Vírus - 30 Exercícios com gabarito

01. (CETREDE) - Estão listados a seguir os passos pelos quais um vírus é replicado. Enumere-os na ordem correta em que cada um ocorre.
(  ) Síntese das proteínas do vírus.
(  ) Adesão da capa do vírus com a membrana celular.
(  ) Produção de proteínas.
(  ) Abandono da cápsula.
(  ) Liberação do vírus da célula.
(  ) Replicação do RNA viral.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
a) III – I – V – II – VI – IV
b) III – VI – IV – II – V – I
c) V – I – IV – II – VI – II
d) III – II – VI – IV – I – V
e) IV – I – V – II – VI – III

02. (FATEC-SP) - Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. 
(Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)

De acordo com o texto, é correto afirmar:
a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.
b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.
c) Os vírus não têm metabolismo próprio.
d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.
e) As viroses são transcrições genéticas induzidas pelos vírus que degeneram a cromatina na célula hospedeira.

03. (AOCP) - Os vírus não são formados por células, mas é dentro delas que eles conseguem se reproduzir. A respeito dos vírus, assinale a alternativa correta.
a) Os vírus utilizam os nucleotídeos e as enzimas da célula hospedeira para criar cópias de seu material genético e coordenar a síntese de proteínas da cápsula viral.
b) Nos retrovírus, o DNA é a molécula que sintetiza o RNA e produz a enzima transcriptase reversa, a qual viabiliza esse processo.
c) O capsídeo é a estrutura viral que transmite o bacteriófago patogênico, tal qual ocorre com o mosquito que transmite o vírus da dengue.
d) No interior da célula, o mRNA viral direciona a produção de uma enzima que inativa o DNA da bactéria e promove a duplicação celular.
e) A enzima lipase reversa orienta a produção de moléculas de mRNA viral e um conjunto de nucleocapsídeos cobertos por uma membrana lipídica.

04. (Albert Einstein) - Nas plantas de tabaco ocorre uma doença conhecida como mosaico do tabaco, provocada pelo vírus TMV. O TMV tem constituição simples: uma única molécula de RNA encapsulada em um revestimento de proteína. Linhagens diferentes desses vírus são identificáveis pela composição do envoltório proteico. Em um experimento clássico da década de 1950, pesquisadores trabalharam com duas linhagens de TMV. Em cada uma das linhagens, separaram as proteínas do RNA. Em seguida, reuniram as proteínas da linhagem A com o RNA da linhagem B e vice-versa, reconstituindo, assim, vírus completos capazes de infectar as folhas do tabaco. Se uma planta de tabaco fosse infectada com uma linhagem mista de TMV contendo proteínas da linhagem A e RNA da linhagem B, seria esperado encontrar, após algum tempo, nas folhas infectadas,
a) apenas vírus mistos, contendo proteína da linhagem A e RNA da linhagem B. 
b) apenas vírus mistos, contendo proteína da linhagem B e RNA da linhagem A. 
c) apenas vírus da linhagem B. 
d) apenas vírus da linhagem A.

05. (FUVEST) - Um argumento correto que pode ser usado para apoiar a ideia de que os vírus são seres vivos é o de que eles 
a) não dependem do hospedeiro para a reprodução. 
b) possuem número de genes semelhante ao dos organismos multicelulares. 
c) utilizam o mesmo código genético das outras formas de vida. 
d) sintetizam carboidratos e lipídios, independentemente do hospedeiro. 
e) sintetizam suas proteínas independentemente do hospedeiro.

