Simuladão de Biologia I - 30 Exercícios com gabarito

01. (PUC-RJ) Na genética os genes são constituídos de ácido desoxirribonucléico, o DNA. O DNA é formado por três classes de substâncias: um açúcar, a desoxirribose, ácido fosfórico e base nitrogenadas que são de dois tipos:

a) as purinas, a adenina a guanina e as pirimídicas, a timina e a citosina.
b) as purinas, a timina e citosina e as pirimídicas, a adenina e guanina.
c) as purinas, a adenina e timina e as pirimídicas, a citosina e a guanina.
d) as pirimídicas, a adenina e guanina e as purinas, timina e a citosina.
e) as pirimídicas, timina e guanina e as purinas, adenina e a citosina.

02. (PUC-PR) Com relação aos sais minerais na alimentação, sua importância e funções no organismo humano, podemos afirmar:

I - O cloro é um elemento necessário, já que age junto com o sódio e entra na constituição do ácido clorídrico do estômago.
II - O potássio age com o sódio nos processos relacionados com a fisiologia dos impulsos nervosos.
III - O ferro entra na formação da hemoglobina do sangue, a qual transporta o oxigênio para as células.
IV - O iodo faz parte dos hormônios da tireóide, que controlam a taxa de oxidação das células, interferindo no crescimento.
V - O cálcio entra na formação dos dentes e dos ossos e atua no funcionamento dos músculos e nervos e na coagulação do sangue.

São verdadeiras as seguintes afirmações:

a) Apenas I e II.
b) Apenas I, II e III.
c) Apenas I,II,III e IV.
d) Apenas II,III,IV e V.
e) Todas.

03. (PUC-RJ) Com relação ao código genético e à síntese de proteínas, assinale a afirmativa FALSA.

a) Na molécula de DNA, encontramos sempre desoxirribose e cinco tipos de bases: adenina, guanina, citosina, timina e uracil.
b) Os ácidos nucleicos podem aparecer livres na célula ou podem estar associados a proteínas, compondo os cromossomos e ribossomos na forma de moléculas complexas de nucleoproteínas.
c) Duas grandes etapas estão envolvidas na síntese das proteínas: a transcrição, que compreende a passagem do código genético do DNA para o RNA, e a tradução, que compreende o trabalho do RNA de organização dos aminoácidos na seqüência determinada pelo código genético.
d) A mutação constitui uma alteração na seqüência de bases nitrogenadas de um segmento de DNA e pode ser provocada por radiações, por raios cósmicos, por raios-X, ou mesmo por exposição aos raios ultravioleta do sol.
e) Todas as células do corpo têm a mesma coleção de genes, mas, apesar disso, encontramos células com formas e funções diferentes. Este processo chama-se diferenciação celular.

04. (PUC-RS) Não considerando os chamados "códons de terminação", é correto afirmar que existem ______ códons para especificar os aminoácidos das moléculas proteicas nas células eucarióticas.

a) 64
b) 63
c) 62
d) 61
e) 60

05. (PUC-RJ) No estudo dos tecidos vegetais vamos encontrar várias caracterizações e funções específicas. Alguns são constituídos por células vivas e outras por células mortas. Um deles é formado por células vivas, cuja função é de crescimento da planta, aparecendo com muita freqüência nas regiões apicais, sobretudo de caules e raízes. Este tecido é chamado de:

a) Esclerênquima
b) Colênquima
c) Meristema
d) Parênquima
e) Epiderme

06. (PUC-RJ) O parênquima é um tecido vegetal formado por células vivas, com diferentes tipos e funções. Existe um que difere dos demais pelas células repletas de grãos de amido ou grãos de aleuroma. Este é denominado de:

a) Parênquima lacunoso
b) Parênquima paliçádico
c) Parênquima conjuntivo
d) Parênquima de reserva
e) Parênquima medular

07. (UFMG) "Um dia levei um corte na perna. Aí eu fui num pé de alfazema, peguei a planta, amassei e botei no corte. Aí o sangue parou na hora." (depoimento de uma moradora da zona rural)
Todas as alternativas apresentam hipóteses que poderiam explicar o efeito de alfazema, EXCETO

a) Atua na contração dos músculos lisos dos vasos sanguíneos.
b) Estimula a agregação de plaquetas.
c) Favorece a reposição de células sanguíneas.
d) Induz a formação de fibrina.

