Doenças causadas por bactérias - 30 Exercícios com gabarito

01. (MACKENZIE) - As chuvas abundantes do último verão causaram inundações em várias cidades do estado de São Paulo, incluindo a capital. Devido a essas enchentes, os habitantes das cidades atingidas correram o risco de contrair várias doenças bacterianas, entre elas 
a) a febre amarela, a dengue, a tuberculose e a poliomielite. 
b) a pneumonia, o botulismo, a candidíase e a cólera. 
c) a raiva, o sarampo, a hepatite B e a varíola. 
d) o tétano, a febre tifoide, a leptospirose e a cólera. 
e) a hepatite A, a disenteria, a coqueluche e a caxumba.

02. (FATEC) - Os alimentos mal preparados ou conservados de forma inadequada podem estar contaminados pela bactéria anaeróbia obrigatória denominada Clostridium botulinum. Essa bactéria é produtora da neurotoxina botulínica, que pode acumular-se nos alimentos mal conservados e causar a doença botulismo.
Essa doença é grave, não muito frequente e provoca paralisia flácida (fraqueza dos músculos), dificuldade de engolir, vômito, fala ininteligível, retenção de urina, podendo evoluir para paralisia respiratória, se não for tratada rapidamente. Com relação a essa doença, assinale a alternativa correta.
a) O botulismo é uma doença contagiosa.
b) As bactérias causadoras do botulismo são autótrofas.
c) As bactérias Clostridium botulinum somente se desenvolvem na ausência de oxigênio.
d) As latas que possuem alimentos contaminados pela bactéria Clostridium botulinum podem ficar estufadas devido ao acúmulo de nitrogênio.
e) As bactérias causadoras do botulismo obtêm a energia necessária ao seu metabolismo, a partir da quebra de compostos orgânicos na presença de oxigênio.

03. (QUESTÃO) - Assinale a única alternativa em que todas as doenças são causadas por bactérias.
a) Botulismo, Cólera, Herpes e Sífilis;
b) Desinteria, Febre maculosa, AIDS e Pneumonia bacteriana;
c) Gonorreia, Hanseníase, Poliomielite e Leptospirose;
d) Tuberculose, Tétano, Raiva e Hepatite
e) Botulismo, Leptospirose, Sífilis e Hanseníase.

04. (UNITAU) - O botulismo é uma doença neuroparalítica grave resultante da ação de uma potente toxina produzida pelo Clostridium botulinum. Essa doença apresenta alta letalidade e é considerada uma emergência médica. Tomando como exemplo o fato de que, recentemente, uma família apresentou botulismo após comer uma mortadela supostamente estragada, analise as afirmativas abaixo, em relação a essa doença, e indique a alternativa CORRETA.
I. o Clostridium botulinum é um bacilo anaeróbio obrigatório.
II. a principal via de contaminação é oral.
III. alimentos conservados de forma inadequada e contaminados com Clostridium botulinum, em especial conservas caseiras, são importantes veículos de transmissão desse micro-organismo para o homem.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Nenhuma das afirmativas está correta.

05. (QUESTÃO) - O botulismo, um envenenamento alimentar causado por uma toxina liberada pela bactéria anaeróbica Clostridium botulinum, felizmente é raro. A toxina botulínica contém várias enzimas que destroem as proteínas SNARE, necessárias para que ocorra a exocitose regulada, com a liberação do neurotransmissor pelas células nervosas. A não liberação do mediador causa uma paralisia dos músculos respiratórios, seguida de morte por asfixia.
O neurotransmissor em questão é o (a)
a) Dopamina.
b) Acetilcolina.
c) Noradernalina.
d) Serotonina.
e) Histamina.

06. (FCM) - O botulismo é uma paralisia motora rapidamente fatal e causada pela ingestão da toxina da Clostridium botulinum. O microrganismo prolifera no tecido animal em descomposição e, algumas vezes, no material vegetal.
Na etiologia do botulismo em ruminantes,
a) as toxinas A e E são as de maior importância epidemiológica.
b) em um ambiente favorável de aerobiose, os esporos germinam e produzem neurotoxinas.
c) o Clostridium botulinum pode permanecer no solo e em matéria orgânica por longos períodos em sua forma resistente, os esporos, sem causar doença.
d) o botulismo causa uma septicemia leve, sendo que as maiores perdas econômicas ocorrem exclusivamente a partir de lesões crônicas semelhante à doença das mucosas bovinas.
e) os bovinos, criados em pastagens deficientes em cálcio que recebam suplementação mineral inadequada, desenvolvem osteofagia, podendo ingerir as toxinas botulínicas presentes em carcaças.