06. (UNIFESPO) - Um pesquisador pretende manter uma cultura de células e infectá-las com determinado tipo de vírus, como experimento. Assinale a alternativa que contém a recomendação e a justificativa corretas a serem tomadas como procedimento experimental. 
a) É importante garantir que haja partículas virais (vírus) completas. Uma partícula viral completa origina-se diretamente de outra partícula viral pré-existente. 
b) Deve-se levar em conta a natureza da célula que será infectada pelo vírus: células animais, vegetais ou bactérias. Protistas e fungos não são hospedeiros de vírus. 
c) Deve-se garantir o aporte de energia para as células da cultura na qual os vírus serão inseridos. Essa energia será usada tanto pelas células quanto pelos vírus, já que estes não produzem ATP. 
d) Na análise dos dados, é preciso atenção para o ácido nucléico em estudo. Um vírus pode conter mais de uma molécula de DNA: a sua própria e a que codifica para a proteína da cápsula. 
e) É necessário escolher células que tenham enzimas capazes de digerir a cápsula proteica do vírus. A partir da digestão dessa cápsula, o ácido nucléico viral é liberado.

07. (QUESTÃO) - O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2 que vem acometendo a população mundial nos últimos anos. Para evitar a propagação do vírus é recomentado o uso de álcool e a lavagem das mãos com sabão. O uso destas medidas de prevenção afeta diretamente qual estrutura do vírus?
a) Ácidos nucleicos.
b) Capsídeo.
c) Envelope.
d) Nucleocapsídio.
e) RNA.

08. (FGV-SP) - Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe estão trabalhando no desenvolvimento de moléculas contra o coronavírus. O estudo emprega cavalos que recebem o vírus e produzem essas moléculas que serão extraídas do plasma desses animais, depois purificadas em laboratório para que possam ser aplicadas em pessoas.
(https://pequenoprincipe.org.br. Adaptado.)

O estudo descrito no texto tem por objetivo produzir moléculas que 
a) estimulam as células de memória imunológica, já presentes em pessoas imunizadas pelas vacinas, a produzirem outras moléculas contra a covid-19. 
b) estimulam no cavalo a proliferação de células de memória imunológica para a fabricação de outras moléculas que serão aplicadas em pessoas que não tiveram a covid-19. 
c) não estimulam a proliferação de células de memória imunológica nas pessoas doentes e que imunizam as pessoas que não tiveram a covid-19. 
d) estimulam nas pessoas a fabricação de células de memória imunológica para combaterem o coronavírus em uma pessoa com a covid-19. 
e) não estimulam a proliferação de células do sistema de memória imunológicas nas pessoas e que neutralizam moléculas do coronavírus em pessoas com a covid-19.

09. (ENEM) - Na família Retroviridae encontram-se diversos vírus que infectam aves e mamíferos, sendo caracterizada pela produção de DNA a partir de uma molécula de RNA. Alguns retrovírus infectam exclusivamente humanos, não necessitando de outros hospedeiros, reservatórios ou vetores biológicos. As infecções ocasionadas por esses vírus vêm causando mortes e grandes prejuízos ao desenvolvimento social e econômico. Nesse contexto, pesquisadores têm produzido medicamentos que contribuem para o tratamento dessas doenças.
Que avanços tecnológicos têm contribuído para o tratamento dessas infecções virais? 
a) Melhoria dos métodos de controle dos vetores desses vírus. 
b) Fabricação de soros mutagênicos para combate desses vírus. 
c) Investimento da indústria em equipamentos de proteção individual. 
d) Produção de vacinas que evitam a infecção das células hospedeiras. 
e) Desenvolvimento de antirretrovirais que dificultam a reprodução desses vírus.

10. (UNICAMP) - A partícula viral do novo coronavírus (SARS-CoV-2), conhecida como vírion, é constituída por poucas proteínas, uma fita de RNA e um envelope derivado de estruturas celulares, como membrana plasmática e organelas. A Organização Mundial de Saúde recomenda hábitos de higiene para prevenção da contaminação ao SARS-CoV-2, incluindo lavar com frequência as mãos com água e sabão. 
(Adaptado de https://www.bbc.com/portuguese/geral-52096406. Acessado em 25/07/2020.)
Considerando seus conhecimentos sobre vírus, assinale a alternativa que justifica a recomendação apresentada no texto. 
a) As poucas proteínas que compõem o nucleocapsídeo são diluídas em contato com sabão e água, na qual existe pouca tensão superficial, e, portanto, a partícula viral não é capaz de infectar a célula humana. 
b) O envelope viral é formado por lipídios, moléculas anfipáticas, que, em contato com sabão e água (moléculas apolar e polar respectivamente), têm sua estrutura rompida, inativando assim a partícula viral. 
c) A fita de RNA é formada por nucleotídeos que contêm ribose, açúcar e fosfato, e, em contato com sabão e água, têm sua capacidade de integração ao DNA da célula humana bloqueada. 
d) As organelas, constituídas por lipídios, carboidratos e proteínas, em contato com sabão e água, são clivadas e perdem a capacidade de produzir moléculas essenciais ao metabolismo viral.

11. (IFES) - Os vírus são parasitas que atacam diversos organismos e apresentam uma estrutura composta por uma ou mais proteínas, formando o capsídio que envolve o ácido nucleico. Alguns têm revestimento semelhante a uma concha, que protege o ácido nucleico. Certos vírus também apresentam um envoltório de moléculas de lipídios intercaladas com proteínas na superfície externa do capsídio. Com relação aos vírus, assinale a alternativa CORRETA.
a) As proteínas e os lipídios de superfície ajudam no reconhecimento de células hospedeiras potenciais.
b) Por apresentarem células procarióticas as bactérias não são parasitadas por vírus.
c) São parasitas de bactérias, protozoários e animais não afetando células vegetais.
d) Normalmente, um tipo específico de vírus pode parasitar diferentes organismos e tecidos.
e) Não atravessam filtros que permitem a passagem de bactérias.

12. (FAMERP) - Não é indicado que mulheres gestantes tomem a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, porque alguns dos seus componentes poderiam causar malformações ao feto. Caso uma gestante adquira sarampo, existe uma medida excepcional de tratamento, que consiste na aplicação, por via intravenosa e em qualquer fase da gestação, de imunoglobulinas extraídas do sangue de doadores. Essa medida protege o corpo da gestante infectada pelo vírus porque as imunoglobulinas aplicadas 
a) desencadeiam a produção de antígenos. 
b) promovem a imunidade passiva artificial. 
c) estimulam a imunidade ativa natural. 
d) reduzem a resposta imunológica humoral. 
e) atuam de forma inespecífica contra os antígenos.

13. (MACKENZIE) - A respeito dos vírus, assinale a alternativa correta. 
a) São todos endoparasitas celulares. 
b) Os antibióticos só são eficazes contra alguns tipos. 
c) Todos eles possuem o DNA e o RNA como material genético. 
d) Atualmente existem vacinas contra todos os tipos. 
e) Alguns deles possuem reprodução sexuada.

14. (UFSC) - Virologia é a especialidade biológica que estuda os vírus e suas propriedades, como mecanismos de replicação, sistemas de reparo e capacidade de infecção. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
a) As mutações são decorrentes de falhas do sistema de reparo de erros durante a replicação viral e só acontecem em vírus de RNA.
b) As mutações podem ser eventos naturais esperados dentro do processo evolutivo de qualquer vírus, e algumas delas são prejudiciais ao próprio vírus.
c) Os vírus não são parasitas intracelulares obrigatórios, isto é, conseguem se replicar sem precisar estar dentro de uma célula.
d) As mutações surgem naturalmente para o melhoramento dos vírus, aumentam a sua capacidade de transmissão ou conferem a eles resistência a medicamentos e vacinas.
e) Os vírus podem ter DNA ou RNA como material genético, mas somente os vírus de RNA têm capacidade de causar doenças em humanos.

15. (QUESTÃO) - A imagem abaixo é uma representação do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19:
Fonte: Adaptado de https://perkinelmer-appliedgenomics.com/2020/04/06/significance-and-difference-between-target-regions-for-sars-cov-2/

As estruturas essenciais dos vírus estão indicadas pelos números:
a) Apenas 3 e 4.
b) Apenas 4 e 5.
c) Apenas 1, 2 e 4.
d) Apenas 1, 3 e 5.
e) Apenas 2, 4 e 5.

16. (FGV) - Os vírus são partículas infecciosas e, embora possam apresentar tamanhos e formas diversas, possuem basicamente a mesma estrutura: um ácido nucleico protegido por um ou mais envoltórios, compostos por moléculas orgânicas.
Considerando os componentes da estrutura viral,
a) o capsídeo é a estrutura formada por fosfolipídios e carboidratos, originada a partir da membrana plasmática da célula hospedeira.
b) os capsômeros estão presente em vírus animais e formam a membrana externa ao capsídeo viral, sendo constituídos de lipídios, proteínas e carboidratos.
c) as espículas são glicoproteínas presentes no envelope viral que se ligam a moléculas receptoras da superfície da célula hospedeira.
d) o nucleocapsídeo é a membrana que envolve o capsômero e pode ser formado por fosfolipídios e proteínas provenientes da célula hospedeira, ou ter origem viral.
e) o envelope viral é o conjunto formado pelo material genético mais o capsídeo proteico e é formado por proteínas codificadas pelos genes virais.

17. (IBADE) - Os vírus são entidades algumas vezes consideradas na fronteira entre seres vivos e não vivos. Por isso é INCORRETO afirmar que:
a) os vírus não possuem material genético como DNA E RNA.
b) os vírus não se replicam.
c) os vírus não dependem de outros organismos para se replicarem.
d) os vírus não possuem envelope de revestimento.
e) os vírus não podem infectar bactérias.

18. (IBFC) - De acordo com a estrutura básica dos vírus, analise as afirmativas seguintes:
I. O envelope viral é a membrana lipídica que recobre o nucleocapsídeo.
II. O genoma viral é constituído por moléculas de RNA ou DNA, ou ambos (DNA e RNA).
III. O capsídeo é a camada proteica que recobre externamente o envelope viral.
IV. A maioria do vírus apresentam conformação helicoidal ou isométrica.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
b) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
c) Apenas as afirmativas II, III estão corretas
d) Apenas as afirmativas I, IV estão corretas
e) Apenas as afirmativas III, IV estão corretas

19. (VUNESP) - São doenças causadas pelo arbovírus:
a) raiva humana e peste.
b) malária e meningite.
c) influenza e chikungunya.
d) dengue e zika.
e) febre amarela e hepatite.

20. (IBADE) - “São partículas infecciosas não celulares que se multiplicam apenas dentro de células vivas.”
O trecho acima se refere aos:
a) mamíferos.
b) protistas.
c) vírus.
d) ácidos nucléicos.
e) artrópodes.

21. (COSEAC) - As doenças virais são quase sempre transmitidas de planta para planta por invertebrados, como insetos e nematoides. A maioria das doenças virais de plantas é causada por vírus de RNA, como o mosaico do tabaco. Em humanos, há também doenças causadas por vírus de RNA, entre as quais o(a):
a) herpes simples.
b) catapora.
c) hepatite B.
d) herpes-zóster.
e) influenza A.

22. (Alternative) - Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são:
a) Vírus transmitidos por picadas de insetos
b) Protozoários transmitidos por picadas de mosquitos
c) Parasitas transmitidos por picadas de mosquitos
d) Bactérias transmitidas por picadas de insetos
e) Bactérias transmitidas por picadas de voadores

23. (UEPB) - Também conhecida como a doença do beijo, a mononucleose costuma acometer os adolescentes, quando despertam para a vida sexual. Provoca febre, enfartamento dos gânglios do pescoço e das axilas, comprometimento do fígado e do baço, entre outros sintomas. (Data de acesso: 12 de abril de 2019)
A mononucleose é uma doença causada por:
a) Fungo.
b) Vírus.
c) Protozoário.
d) Bactéria.
e) Príon.

24. (Quadrix) - O molusco contagioso é uma doença de pele que afeta crianças, adolescentes e adultos sexualmente ativos. Essa doença se expressa por pápulas da cor da pele, entre três a cinco milímetros de diâmetro, por vezes chegando a três centímetros. A transmissão ocorre por fômites contaminados, pelo contato pele a pele ou por autoinoculação. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta o agente etiológico do molusco contagioso.
a) bactéria
b) fungo
c) vírus
d) helminto
e) protozoário

25. (FUNDATEC) - Sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), analise as assertivas abaixo:
I. É o principal vírus a causar a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids); no entanto, outros vírus podem causar essa mesma doença.
II. O vírus é transmitido principalmente por vias sexuais; no entanto, outras formas de transmissão são conhecidas.
III. Uma possível forma de evitar a transmissão é o uso de camisinha nas relações sexuais.
IV. Um pai infectado pode transmitir o HIV para seu filho através do espermatozoide.
Quais estão corretas?
a) Apenas II.
b) Apenas I e IV.
c) Apenas II e III.
d) Apenas I, II e IV.
e) I, II, III e IV.

26. (UFPR) - “São entidades nucleoproteicas infecciosas, potencialmente patogênicas, que apresentam apenas um tipo de ácido nucleico, o qual é reproduzido de seu material genético; são incapazes de crescer ou fazer divisão binária, e são desprovidas de sistemas de energia”.
O texto acima apresenta:
a) a definição de príons.
b) a definição de viroides.
c) as etapas da replicação viral.
d) a definição do que é um vírus.
e) um conceito para estruturas subvirais.

27. (IFTO) - São pequenos agentes infecciosos e que possuem funcionalidade apenas quando no interior da célula hospedeira. Geralmente necessitam de um vetor no processo de infecção. A descrição sugere tratar-se de:
a) Nematoide
b) Fungo
c) Bactéria
d) Micoplasma
e) Vírus

28. (FMC) - Os vírus são seres parasitas intracelulares obrigatórios, que precisam infectar células e utilizar a maquinaria desta para se multiplicar. Sobre os vírus pode-se dizer que:
a) Possuem características fundamentais dos seres vivos, como estrutura celular, capacidade de reprodução e de sofrer mutações.
b) São seres vivos maiores que as bactérias e por isso não atravessam filtros que permitem a passagem de bactérias.
c) São formados por uma carapaça proteica, que envolve o retículo endoplasmático e possui ribossomos aderidos à sua superfície.
d) São todos parasitas animais, com alta especificidade à espécie animal que infecta.
e) Podem desempenhar uma função semelhante à dos antibióticos, promovendo a morte e impedindo a reprodução de bactérias.

29. (UNESA) - Os vírus são seres parasitas intracelulares obrigatórios, que precisam infectar células e utilizar a maquinaria desta para se multiplicar. Sobre os vírus pode-se dizer que:
a) Possuem características fundamentais dos seres vivos, como estrutura celular, capacidade de reprodução e de sofrer mutações.
b) São seres vivos maiores que as bactérias e por isso não atravessam filtros que permitem a passagem de bactérias.
c) São formados por uma carapaça proteica, que envolve o retículo endoplasmático e possui ribossomos aderidos à sua superfície.
d) São todos parasitas animais, com alta especificidade à espécie animal que infecta.
e) Podem desempenhar uma função semelhante à dos antibióticos, promovendo a morte e impedindo a reprodução de bactérias.

30. (AOCP) - Assinale a alternativa que corresponde à definição correta de Bacteriófago.
a) Bactérias responsáveis por fagocitarem elementos estranhos tanto líquidos como sólidos.
b) Bactérias responsáveis por fagocitarem qualquer tipo de elemento estranho de origem vegetal, animal ou química.
c) Vírus que infectam bactérias, reproduzindo-se em seu interior. São compostos basicamente por uma cabeça icosaédrica e cauda proteica com fibras que os ligam às bactérias.
d) Vírus responsáveis por fagocitar bactérias que possam promover alterações no fago, levando a alterações na codificação genética das células.
e) Bactérias responsáveis por fagocitarem vírus tanto de origem DNA quanto RNA, independente de conter cápsula ou envelope.






21
22
23
24
25
26
27282930
E
ABCCDEDEC
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário