo” e plantas com fruto “Branco”. Foram obtidas, de um cruzamento entre heterozigotas, 48 plantas. Espera-se que a proporção fenotípica do fruto entre as plantas descendentes seja:
a) Violeta (0): Roxo (36): Branco (12).
b) Violeta (12): Roxo (24): Branco (12).
c) Violeta (24): Roxo (12): Branco (12).
d) Violeta (36): Roxo (12): Branco (0).
e) Violeta (48): Roxo (0): Branco (0).

15. (UFSCAR) Que é fenótipo?
a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.
b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.
c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.
d) É o conjunto de características de um indivíduo.
e) É o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo.

16. (UECE) Um grupo de coelhos de mesmo genótipo foi mantido junto em uma gaiola e produziu 27 animais de coloração escura para 9 de coloração clara. Admitindo-se para C o gene dominante e c para o gene recessivo, qual o genótipo dos animais, respectivamente para machos e fêmeas?
a) CC x cc
b) Cc x CC
c) cc x cc
d) CC x CC
e) Cc x Cc

17. (FUCMT-MS) Nos coelhos, a cor preta dos pêlos é dominante em relação à cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Destes, o número de heterozigotos provavelmente é:
a) zero
b) 90
c) 180
d) 270
e) 360

18. (FCC-SP) Considere as conclusões abaixo:
I. Os caracteres hereditários são determinados por fatores.
II. Nos zigotos há um par de fatores para cada caráter, e fatores de mesmo par podem ser iguais ou diferentes.
III. Nos gametas há apenas um fator de cada par.
IV. Quando os fatores de um par são diferentes, só um manifesta seu efeito.
As que resultam das experiências de Mendel são:
a) apenas I, II e III.
b) apenas I, II e IV.
c) apenas I, III e IV.
d) apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.

19. (UEPI) Em uma família planejada para três filhos, qual a probabilidade de serem todos do mesmo sexo?
a) 1/2
b) 1/4
c) 1/8
d) 1/16
e) 1/32

20. (PUC-SP) Sabe-se que, em determinada raça de gatos, a pelagem preta uniforme é condicionada por um gene dominante B e a pelagem branca uniforme, pelo seu alelo recessivo b. Do cruzamento de um casal de gatos pretos, ambos heterozigotos, espera-se que nasçam:
a) 100% de gatos pretos.
b) 100% de gatos brancos.
c) 25% de gatos pretos, 50% de malhados e 25% de brancos.
d) 75% de gatos pretos e 25% de gatos brancos.
e) 100% de gatos malhados.

21. (UNIVAG) A proporção 3 fenótipos amarelos para 1 fenótipo verde (3:1), obtida nas autofecundações de ervilhas híbridas realizadas por Gregor Mendel no século XIX, demonstrou
a) a base matemática científica para a descoberta do núcleo celular.
b) a existência de fatores pares na determinação de características hereditárias.
c) que a recombinação de alelos ocorre em função da permutação.
d) a função dos cromossomos como material genético dos organismos.
e) que as características hereditárias estão contidas no DNA dos organismos.

22. (UFSCar) De forma técnica e científica, em laboratórios especializados, e de forma prática e cotidiana em criações de animais domésticos, são realizados cruzamentos que permitem verificar de forma simples a transmissão de características genéticas recessivas, como o albinismo, que envolve apenas um par de alelos. Suponha que um coelho macho não albino, com genótipo heterozigoto Aa, foi cruzado com uma fêmea albina aa. A partir desse cruzamento, a probabilidade de nascimento de um filhote albino é
a) de 100 %.
b) de 75 %.
c) de 50 %.
d) de 25 %.
e) nula.

23. (PUC-RS) A doença de Gaucher, autossômica recessiva, afeta o metabolismo dos lipídios. O afetado, se não tratado, tem aumento do fígado e do baço, anemia, diminuição de plaquetas e de glóbulos brancos, desgaste ósseo, fadiga, cansaço e atraso de crescimento. É correto afirmar que um paciente com esta doença transmite o gene defeituoso para
a) seus filhos homens, apenas.
b) suas filhas mulheres, apenas.
c) 25% de sua descendência, apenas.
d) 50% de sua descendência, apenas.
e) 100% de sua descendência.

24. (UFRGS-RS) Feita a análise genealógica de uma família, relativamente à ocorrência de uma determinada anomalia, obteve-se o quadro a seguir. Nele, os indivíduos afetados aparecem em cinza, enquanto os normais aparecem em branco. Assinale, entre as alternativas, a única afirmação absolutamente correta que se pode fazer a partir dos dados obtidos.

a) A anomalia é recessiva em relação à normalidade.
b) Pelos dados, não podemos decidir sobre a dominância ou a recessividade da anomalia.
c) O indivíduo 1 é heterozigoto.
d) O indivíduo 6 é portador de genes para a anomalia.
e) Do casamento do indivíduo 9 com o 11 não podem resultar filhos anômalos.

25. (UESB-BA) “Entre os dois há uma disparidade que não é explicada por doença ou anomalia genética. ‘O motivo da diferença entre a altura de Amaro e a de seu filho é que um teve comida na época certa e o outro, não’.”
A situação descrita evidencia:
a) a composição genética como condição única para a determinação de um caráter.
b) a interação entre o potencial genético e a variação ambiental na produção do fenótipo.
c) a ausência de limites temporais na expressão de um genótipo ao longo do desenvolvimento.
d) a importância de uma alimentação balanceada na uniformidade da altura na população.
e) o papel do alimento na mudança da constituição genética dos indivíduos.

26. (UNIP-SP) Para detectar se um indivíduo que apresenta um caráter dominante é homozigoto ou heterozigoto, o correto é cruzar esse indivíduo com um:
a) heterozigoto dominante.
b) homozigoto recessivo.
c) homozigoto dominante.
d) hemizigoto recessivo.
e) heterozigoto recessivo.

27. (FUVEST) O gene autossômico que condiciona pelos curtos no coelho é dominante em relação ao gene que determina pelos longos. Do cruzamento entre coelhos heterozigotos nasceram 480 coelhinhos, dos quais 360 tinham pelos curtos. Entre esses coelhinhos de pelos curtos o número esperado de heterozigotos é:
a) 180.
b) 240.
c) 90.
d) 120.
e) 360.

28. (PUC-MS) Nos coelhos, a cor preta dos pêlos é dominante em relação à cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Destes, o número de heterozigotos provavelmente é:
a) zero
b) 90
c) 180
d) 270
e) 360

29. (OSEC-SP) Quando dois indivíduos que manifestam um caráter dominante têm um primeiro filho que manifesta o caráter recessivo, a probabilidade de um segundo filho ser igual ao primeiro é:
a) 3/4
b) 1/2
c) 1/4
d) 1/8
e) 1/16

30. (FPS) Com relação à primeira lei de Mendel, analise as proposições abaixo.
1. Cada característica de um organismo é condicionada por dois fatores (genes alelos), um proveniente do pai e outro da mãe.
2. Os dois fatores do par (ou alelos) são transmitidos para cada gameta, no momento da sua formação.
3. Com a união dos gametas na fecundação, o par de alelos para cada característica é reconstituído.
4. No momento da formação dos gametas, os alelos se separam indo apenas um para cada gameta.
5. Um alelo do par é transmitido, dependente da sua manifestação.
Estão corretas, apenas:
a) 2, 3 e 4.
b) 3, 4 e 5.
c) 1, 3 e 4.
d) 1, 4 e 5.
e) 1, 2 e 3.





01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
C
CCCBCABED
11
12
13
14
15
16
17181920
E
DECCECECD
21
22
23
24
25
26
27282930
B
CEBBBBCCC

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