07. (FUNDATEC) - Botulismo é uma intoxicação grave, potencialmente fatal, causada pelas toxinas produzidas pelo Clostridium botulinum, bacilo gram-positivo, anaeróbio e esporulado. As toxinas tipos C e D causam a maioria dos surtos de botulismo nos animais domésticos. Qual das espécies abaixo apresenta relativa resistência à toxina botulínica?
a) Bovinos.
b) Suínos.
c) Aves aquáticas.
d) Equinos.
e) Ovinos.

08. (FAMERP) - O tratamento de esgoto é fundamental para se evitar a transmissão de doenças: um litro de esgoto não tratado pode conter até 20 bilhões de seres procariontes, muitos deles patogênicos para o ser humano, como é o caso dos causadores do cólera e da febre tifoide. Em uma análise laboratorial, a água é considerada de boa qualidade se apresentar menos de dez tipos de coliformes e menos de mil procariontes de outros tipos por litro de água. 
(Sônia Lopes e Sergio Rosso. Bio, 2013. Adaptado.) 

De acordo com o texto e conhecimentos sobre o tema, os seres patogênicos citados 
a) são parasitas intracelulares obrigatórios. 
b) são formados por capsídeo proteico e DNA. 
c) podem possuir RNA como material genético. 
d) possuem parede celular de peptidoglicano. 
e) são incapazes de ter metabolismo próprio.

09. (PUCSP) - Desde 2010, quando os serviços de saúde de todo o país passaram a ser obrigados a notificar os casos de sífilis adquirida para o Ministério da Saúde, foram registrados quase 480 mil novos casos. Entre os anos de 2016 e 2017, houve um aumento de 32% nos casos de sífilis entre adultos – e mais de 28% em mulheres grávidas.
Disponível em: www.metropoles.com. Acesso em: 08 maio 2019 (adaptado).
Considere as seguintes situações: 
I) Redução do uso de preservativos em relações sexuais. 
II) Resistência do agente infeccioso ao tratamento. 
III) Falta de medicamentos antivirais no mercado. 
IV) Superpopulação de Aedes aegypti nas cidades. 
Dentre essas situações mencionadas, aquelas que podem ser consideradas explicações para o aumento do número de casos descrito no texto são 
a) I, III e IV, apenas. 
b) II e III, apenas. 
c) I e II, apenas. 
d) I, II, III e IV.

10. (FMABC) - A febre maculosa é uma doença infecciosa que acomete os seres humanos. É causada por bactérias do gênero Rickettsia, contraídas após a picada de carrapatos contaminados pelo microrganismo que parasita, entre outros animais, os equídeos (cavalos), os roedores (capivaras) e os marsupiais (gambás). 
Com base nas informações fornecidas sobre o ciclo da febre maculosa, afirma-se que 
a) a bactéria é a hospedeira da doença. 
b) o gambá é um dos reservatórios naturais da doença. 
c) o carrapato é o agente etiológico da doença. 
d) o cavalo é um dos vetores da doença. 
e) o roedor é um dos agentes etiológicos da doença.

11. (QUESTÃO) - As infecções bacterianas são doenças que ocorrem quando as formas prejudiciais de bactérias se multiplicam no interior do corpo. O prognóstico das infecções varia de leve a grave, dependendo muito do estado geral do hospedeiro. Embora as infecções bacterianas sejam uma das principais causas de morte na terceira idade, com destaque para a pneumonia, a maioria dos casos pode ser prevenido com a imunização, alguns cuidados gerais ou curadas com antibióticos. No entanto, a maioria das bactérias – que existem no solo, na água, no ar e mesmo no organismo de cada um de nós — são inofensivas e podem mesmo ser úteis.
(AS INFECÇÕES BACTERIANAS, 2018).
Em relação a esses agentes patogênicos, é correto afirmar que
a) Eles apresentam DNA circular associado a histonas.
b) Seus ribossomos interagem com o RER para a síntese de proteínas.
c) São microscópicos e com um sistema interno de endomembranas que viabilizam a divisão de trabalho.
d) São portadoras de DNA ou RNA e necessitam de uma célula hospedeira para se reproduzir.
e) Fazem parte de um reino de grande diversidade metabólica.

