Trovadorismo - 25 Exercícios com gabarito

01. (ESPCEX) É correto afirmar sobre o Trovadorismo que

a) os poemas são produzidos para ser encenados.
b) as cantigas de escárnio e maldizer têm temáticas amorosas.
c) nas cantigas de amigo, o eu lírico é sempre feminino.
d) as cantigas de amigo têm estrutura poética complicada.
e) as cantigas de amor são de origem nitidamente popular.

02. (MACKENZIE) Assinale a afirmativa correta com relação ao Trovadorismo.

a) Um dos temas mais explorados por esse estilo de época é a exaltação do amor sensual entre nobres e mulheres camponesas.
b) Desenvolveu-se especialmente no século XV e refletiu a transição da cultura teocêntrica para a cultura antropocêntrica.
c) Devido ao grande prestígio que teve durante toda a Idade Média, foi recuperado pelos poetas da Renascença, época em que alcançou níveis estéticos insuperáveis.
d) Valorizou recursos formais que tiveram não apenas a função de produzir efeito musical, como também a função de facilitar a memorização, já que as composições eram transmitidas oralmente. 
e) Tanto no plano temático como no plano expressivo, esse estilo de época absorveu a influência dos padrões estéticos greco-romanos.

03. (FUVEST) Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, pode-se afirmar que:

a) o Trovadorismo corresponde ao Renascimento.Pandora Vestibulares, com você em todas as fases.
b) o Trovadorismo corresponde ao movimento humanista.
c) o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo. 
d) o Trovadorismo e o Medievalismo só poderiam ser provençais.
e) tanto o Trovadorismo como o Humanismo são expressões da decadência medieval.

04. (FUVEST) O Trovadorismo, quanto ao tempo em que se instala:

a)  tem concepções clássicas do fazer poético.
b)  é rígido quanto ao uso da linguagem que, geralmente, é erudita.
c)  estabeleceu-se num longo período que dura 10 séculos.
d)  tinha como concepção poética a epopeia, a louvação dos heróis.
e)  reflete as relações de vassalagem nas cantigas de amor. 

05. (UNIFESP)
Senhor feudal
Se Pedro Segundo
Vier aqui
Com história
Eu boto ele na cadeia.
Oswald de Andrade
O título do poema de Oswald remete o leitor à Idade Média. Nele, assim como nas cantigas de amor, a ideia de poder retoma o conceito de

a) fé religiosa.
b) relação de vassalagem. 
c) idealização do amor.
d) saudade de um ente distante.
e) igualdade entre as pessoas.

06. (FUVEST) Sobre o Trovadorismo em Portugal, é correto afirmar que:

a) sua produção literária está escrita em galego ou galaico-português e divide-se em: poesia (cantigas) e prosa (novelas de cavalaria). 
b) utilizou largamente o verso decassílabo porque sua influência é clássica.
c) a produção poética daquela época pode ser dividida em lírico-amorosa e prosa doutrinária. 
d) as cantigas de amigo têm influência provençal. 
e) a prosa trovadoresca tinha claro objetivo de divertir a nobreza, por isso têm cunho satírico. 

07. (MACKENZIE) Assinale a alternativa incorreta a respeito do Trovadorismo em Portugal.

a) Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre poesia e a música.
b) Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros.
c) Nas cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre o senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão.
d) Nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino.
e) A influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor galego-portuguesas.

08. (MACKENZIE) Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor. 

a) O ambiente é rural ou familiar. 
b) O trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala.  
c) Têm origem provençal.  
d) Expressam a "coita" amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.  
e) A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador. 

09. (VUNESP) Assinale a alternativa INCORRETA com relação à Literatura Portuguesa:

a) O ambiente das cantigas de amor é sempre o palácio, com o trovador declarando seu amor por uma dama (tratada de “senhor”, isto é, senhora). Daí o relacionamento respeitoso, cortês, dentro dos mais puros padrões medievais que caracterizam a vassalagem, a servidão amorosa. 
b) o teatro vicentino é basicamente caracterizado pela sátira, criticando o comportamento de todas as camadas sociais: a nobreza, o clero e o povo. Gil Vicente não tem preocupação de fixar tipos psicológicos, e sim a de fixar tipos sociais. 
c) o marco inicial do Romantismo em Portugal é a publicação do poema “Camões”. Todavia, a nova estética literária só viria a se firmar uma década depois com a Questão Coimbrã, quando se aceitou o papel revolucionário da nova poesia e a independência dos novos poetas em relação aos velhos mestres. 
d) Eça de Queirós, em sua obra, dedica-se a montar um vasto painel da sociedade portuguesa, retratada em seus múltiplos aspectos: a cidade provinciana; a influência do clero; a média e a alta burguesia de Lisboa; os intelectuais e a aristocracia. 
e) A mais rica, densa e intrigante faceta da obra de Fernando Pessoa diz respeito ao fenômeno da heteronímia que deu aos poetas Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos biografias, características, traços de personalidade e formação cultural diferentes.

10. (MACKENZIE) Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que: 

a) refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.  
b) representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada por setores mais baixos da sociedade. 
c) pode ser dividida em lírica e satírica.  
d) em boa parte de sua realização, teve influência provençal.  
e) as cantigas de amigo, apesar de escritas por trovadores, expressam o eu-lírico feminino.

11. (FAAP) Releia com atenção a estrofe:
Fez-se de amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
Tomemos a palavra AMIGO. Todos conhecem o sentido com que esta forma lingüística é usualmente empregada no falar atual. Contudo na Idade Média, como se observa nas catingas medievais, a palavra amigo significou:

a) colega 
b) companheiro 
c) namorado 
d) simpático 
e) acolhedor

12. (MACKENZIE)
“Ai dona fea! foste-vos queixar
porque vos nunca louv’em meu trobar
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei toda via
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!”
Assinale a informação correta a respeito do trecho de João Garcia de Guilhade:

a) é cantiga satírica 
b) foi o primeiro documento escrito em língua portuguesa (1189)
c) trata-se de cantiga de amigo
d) foi escrita durante o Humanismo (1418-1527)
e) faz parte do Auto da Feira  

13. (UM-SP) Nas cantigas de amor,

a) o trovador expressa um amor à mulher amada, encarando-a como um objeto acessível a seus anseios.
b) o trovador velada ou abertamente ironiza personagens da época.
c) o “eu-lírico” é feminino, expressando a saudade da ausência do amado.
d) o poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em postura platônica, expressa seu amor à mulher amada.
e) existe a expressão de um sentimento feminino, apesar de serem escritas por homens.

14. (PUC - SP) Considerando a peça Auto da Barca do Inferno como um todo, indique a alternativa que melhor se adapta à proposta do teatro vicentino. 

a) Preso aos valores cristãos, Gil Vicente tem como objetivo alcançar a consciência do homem, lembrando-lhe que tem uma alma para salvar. 
b) As figuras do Anjo e do Diabo, apesar de alegóricas, não estabelecem a divisão maniqueísta do mundo entre o Bem e o Mal. 
c) As personagens comparecem nesta peça de Gil Vicente com o perfil que apresentavam na terra, porém apenas o Onzeneiro e o Parvo portam os instrumentos de sua culpa. 
d) Gil Vicente traça um quadro crítico da sociedade portuguesa da época, porém poupa, por questões ideológicas e políticas, a Igreja e a Nobreza. 
e) Entre as características próprias da dramaturgia de Gil Vicente, destaca-se o fato de ele seguir rigorosamente as normas do teatro clássico.

15.  (MACKENZIE) As narrativas que envolvem as lutas dos cruzados envolvem sempre um herói muito engajado na luta pela cristandade, podendo ser a um só tempo frágil e forte, decidido e terno, furioso e cortes. No entanto, com relação a mulher amada, esse herói é sempre:

a) pouco dedicado
b) infiel
c) devotado 
d) indelicado
e) ausente e belicoso

16. (MACKENZIE) Assinale a afirmativa correta com relação ao Trovadorismo.

a) Um dos temas mais explorados por esse estilo de época é a exaltação do amor sensual entre nobres e mulheres camponesas.
b) Desenvolveu-se especialmente no século XV e refletiu a transição da cultura teocêntrica para a cultura antropocêntrica.
c) Devido ao grande prestígio que teve durante toda a Idade Média, foi recuperado pelos poetas da Renascença, época em que alcançou níveis estéticos insuperáveis.
d) Valorizou recursos formais que tiveram não apenas a função de produzir efeito musical, como também a função de facilitar a memorização, já que as composições eram transmitidas oralmente. 
e) Tanto no plano temático como no plano expressivo, esse estilo de época absorveu a influência dos padrões estéticos greco-romanos.

17. (PUC-SP) O argumento da peça A Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, consiste na demonstração do refrão popular “Mais quero asno que me carregue que cavalo que me derrube”. Identifique a alternativa que não corresponde ao provérbio, na construção da farsa. 

a) A segunda parte do provérbio ilustra a experiência desastrosa do primeiro casamento. 
b) O escudeiro Brás da Mata corresponde ao cavalo, animal nobre, que a derruba. 
c) O segundo casamento exemplifica o primeiro termo, asno que a carrega.
d) O asno corresponde a Pero Marques, primeiro pretendente e segundo marido de Inês. 
e) Cavalo e asno identificam a mesma personagem em diferentes momentos de sua vida conjugal.

18. (UFRS) Assinale a alternativa incorreta com respeito ao Trovadorismo em Portugal: 

a) nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino. 
b) nas cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão. 
c) a influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor galego-portuguesas. 
d) durante o trovadorismo, ocorre a separação entre poesia e música. 
e) muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros

19. (PUC-RS) O paralelismo, uma técnica de construção literária nas cantigas trovadorescas, consistiu em: 

a) unir duas ou mais cantigas com temas paralelos e recitá-las em simultaneidade. 
b) um conjunto de estrofes ou um par de dísticos em que sempre se procura dizer a mesma ideia.
c) apresentar as cantigas, nas festas da corte, sempre com o acompanhamento de um coro. 
d) reduzir todo o refrão a um dístico. 
e) pressupor que há sempre dois elementos paralelos que se digladiam verbalmente.

20. (UFMG) Nas mais importantes novelas de cavalaria que circularam na Europa medieval, principalmente como propaganda das Cruzadas, sobressaem-se: 

a) as namoradas sofredoras, que fazem bailar para atrair o namorado ausente. 
b) os cavaleiros medievais, concebidos segundo os padrões da Igreja Católica (por quem lutam).
c) as namorada castas, fiéis, dedicadas, dispostas a qualquer sacrifício para ir ao encontro do amado. 
d) os namorados castos, fiéis, dedicados que, entretanto, são traídos pelas namoradas sedutoras. 
e) os cavaleiros sarracenos, eslavos e infiéis, inimigos da fé cristã.

21. (CWTREDE) -
Camelôs

Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que vende balõezinhos de cor
O macaquinho que trepa no coqueiro
O cachorrinho que bate com o rabo
Os homenzinhos que jogam boxe
A perereca verde que de repente dá um pulo, que engraçada!
E as canetas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma!
Alegria das calçadas.
Uns falam pelos cotovelos:
– “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu Filho, vai buscar um
pedaço de banana para eu acender o charuto.
Naturalmente o menino pensará: Papai está malu...”
Outros, coitados, têm a língua atada.
Todos porém sabem mexer nos cordéis com tino ingênuo de demiurgos de inutilidade.
E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da meninice ...
E dão aos homens que passam preocupados ou tristes uma lição de infância.
Manuel Bandeira

Sobre o Trovadorismo é INCORRETO afirmar que
a) os poemas devem ser recitados sem acompanhamento musical.
b) as cantigas são sua principal manifestação.
c) foi a primeira manifestação literária da Língua Portuguesa.
d) uma das obras que o marcaram foi a Cantiga da Ribeirinha.
e) normalmente os trovadores eram artistas de origem nobre.

22. (VUNESP) Leia o texto
Quero eu na maneira de um provençal
fazer agora um cantar de amor
e quererei muito aí louvar minha senhora,
a quem boas qualidades e formosura não faltam,
nem bondade, e ainda vos direi isto:
tanto a fez Deus perfeita de bem
que mais que todas as do mundo vale.
(Dom Diniz. In: Poesia e prosa medievais. Lisboa: Ulisseia, s/d)

Sobre o amor cortês no Trovadorismo, afirma-se que era
I. um código amoroso composto de regras;
II. idealizado, e a dama constituía um ser inalcançável;
III. manifestado por um vassalo que submetia a dama a seus caprichos.

Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II, apenas.
d) III, apenas.
e) I, II e III.

23. (VUNESP) Leia o texto
Quero eu na maneira de um provençal
fazer agora um cantar de amor
e quererei muito aí louvar minha senhora,
a quem boas qualidades e formosura não faltam,
nem bondade, e ainda vos direi isto:
tanto a fez Deus perfeita de bem
que mais que todas as do mundo vale.
(Dom Diniz. In: Poesia e prosa medievais. Lisboa: Ulisseia, s/d)

O verso que vincula o eu lírico à origem do trovadorismo é
a) tanto a fez Deus perfeita de bem
b) e quererei muito aí louvar minha senhora,
c) fazer agora um cantar de amor
d) a quem boas qualidades e formosura não faltam,
e) Quero eu na maneira de um provençal

24. (AMEOSC) A literatura portuguesa surgiu logo após a formação de Portugal, em 1140. O trovadorismo vigorou em Portugal entre os séculos XII e XV.
(Fonte: https://l1nk.dev/literaturaportuguesa.adaptado)
A literatura produzida na Idade Média é composta pelas cantigas trovadorescas, sendo estas:
a) de escárnio: crítica explícita a uma pessoa ou situação.
b) de amigo: saudade do senhor amado em relação à dama distante.
c) de amor: sofrimento amoroso do trovador rejeitado pela dama.
d) de maldizer: crítica velada a uma pessoa ou situação.
e) nenhuma das alternativas acima está correta.

25. (UFPEL) Sobre o trovadorismo (lírica medieval portuguesa), numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Cantigas de amor. 
(2) Cantigas de amigo.
(3) Cantigas de mal dizer.
(4) Cantigas de escárnio.
(___ ) Sátiras indiretas, não explicitando o nome da pessoa satirizada.
(___ ) Eu-lírico feminino.
(___ ) Presença de agressões verbais e de palavrões. 
(___ ) O tema principal é o amor não correspondido.

A ordem correta da enumeração da segunda coluna, de cima para baixo, está em qual alternativa?      
a) 3 – 2 – 4 – 1.  
b) 4 – 2 – 3 – 1.  
c) 1 – 2 – 3 – 4.  
d) 3 – 1 – 2 – 4.  
e) 4 – 3 – 1 – 2.  







| 01 - C /02 - D /03 - C /04 - E /05 - B /06 - A /07 - A /08 - A /09 - C /10 - B /11 - C /12 - A /13 - D /14 - A /15 - C /16 - D /17 - E /18 - D /19 - B /20 - B /21 - A /22 - B /23 - E /24 - C /25 - B |

53 comentários:

  1. Ótimas questões para revisar, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Das 20 Questões acertei 13 :) acho que é um bom começo !

    ResponderExcluir
  3. No Gabarito a questão 17 tem como resposta a alternativa A) entretanto a questão pede "Identifique a alternativa que NÃO corresponde ao provérbio, na construção da farsa", logo, a única resposta adequada é a da alternativa E) pois asno e cavalo correspondem respectivamente a Pero Marques e Brás da Mata.

    ResponderExcluir
  4. Preciso de um vocabulário de no minimo 20 palavras desses exercício alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  5. Amei... comecei a estudar hoje e acertei 11 questões.

    ResponderExcluir
  6. Comecei a estudar hoje sobre trovadorismo e acertei 11 questões. Grata!

    ResponderExcluir
  7. O gabarito da questao 7 está incorreto. Diz ser a letra a) sen
    do correto a letra b)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os textos escritos durante o Trovadorismo ficaram conhecidos como cantigas porque eram difundidos oralmente e, sobretudo, porque eram sempre cantados e acompanhados de instrumentos musicais. Resposta: A

      Excluir
    2. Não, a alternativa A é a correta. Muitas cantigas do trovadorismo foram reunidas para formar os cancioneiros. Cancioneiros são livros que possui canções junto com seus registros sonoros. Posso te dar alguns exemplos de cancioneiros: cancioneiro da ajuda, cancioneiro da vaticana,cancioneiro da biblioteca nacional de Lisboa e cancioneiro da vigem Maria. A letra A é a correta, pois o Trovadorismo se trata de uma escola literária na qual as poesias foram feitas predominantemente para serem cantadas, logo, não há a distinção entre poesia e música, mas sim uma mesclagem. Espero ter ajudado.

      Excluir
  8. Eu tinha lido errada era a questao incorreta kkk

    ResponderExcluir
  9. 15/20 pra quem tá começando tô bem hehe!!😂😊

    ResponderExcluir
  10. Acertei 13/20!Obrigada! As relação das perguntas foram fundamentais.

    ResponderExcluir
  11. VALEU EU TAVA PREOCUPADA POR QUE EU NÃO SABIA DE NADA 👍👍👍

    ResponderExcluir
  12. VALEU EU TAVA PREOCUPADA POR QUE EU NÃO SABIA DE NADA 👍👍👍

    ResponderExcluir
  13. Agradecida pelo questionário parabéns pelo trabalho
    15/20🙌👏

    ResponderExcluir
  14. 18/20 Obrigado pelo conteúdo, vamos pra cima, esse ano de 2021 é Nosso!

    ResponderExcluir