Superfície das células - 19 Exercícios Resolvidos

1. (UFPA) Sabemos que as células necessitam de trocar substâncias com o meio para manterem-se vivas. Isso porque elas precisam receber nutrientes e oxigênio e eliminar resíduos de seu metabolismo. As trocas entre as células e o meio podem ocorrer sob diversas formas. A passagem do oxigênio para o interior das células e a do gás carbônico para o meio externo ocorrem devido a um processo que consiste no

a) transporte passivo através de membrana semipermeável com a passagem do soluto do meio mais concentrado para o menos concentrado.
b) transporte ativo através da membrana, no qual a energia é utilizada para manter a concentração elevada de um determinado íon no interior da célula, apesar de existir uma concentração baixa do mesmo íon no meio exterior.
c) transporte facilitado a partir do estabelecimento de diferença de cargas elétricas na membrana plasmática.
d) movimento de moléculas do meio onde elas estão mais concentradas para onde estão menos concentradas, no sentido de igualar a concentração.
e) movimento de substâncias do meio menos concentrado para o mais concentrado, com o auxílio de proteínas respiratórias.

2. A membrana plasmática, além de isolar os componentes internos de uma célula do meio externo, auxilia na entrada e saída de determinadas substâncias. Por permitir a passagem apenas de certas substâncias, dizemos que a membrana plasmática é:

a) impermeável.
b) semipermeável.
c) permeável.
d) impenetrável.

3. (UEVA- CE) A membrana plasmática é um complexo lipoproteico, seletivo, que possibilita as diferentes concentrações e trocas iônicas entre os meios intra e extracelular. É correto afirmar:

a) Lipossolubilidade e gradiente de concentração são fatores inerentes ao transporte passivo.
b) Na difusão simples, quanto maior a molécula do soluto, mais rápido será seu transporte pela membrana.
c) A concentração de soluto determina o fenômeno osmótico pela maior permeabilidade da membrana.
d) Na difusão simples, a taxa de transporte pela membrana corresponde à mesma taxa comparada à difusão facilitada.

4. (UFC) Que processo, provavelmente, estaria ocorrendo em grande extensão, em células cuja membrana celular apresentasse microvilosidades?
A) Detoxificação de drogas.
B) Secreção de esteróides.
C) Síntese de proteínas.
D) Catabolismo.
E) Absorção.

5.  (Covest) Assinale a alternativa INCORRETA:
a) A difusão simples é um tipo de transporte passivo através da membrana plasmática que ocorre quando existem condições de grandiente de concentração sem haver gasto de energia.
b) A difusão facilitada utiliza proteínas carregadoras para o transporte de açúcares simples e aminoácidos através de membrana constituindo, por essa razão, um processo de transporte ativo.
c) A membrana plasmática é formada por uma camada bimolecular de fosfolipídeos onde estão dispersas moléculas de proteínas globulares, dispostas como um mosaico.
d) Qualquer processo de captura por meio do envolvimento de partículas é chamado endocitose.
e) Na fagocitose a célula engloba partículas sólidas para através da emissão de pseudópodes que as englobam formando um vacúolo alimentar denominado fagossomo.

6. (UFG) A análise de uma lâmina histológica com células da escama interna do bulbo de cebola permite a identificação deste material como sendo de origem vegetal pela observação de
a) nucléolo e cloroplasto.
b) vacúolo e lisossomo.
c) cloroplasto e parede celulósica.
d) membrana celular e lisossomo.
e) parede celulósica e vacúolo.

7. (UEL) O movimento de moléculas de aminoácidos para o interior das células faz-se, geralmente, por
a) osmose.
b) simples difusão.
c) difusão facilitada.
d) transporte ativo.
e) fagocitose.

8. (CESGRANRIO) Na coluna da direita estão descritas três formas de transporte de substâncias através de membranas e na coluna da esquerda os termos com que essas formas de transporte são conhecidas. Correlacione-as. 
1. Transporte passivo. 
2. Transporte ativo. 
3. Difusão facilitada. 
I. Determinadas substâncias são transportadas através da membrana plasmática mesmo contra um gradiente osmótico, havendo neste caso um grande consumo energético por parte da célula. 
II. A velocidade de penetração de certas substâncias através da membrana plasmática é acelerada pela presença de moléculas transportadoras. 
III. A penetração de varias substâncias através da membrana plasmática se dá devido a um gradiente osmótico, sendo este um processo físico de difusão. 
a) 1 – I; 2 – II; 3 – III. 
b) 1 – I; 2 – III; 3 – II. 
c) 1 – II; 2 – III; 3 – I. 
d) 1 – III; 2 – II; 3 – I. 
e) 1 – III; 2 – I; 3 – II.

9. (UFES) As moléculas de glicose atravessam a membrana celular das células intestinais, combinadas com moléculas de proteínas transportadoras denominadas permeases. Esse processo é denominado: 
a) transporte de massa. 
b) difusão facilitada.
c) endocitose. 
d) transporte ativo.
e) osmose.  

10. (UnG) Batatas, antes de serem fritas, são imersas em água com sal durante alguns minutos e depois escorridas em papel absorvente. Além de realçar o sabor, qual o efeito biológico acarretado por essa providência?
a) As batatas amolecem tornando-se mais fáceis de mastigar.
b) A água com sal hidrata o alimento tornando-o mais volumoso.
c) A água lava o alimento e elimina as bactérias alojadas nas células.
d) As batatas perdem água, fritam melhor e tornam-se mais crocantes.
e) A água acelera os processos mitóticos, aumentando a massa das batatas.

11. (UERJ) Observe, a seguir, o esquema de uma célula eucariota. 

(Adaptado de HOLTZMAN & NOVIKOFF. "Células e estrutura celular". Rio de Janeiro: Interamericana, 1985.) 
Os processos relativos à glicólise em condições anaeróbicas, à síntese de RNA, à parte aeróbica da respiração e ao transporte ativo de íons sódio e potássio ocorrem, respectivamente, nas estruturas celulares correspondentes aos seguintes números:
a) 8, 5, 3, 7 
b) 6, 5, 4, 7
c) 6, 2, 1, 8 
d) 1, 3, 8, 4 

12. (UFRRJ) O transporte de potássio (K+) através da membrana da célula pode ser feito por diferentes processos de transporte transmembrana. Analise a variação na taxa de transporte de K+ através da membrana de uma célula em função da temperatura.

De acordo com os resultados apresentados na figura,
a) a curva A representa o transporte feito por um mecanismo de difusão facilitada.
b) a curva B representa a passagem do K+ por um processo de difusão simples.
c) podemos afirmar que ambas as curvas estão relacionadas a processos de transporte ativo.
d) a curva B reflete um processo de transporte por difusão facilitada.
e) em A devemos ter a presença de uma permease, atuando no transporte do K+.

13. (UNIFESP) O uso de vinagre e sal de cozinha em uma salada de alface, além de conferir mais sabor, serve também para eliminar microorganismos causadores de doenças, como as amebas, por exemplo. O inconveniente do uso desse tempero é que, depois de algum tempo, as folhas murcham e perdem parte de sua textura. Esses fenômenos ocorrem porque
a) as amebas morrem ao perderem água rapidamente por osmose. Já as células da alface possuem um envoltório que mantém sua forma mesmo quando perdem água por osmose e, por isso, murcham mais lentamente.
b) tanto as amebas quanto as células da alface não possuem barreiras para a perda de água por difusão simples. Ocorre que, no caso da alface, trata-se de um tecido e não de um único organismo e, portanto, a desidratação é notada mais tardiamente.
c) as amebas morrem ao perderem água por osmose, um processo mais rápido. Em contrapartida, as células da alface perdem água por difusão facilitada, um processo mais lento e, por isso, percebido mais tardiamente.
d) o vinagre, por ser ácido, destrói a membrana plasmática das amebas, provocando sua morte. No caso da alface, o envoltório das células não é afetado pelo vinagre, mas perde água por difusão simples, provocada pela presença do sal.
e) nas amebas, a bomba de sódio atua fortemente capturando esse íon presente no sal, provocando a entrada excessiva de água e causando a morte desses organismos. As células da alface não possuem tal bomba e murcham por perda de água por osmose.

14. (UFPE) Medindo-se a concentração de dois importantes íons, Na+ e K+, observa-se maior concentração de íons Na+ no meio extracelular do que no meio intracelular. O contrário acontece com os íons . Íons de Na+ são capturados do citoplasma para o meio extracelular, e íons de potássio (K+) são capturados do meio extracelular para o meio intracelular, como mostrado na figura adiante. Este processo é conhecido como:
a) difusão facilitada por permeases intracelulares.
b) osmose em meio hipertônico.
c) difusão simples.
d) transporte ativo.
e) transporte por poros da membrana plasmática.

15. (CESGRANRIO) O esquema a seguir representa a passagem de íons Na+ (sódio) e K+ (potássio) através da membrana plasmática.

Em relação ao processo esquematizado, podemos afirmar que:
a) por transporte ativo os íons Na+ entram na célula objetivando atingir a isotonia.
b) por difusão os íons K+ entram na célula contra um gradiente de concentração.
c) a entrada de íons K+ por transporte ativo é compensada pela saída de Na+ pelo mesmo processo.
d) a saída de íons Na+ por transporte passivo serve para contrabalançar a entrada dos mesmos íons por transporte ativo.
e) para entrada e saída desses íons da célula não são consumidas moléculas de ATP.

16. (PUCCAMP) O esquema a seguir mostra os movimentos de íons Na+ e K+ entre uma célula e o meio no qual ela se encontra.

Em uma célula de mamífero, a concentração de Na+ é 10 vezes maior no meio extracelular do que no interior da célula, ao passo que a concentração de K+ é 30 vezes maior no meio intracelular do que no meio extracelular.
No esquema, as setas inteiras e as setas pontilhadas representam, respectivamente,
a) osmose e difusão facilitada.
b) osmose e transporte ativo.
c) transporte ativo e difusão facilitada.
d) transporte ativo e osmose.
e) difusão facilitada e transporte ativo.

17. (UFPEL) Com relação aos mecanismos de transporte através da membrana celular em eucariotos, é correto afirmar que
a) o mecanismo de transporte que ocorre quando uma célula vegetal é colocada em meio hipotônico é denominado plasmólise.
b) o mecanismo conhecido como bomba de sódio e potássio ocorre através do transporte ativo e a favor de um gradiente de concentração
c) a hemólise, isto e, o rompimento dos glóbulos vermelhos (hemácias) ocorre quando estes são colocados em um meio hipertônico.
d) a difusão simples é um transporte que ocorre a favor de um gradiente de concentração e sem gasto de energia.

18. (CESGRANRIO) No que diz respeito à osmose, em condições normais, podemos fazer a seguinte afirmação:
a) As hemácias dos mamíferos são hipotônicas em relação ao sangue e à linfa.
b) As células dos animais superiores são isotônicas em relação ao sangue e à linfa.
c) Os paramécios, com vacúolo pulsátil, são isotônicos em relação ao meio ambiente.
d) Os unicelulares com vacúolo pulsátil são hipotônicos em relação ao meio ambiente.
e) Os unicelulares de água salgada são geralmente hipotônicos em relação ao meio ambiente.

19. (CESGRANRIO) O aparelho representado na figura a seguir possui no interior do tubo de vidro, de extremidade inferior afunilada, uma solução concentrada de sacarose (xarope) separada da água contida no recipiente externo por uma membrana semipermeável. De acordo com os princípios de osmose, podem ser tiradas as seguintes conclusões:

I. É a passagem de água do recipiente externo para o interior do tubo que provoca a elevação da coluna de xarope a um nível que está acima do nível da água no recipiente externo.
II. A altura da coluna líquida no interior do tubo depende tão somente da pressão atmosférica que se exerce sobre a superfície ampla do recipiente externo compensando a maior densidade da solução do açúcar na coluna do xarope.
III. A diferença entre a altura da coluna liquida no interior do tubo e o nível de água no recipiente externo é proporcional à diferença de concentração da água em cada lado da membrana e é uma medida indireta da pressão osmótica.
Assinale:
a) Se somente I estiver correta.
b) Se somente II estiver correta.
c) Se somente III estiver correta.
d) Se somente I e II estiverem corretas.
e) Se somente I e III estiverem corretas.



GABARITO



0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
0

D
B
A
E
B
E
C
E
B
1
D
A
D
A
D
C
C
C
B
E

Um comentário:

  1. O gabarito está confuso. Qual é a resposta correta da 1° questão (da UFPA)?

    ResponderExcluir