12. (UNICAMP) - Um caso de morte por febre maculosa em Piracicaba resultou no fechamento temporário de um parque da cidade, para que os elementos envolvidos na transmissão fossem eliminados. O agente etiológico dessa doença e os elementos necessários para sua transmissão são: 
a) vírus, gato e mosca. 
b) bactéria, capivara e mosca. 
c) vírus, cão e carrapato. 
d) bactéria, capivara e carrapato.

13. (UNICAMP) - Em 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou novas diretrizes para o tratamento de três doenças sexualmente transmissíveis: sífilis, gonorreia e clamidíase. As três doenças citadas são causadas por 
a) microrganismos (bactérias ou vírus), que passaram dos macacos para o ser humano há muitos anos, levando ao surgimento de epidemias e pandemias. 
b) bactérias, que podem se tornar resistentes a antibióticos, se utilizados em excesso ou de forma inapropriada, dificultando o tratamento. 
c) bactérias, que podem ser tratadas e eliminadas pelo uso diligente de preservativos (masculinos ou femininos) durante as relações sexuais. 
d) protozoários, que podem ser tratados e eliminados pelo uso diligente de preservativos (masculinos ou femininos) durante as relações sexuais.

14. (UNESP) - Muitas doenças que acometem o ser humano são causadas por vírus, bactérias ou por protozoários. Dentre elas, pode-se citar: 1) gripe, 2) hanseníase, 3) leptospirose, 4) doença de Chagas, 5) varíola, 6) giardíase, 7) malária, 8) coqueluche, 9) catapora. 
É correto afirmar que são causadas por 
a) vírus, as doenças 1, 5 e 9; por bactérias, 2, 3 e 8; por protozoários, 4, 6 e 7. 
b) vírus, as doenças 1, 5, e 8; por bactérias, 2, 3 e 9; por protozoários, 4, 6 e 7. 
c) vírus, as doenças 1, 3 e 5; por bactérias, 6, 8 e 9; por protozoários, 2, 4, e 7. 
d) vírus, as doenças 1, 2 e 3; por bactérias, 4, 6 e 7; por protozoários, 5, 8 e 9. 
e) vírus, as doenças 1, 3 e 6; por bactérias, 2, 5 e 8; por protozoários, 4, 7 e 9.

15. (FEPESE) - Uma doença infectocontagiosa de pele e tecido subcutâneo em que contato prolongado de indivíduos suscetíveis com pacientes bacilíferos não tratados, especialmente no ambiente intradomiciliar é o modo de transmissão.
Estamos nos referindo à:
a) AIDS.
b) Sífilis primária.
c) Hanseníase.
d) Tuberculose.
e) Dengue.

16. (UNESP) - A cidade de São Paulo, atravessada por dois grandes rios, Tietê e Pinheiros, e seus inúmeros afluentes, é frequentemente assolada por grandes enchentes nos períodos chuvosos. Após as enchentes, seguem-se casos de leptospirose. Um político, em sua campanha, propõe acabar com a doença, adotando as cinco medidas seguintes. 
I. Exterminar o maior número possível de ratos. 
II. Aplicar semanalmente inseticidas nas margens dos rios. 
III. Multar as famílias que acumulam água nos fundos dos quintais. 
IV. Evitar o acúmulo de lixo próximo a residências e margens dos rios. 
V. Desenvolver campanha para estimular o uso de calçados, principalmente em dias de chuva. 
As medidas que, de fato, podem contribuir para acabar com a leptospirose são 
a) I e II. 
b) II e III. 
c) I e IV. 
d) III e V. 
e) IV e V.

17. (MACKENZIE) - Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado, que pode resultar desde uma simples alteração fisiológica, até uma doença fulminante e fatal. Os tipos mais conhecidos são as hepatites A, B e C. A grande maioria das hepatites agudas é assintomática ou leva a sintomas inespecíficos como febre, mal-estar, desânimo e dores musculares. Outras doenças, como a leptospirose, a malária, a febre amarela, têm sintomas semelhantes. 
Hepatite A, leptospirose, malária e febre amarela são causadas, respectivamente, por 
a) bactéria, bactéria, protozoário e bactéria. 
b) bactéria, vírus, protozoário e vírus. 
c) vírus, bactéria, protozoário e bactéria. 
d) vírus, bactéria, protozoário e vírus. 
e) bactéria, protozoário, protozoário e vírus.