08. (PUC-RS) As flores são os elementos que possibilitam a multiplicação das plantas fanerogâmicas. Para tanto, exibem uma série de estruturas relacionadas à reprodução, como o androceu, que representa um conjunto de

a) carpelos.
b) sépalas.
c) gavinhas.
d) pétalas.
e) estames.

09. (PUC-RJ) A célula representa a unidade morfológica e fisiológica dos seres vivos. No citoplasma celular vamos encontrar muitas organelas com funções distintas. As organelas com funções de: síntese de proteínas, digestão celular, secreção celular e respiração celular são denominadas, respectivamente, de:

a) Ribossomos, Complexo de Golgi, Lisossomos e Mitocôndrias.
b) Complexo de Golgi, Mitocôndrias, Ribossomos e Lisossomos
c) Ribossomos, Lisossomos, Complexo de Golgi e Mitocôndrias.
d) Mitocôndrias, Ribossomos, Complexo de Golgi e Lisossomos.
e) Lisossomos, Ribossomos, Mitocôndrias e Complexo de Golgi.

10. (PUC-RJ) São inúmeras as substâncias que fazem parte da composição química da célula, incluindo os componentes inorgânicos e orgânicos. Dentre os constituintes orgânicos, existe um que é responsável pela liberação de energia. Este composto é conhecido pelo nome de:

a) lipídios
b) ácidos nucléicos
c) nucleotídeos
d) hidratos de carbono
e) proteínas

11. (PUC-RJ) O processo de divisão celular, que permite a distribuição eqüitativa dos cromossomos e dos constituintes citoplasmáticos entre as duas células filhas, é denominado de mitose. Esta é dividida em uma série de fases. Uma dessas fases se caracteriza pela distribuição das cromátides ou cromossomas filhos para os pólos da célula, graças às fibras cromossômicas. Em resumo: os cromossomos se separam ao nível do centrômero e encaminham-se para os pólos, sendo puxados pelas fibras do fuso. Esta fase é denominada de:

a) Anáfase
b) Prófase
c) Metáfase
d) Prometáfase
e) Telófase

12. (PUC-RJ) A membrana celular da célula vegetal se modifica de duas maneiras: ou incrustações e reforçamento com novas camadas de outras substâncias, ou por modificação química da própria parte celulósica. Em ambos os casos falamos de transformações da membrana celular. Quando ocorre uma incrustação da membrana celular com combinações de sílica ou cálcio, esta transformação é denominada de:

a) geleificação
b) mineração
c) lignificação
d) cerificação
e) cutinização

13. (FMU) Em uma planta aquática, a concentração citoplasmática de potássio é o triplo da concentração existente na água do lago. Conclui-se que a absorção de potássio pelas membranas celulares da planta ocorre através de

a) transporte ativo
b) difusão simples
c) difusão facilitada
d) osmose
e) pinocitose

14. (PUC-RS) Sabe-se que os mitocôndrios representam na célula importantes locais de utilização do oxigênio. Porém, além deles, temos outras organelas que também utilizam o oxigênio de maneira igualmente importante à vida celular, não formando, no entanto, ATP.

O texto acima se refere aos

a) lisossomos.
b) microtúbulos.
c) peroxissomos.
d) microfilamentos.
e) fagossomos.

15. (PUC-RS) Nas bactérias, a tradução do RNA mensageiro começa imediatamente após sua síntese ou até mesmo antes de ela ser completada. Este fato decorre basicamente da ausência, neste grupo de seres vivos, de

a) parede celular.
b) membrana plasmática.
c) vacúolos digestivos.
d) membrana nuclear.
e) ribossomos citoplasmáticos.

16. (PUC-PR) Considere as seguintes afirmações:

I - Vacinas induzem a formação de anticorpos específicos.
II - Enzimas são proteínas que facilitam as reações químicas e são elaboradas pelos ribossomos.
III - Plasma é a parte líquida do sangue sem o fibrinogênio.

É ou são verdadeiras:

a) Todas.
b) Apenas I e III.
c) Apenas II e III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas II.

17. (PUC-PR) Assinale a opção que contém sistemas que se encarregam da coordenação das funções orgânicas no homem:

a) Sistema Circulatório e Sistema Digestório.
b) Sistema Nervoso e Sistema Endócrino.
c) Sistema Respiratório e Sistema Excretor.
d) Sistema Locomotor e Sistema Sensorial.
e) Órgãos Reprodutores e Sistema Muscular.

18. (PUC-RJ) O álcool e a gasolina são combustíveis que, em última análise, promovem a transformação da energia solar porque:

a) no refino de ambos, há a necessidade da energia do sol para transformação da energia química contida nas moléculas orgânicas.
b) para a fabricação do álcool, é necessária a energia solar para fermentação da glicose, e o refino do petróleo é constituído de organismos vegetais fossilizados.
c) o álcool provém de um vegetal fotossintético, e o petróleo é um combustível mineral.
d) o álcool provém de um vegetal fotossintético, e o petróleo, de florestas fossilizadas.
e) o álcool provém de um vegetal fotossintético, e o processo de fossilização do petróleo se dá em função de sua oxidação pela energia do sol.

19. (PUC-RS) Nos primórdios da vida em nosso planeta, ocorreram dois fatos que se encontram intimamente relacionados. São eles

a) quimiossíntese e aparecimento dos vírus.
b) formação dos mares e extinção dos anaeróbios.
c) fotossíntese e vida aeróbia.
d) formação de argilas e origem das algas.
e) coacervação e evolução dos poríferos.

20. (CESGRANRIO) Em relação a Potencial Biótico, pode-se afirmar que corresponde ao(à):

a) início da colonização de um ambiente por uma população.
b) número de indivíduos que entram em uma população.
c) número de indivíduos que saem de uma população.
d) união anatômica entre indivíduos da mesma espécie.
e) capacidade de uma população para aumentar o número de indivíduos em condições ideais.

21. (PUC-RJ) Nas relações ecológicas dos seres vivos entre si, vamos encontrar relações harmônicas e desarmônicas. Nas harmônicas temos as denominadas intra-específicas, como as colônias e sociedades e as interespecíficas, como as colônias e sociedades e as interespecíficas, como a simbiose, o mutualismo, o comensalismo, etc. Nas desarmônicas também temos as intra-específicas, como o canibalismo e as interespecíficas como:

a) parasitismo, predatismo, epifitismo
b) predatismo, escravagismo, epifitismo
c) parasitismo, predatismo, escravagismo
d) predatismo, escravagismo, comensalismo
e) escravagismo, predatismo, epifitismo

22. (PUC-RJ) A associação entre seres vivos de espécies diferentes em que uma aproveita os restos de alimentos de outra é chamada em ecologia de:

a) epifitismo
b) simbiose
c) escravismo
d) comensalismo
e) parasitismo

23. (PUC-RJ) Em ecologia vegetal o processo de dispersão das espécies é bastante variado, sendo realizado por agentes físicos ou biológicos. As espécies cuja dispersão dos frutos ou sementes são feitas por ventos, animais a água, são denominadas, respectivamente, de:

a) zoocóricas, hidrocóricas e anemocóricas
b) anemocóricas, zoocóricas e hidrocóricas
c) hidrocóricas, anemocóricas e zoocóricas
d) anemocóricas, hidrocóricas e zoocóricas
e) zoocóricas, hidrocóricas e anemocóricas

24. (PUC-RJ) A fitogeografia do Estado do Rio de Janeiro é caracterizada por diversos ecossistemas, tanto os costeiros como os florestais. Um desses ecossistemas é constituído de animais e vegetais altamente especializados e adaptados às condições peculiares do ambiente, tais como: solos não consolidados, periodicamente inundados pela maré; salinidade flutuante; variação; variação de pH e constante incorporação de nutrientes provenientes de ecossistemas adjacentes. Este ecossistema é denominado:

a) caatinga
b) cerrado
c) manguezal
d) restinga
e) campinarana

25. (PUC-RJ) Um dos ecossistemas brasileiros que se caracteriza por apresentar plantas baixas com troncos tortuosos, folhas endurecidas, raízes profundas e adaptadas aos solos com carência de nutrientes, distribuição geográfica com área de ocorrência principalmente na região do Brasil Central. Este ecossistema é comumente chamado de:

a) cerrado
b) caatinga
c) mata atlântica
d) floresta amazônica
e) restinga

26. (PUC-RJ) A mata atlântica é um ecossistema florestal que no passado ocorria desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Hoje infelizmente, a sua distribuição geográfica se encontra limitada em poucas áreas do litoral brasileiro. O motivo desta devastação dramática da mata atlântica está relacionada com a ação antrópica, onde vários fatores se destacam, a saber:

a) extração de madeira, ciclo do café, ciclo da borracha e especulação imobiliária.
b) extração da madeira, ciclo da borracha, ciclo da cana-de-açúcar e especulação imobiliária.
c) extração da madeira, ciclo da carnaúba, ciclo da borracha e ciclo do milho.
d) extração de madeira, ciclo do café, ciclo da cana-de-açúcar e especulação imobiliária.
e) extração da madeira, ciclo do babaçu, ciclo da cana-de-açúcar e especulação imobiliária.

27. (UFMG) O esterco animal é amplamente utilizado como adubo orgânico na agricultura brasileira.
Todas as afirmativas se referem ao papel do esterco animal no solo, EXCETO

a) Aumentar a população de minhocas que favorece a aeração do solo.
b) Conservar a umidade do solo, propiciando um microambiente eficaz para os vegetais.
c) Elevar as quantidades disponíveis de nitrogênio e fósforo para os vegetais.
d) Fornecer carbono aos vegetais para que eles possam incorporá-lo em suas estruturas.

28. (UFMG) Novas técnicas de construção de vasos, com restos de poda de jardins, têm sido usadas como alternativa ao vaso de xaxim.

Essa técnicas visam a preservação de:

a) cipós.
b) musgos.
c) palmeiras.
d) samambaias.

29. (PUC-PR) Leia com atenção as proposições abaixo:

I - Potencial biótico é a capacidade potencial que tem uma população de aumentar numericamente em condições ambientais favoráveis.
II - Os fatores chamados resistência do ambiente impedem as populações de crescerem de acordo com seu potencial biótico.
III - A densidade de uma população independe das taxas de nascimento e mortes, assim como das taxas de emigração e imigração.

É ou são verdadeiras:

a) Todas.
b) Apenas I.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) Apenas I e III.

30. (PUC-RJ) A Baixada de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, apresenta a mais elevada taxa de crescimento populacional do município e, dentre os seus problemas ambientais, destaca-se o lançamento de esgotos in natura no seu sistema lagunar. Como conseqüência direta, estas lagunas passam a apresentar:

a) aumento das condições aeróbicas do lodo do fundo e redução da fotossíntese global.
b) aumento da biomassa de consumidores secundários e redução dos organismos autotróficos.
c) redução do assoreamento provocado pela carga de nutrientes oriundos dos esgotos.
d) aumento da diversidade de algas, de gastrópodes e dos peixes herbívoros.
e) eutrofização, o que gera alta produtividade primária e grande biomassa de algas.

____________________________________________________
 GABARITO 
01 - A /02 - E /03 - A /04 - D/05 - C/06 - D/07 - C/08 - E/09 - C/10 - D/11 - A/12 - B/13 - A/14 - C/15 - D/16 - D/17 - B/18 - D/19 - C/20 - E/21 - C/22 - D/23 - B/24 - C/25 - A/26 - D/27 - D /28 - D / 29 - C / 30 - E

Nenhum comentário:

Postar um comentário