18. (ENEM) - A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações. Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento 
a) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose. 
b) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp
c) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas. 
d) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose. 
e) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.

19. (FGV-SP) - São frequentes os surtos de leptospirose nas zonas urbanas das grandes cidades, especialmente quando das enchentes causadas pelas chuvas e transbordamento de rios. Sobre essa enfermidade, pode-se dizer que 
a) após infectar o homem, a transmissão da bactéria de pessoa-a-pessoa passa a constituir a mais importante forma de propagação da enfermidade. 
b) em regiões sujeitas a inundações sazonais, a vacinação preventiva da população deve ser instituída antes do período das chuvas. 
c) a principal forma de contágio é pelo contato da pele e/ou mucosas com água contaminada com urina de animais. 
d) a vacinação dos animais domésticos é imprescindível para o controle da doença na população humana. 
e) seu tratamento é apenas sintomático, uma vez que não há medicação adequada para as infecções virais.

20. (ENEM) - Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares. 
Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).

Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de 
a) difteria. 
b) botulismo. 
c) tuberculose. 
d) leptospirose. 
e) meningite meningocócica.

21. (FATEC) - Em meio a tantas notificações e casos confirmados de gripe causada pelo vírus influenza H1N1, não podem ser esquecidas outras doenças como, por exemplo, a dengue e a tuberculose, que ocorrem no Brasil e atingem uma parcela significativa da população. Assinale a alternativa correta com relação à dengue e à tuberculose. 
a) A medida profilática mais eficiente para prevenir essas parasitoses consiste no uso de vacinas. 
b) Lavar as mãos antes das refeições e após usar os sanitários são medidas eficientes para impedir a proliferação da dengue. 
c) As principais formas de transmissão da tuberculose e da dengue estão relacionadas às picadas de insetos. 
d) Evitar locais aglomerados e o contato direto com pessoas doentes são medidas eficientes na prevenção da tuberculose. 
e) Ambas podem ser tratadas com o uso de antibióticos específicos.

22. (FGV-SP) - A Rifampicina é um dos antibióticos utilizados para o tratamento da tuberculose. Seu mecanismo de ação consiste na inibição da transcrição nas células de Mycobacterium tuberculosis. Sob ação do antibiótico, nas células bacterianas haverá comprometimento 
a) exclusivamente da produção de proteínas. 
b) exclusivamente da produção de DNA. 
c) exclusivamente da produção de RNA. 
d) da produção de RNA e de proteínas. 
e) da produção de DNA e RNA.

23. (CEBRASPE) - A respeito do tétano, doença infecciosa aguda, não contagiosa, causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo Clostridium tetani, que provoca um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central, assinale a opção correta.
a) O agente etiológico do tétano é um bacilo gram-positivo, anaeróbio e capaz de produzir esporos que lhe permitem sobreviver no meio ambiente por vários anos.
Excluir alternativa
b) O tétano acidental tem período de transmissibilidade de dez a quatorze dias.
Excluir alternativa
c) O principal modo de transmissão do tétano neonatal é o contato direto entre recém-nascidos.
Excluir alternativa
d) O período de incubação tanto do tétano acidental como do tétano neonatal é de trinta a quarenta dias.
Excluir alternativa
e) O C. tetani é comumente encontrado na natureza sob a forma vegetativa e no trato intestinal do cavalo e do homem.

24. (CESMAC) - A sífilis é uma infecção bacteriana sexualmente transmissível, causada por Treponema pallidum. Sobre este assunto, é incorreto afirmar que:
a) a espécie causadora da doença é unicelular e não apresenta carioteca ou organelas membranosas.
b) as membranas mucosas do trato genitourinário são porta de entrada do agente infeccioso.
c) T. pallidum é capaz de atravessar preservativos (camisinha) durante o contato íntimo.
d) a infecção provoca o cancro duro, caroços que evoluem para úlceras avermelhadas com bordas endurecidas.
e) a doença é tratável com antibióticos comuns, como a penicilina.

25. (UNINORTE) - Sobre os sintomas e formas de transmissão da hanseníase, é correto afirmar:
a) A hanseníase pode ser transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypty.
b) Pacientes com hanseníase geralmente apresentam febre alta, dores pelo corpo, anemia e fraqueza muscular.
c) O consumo de carnes mal cozidas contaminadas com Mycobacterium leprae pode levar ao desenvolvimento da doença.
d) Os principais sintomas da doença são a presença de manchas brancas ou avermelhadas na pele, e a perda da sensibilidade ao calor, ao frio, a dor e ao toque.
e) A doença é transmitida pelo contato com sangue contaminado, através de transfusões sanguíneas ou de contato sexual.

26. (FMP) - A leptospirose é uma doença infecciosa influenciada tanto características ambientais quanto sociais. As favelas são áreas em que o risco de contrair essa infecção é elevado porque estão sujeitas a alagamentos, e os moradores não têm acesso a saneamento básico. O risco também é maior para indivíduos que trabalham com coleta de lixo ou na construção civil, uma vez que estão mais expostos à lama, ao solo e a outros materiais contaminados.
A infecção descrita no texto é causada por
a) larvas infectantes de asquelmintos que sobrevivem no solo úmido e na água.
b) esporos de basidomicetos presentes nas fezes de ratos, pombos e morcegos.
c) vírus adquiridos quando o indivíduo não vacinado entra em áreas de transmissão.
d) bactérias espiroquetas que se multiplicam nos rins de roedores e de outros mamíferos.
e) protozoários flagelados, eliminados junto com a urina de ratos, cães e de outros animais

27. (IFTO) - A febre maculosa brasileira é uma doença transmitida por um ectoparasita hematófago encontrado em animais de grande porte (bois e cavalos), cães, aves domésticas, roedores e, em especial, na capivara, o maior dos reservatórios naturais. É um problema de saúde pública, por acometer seres humanos e, em diversos casos, levar ao óbito. Seu vetor e o agente causador da doença são, respectivamente:
a) Carrapato-estrela Amblyomma cajennense e bactéria Rickettsia rickettsii.
b) Carrapato Boophilus microplus e protozoário Plasmodium vivax.
c) Carrapato marrom Rhipicephalus sanguineus e bactéria Rickettsia rickettsii.
d) Carrapato-estrela Amblyomma cajennense e protozoário Plasmodium vivax.
e) Carrapato Boophilus microplus e bactéria Salmonella typhi.

28. (KLC) - Leptospirose é uma das principais doenças transmitidas por roedores ao homem. Quanto às suas características, assinale a alternativa INCORRETA:  
a) O papel do Rattus rattus – “rato de telhado"- na transmissão de doenças como a leptospirose ainda é pouco conhecido. 
b) A leptospirose é transmitida pela mordedura de roedores. 
c) A transmissão da leptospirose ocorre através do contato com água, solo ou alimentos contaminados pela urina de roedores.  
d) O Rattus norvegicus – “ratazana"- é o principal reservatório do agente causal da leptospirose. 
e) O agente causal da leptospirose é a bactéria Leptospira interrogans

29. (IFRJ) - A gonorreia é uma infecçção sexualmente transmissível (IST) que pode acometer homens e mulheres. Sobre esta DST é correto afirmar, EXCETO:
a) é uma doença de notificação compulsória nacional.
b) a prevenção de novas ocorrências pode ser feita por meio de ações de educação em saúde.
c) recém-nascidos podem apresentar conjuntivite gonocócica devido à contaminação no canal de parto.
d) no caso da gonorreia, o uso de preservativo é aconselhável, mas não é um método eficaz na sua prevenção.
e) as complicações e sequelas da gonorreia incluem: esterilidade, gravidez ectópica e dor pélvica crônica.

30. (CETREDE) - É causada pela bactéria Treponema pallidum. É transmitida ao feto por mãe portadora de infecção ativa em qualquer estágio (principalmente nos estágios primário e secundário). Raramente é adquirida por meio do contato com lesão genital ou mamária. Estamos nos referindo à/ao
a) Asma na infância.
b) HIV.
c) Sífilis congênita.
d) Rubéola.
e) Tuberculose.









01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
D
CEDBCBDCB
11
12
13
14
15
16
17181920
E
DBACCDBCD
21
22
23
24
25
26
27282930
D
DACDDABDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário