Análise Sintática - 30 Exercícios com gabarito

01. (FUNRIO) - “Uma flor, o Quincas Borba. Nunca em minha infância, nunca em toda a minha vida, achei um menino mais gracioso, inventivo e travesso. Era a flor, e não já da escola, senão de toda a cidade.” 
Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas. 

A frase, “Uma flor, o Quincas Borba”, não pode ser considerada uma oração (pois não possui verbo); no entanto, ainda assim, permite que se realize uma análise sintática desse segmento. Assim, pode-se afirmar que o trecho em questão é composto de: 
a) dois vocativos, que aludem aos personagens com os quais o narrador dialoga; 
b) dois termos adjuntos, dois quais apenas um deles desempenha função adnominal; 
c) um termo substantivo e de seu aposto de natureza explicativa; 
d) um adjunto adverbial de pessoa, com o qual se caracteriza o início da narrativa; 
e) palavras e expressões isoladas que, no presente contexto, funcionam como predicado nominal.

02. (FJG) - “Devagar se vai ao longe, mas quando se chega lá não se encontra mais ninguém.” 
(Millor Fernandes) 
Indique a circunstância apontada corretamente: 
a) devagar – circunstância de modo; 
b) – circunstância de finalidade; 
c) mais – circunstância de intensidade; 
d) longe – circunstância de tempo; 
e) quando – circunstância de lugar.

03. (EMPASIAL) - Analise sintaticamente a oração em destaque: 
“Bem-aventurados os que ficam, porque eles serão recompensados.” (Machado de Assis)
a) Oração subordinada substantiva completiva nominal. 
b) Oração subordinada adverbial causal. 
c) Oração subordinada adverbial temporal desenvolvida. 
d) Oração coordenada sindética conclusiva. 
e) Oração coordenada sindética explicativa. 

04. (NCE-UFRJ) - “A sociedade mantém as Forças Armadas inoperantes no caso. As tentativas de comprometê-las na luta contra o tráfico,...” 
“Acredito que a maior parte dos cariocas compartilha dessa opinião,...” 
Quais as funções sintáticas respectivamente desempenhadas pelos termos destacados nas frases dadas? 
a) Objeto direto – Objeto indireto.
b) Objeto indireto – Adjunto adnominal.
c) Objeto indireto – Objeto indireto.
d) Objeto direto – Objeto direto.
e) Objeto indireto – Complemento nominal.

05. (FJG) -Leia o fragmento a seguir:  
“Invejo o ourives quando escrevo, 
Imito o amor 
Com que ele, em ouro, o alto-relevo 
Faz de uma flor.” (Olavo Bilac) 
Assinale a alternativa que dá a função sintática e a significação correta do sintagma com que do verso 3.
a) Objeto indireto – Paciente da ação. 
b) Adjunto adverbial – Instrumento. 
c) Adjunto adverbial – Modo. 
d) Objeto indireto – Beneficiário da ação.
e) Adjunto adverbial – Companhia.

06. (FESP-RJ) - Das seguintes transformações de passagens do texto, aquela em que o pronome relativo que passa de objeto direto a sujeito é:  
a) “E eu vou ao encontro do que me espera.
” E eu vou ao encontro do que sempre esperei. 
b) “Não posso perder um minuto do tempo que faz minha vida.” 
Não posso perder um minuto do tempo com que é feita minha vida. 
c) “Amar os outros é a única salvação individual que conheço.” 
Amar os outros é a única salvação individual que é conhecida. 
d) “Essa capacidade (...) é o que eu chamo de viver e escrever.” 
Essa capacidade (...) é o que chamam de viver e escrever. 
e) “Escrever é alguma coisa extremamente forte mas que pode me trair e me abandonar.” 
Escrever é alguma coisa extremamente forte mas que posso trair e abandonar.

07. (UNIFAP) - “Começa neste mês a época ideal para viajar ao Pantanal, sem as chuvas que atrapalham a vida dos turistas entre novembro e abril.” 
 O que utilizado acima apresenta valor sintático de: 
a) sujeito;  
b) agente da passiva; 
c) objeto direto; 
d) aposto; 
e) objeto indireto.

08. (FCC) - A estrutura sintática da frase “Senti Fidel aliviado” é idêntica à da frase: 
a) Saí da festa desanimado. 
b) Julgo esse menino inteligente. 
c) Dei-lhe o presente contrariado. 
d) Percebi seu equívoco rapidamente. 
e) Acho que você é astuto.

09. (ACEP) - Em “A dedicação ao trabalho te enche de glória e te faz vencedor.”, as palavras sublinhadas são respectivamente: 
a) objeto direto, objeto indireto, objeto direto; 
b) objeto indireto, objeto indireto, predicativo do sujeito; 
c) adjunto adnominal, adjunto adnominal, objeto direto; 
d) objeto direto, objeto direto, predicativo do objeto; 
e) predicativo do sujeito, predicativo do sujeito, objeto direto.

10. (FEPESE) - Considerando a análise sintática, assinale a alternativa correta, observando a seguinte frase: “Chego à conclusão de que o contrato só beneficiou os diretores.”
a) Há três adjuntos adnominais.
b) O verbo da oração principal é intransitivo.
c) A oração principal não tem sujeito.
d) A oração subordinada é substantiva predicativa.
e) A oração subordinada é substantiva completiva nominal.

11. (UNESC) - No trecho: "Antes de me contar o que quer que seja sobre meu aluno, é bom PENSAR UM POUCO e filtrar o que vais me dizer", a oração "PENSAR UM POUCO", está exercendo a função sintática de:
a) Predicativo do Sujeito.
b) Sujeito.
c) Complemento Nominal.
d) Objeto Direto.
e) Adjunto Adnominal.

12. (UNESC) - O pronome em destaque no trecho: "Os outros trabalhadores LHE perguntavam", está exercendo a função sintática de:
a) Complemento Nominal.
b) Objeto Indireto.
c) Vocativo.
d) Objeto Direto.
e) Adjunto Adverbial.

13. (ACCESS) - No período “Faz alguns anos tive, num sonho, um vislumbre de uma escultura interminável...”, as vírgulas foram utilizadas para separar
a) termos deslocados de sequência sintática.
b) palavras de mesma função sintática.
c) expressões isoladas.
d) o vocativo.
e) o aposto.

14. (AOCP) - Em “[...] podem aumentar a incidência de doenças infecciosas (malária, dengue etc.), mas também de doenças não-transmissíveis [...]”, a expressão destacada sinaliza, entre os termos da oração, uma relação de
a) correção.
b) explicação.
c) concessão.
d) adversidade.
e) adição.

15. (AOCP) - No trecho “[...] a organização fez novamente seu monitoramento anual do cumprimento da legislação que visa a proteger o direito à amamentação no Brasil [...]”, o “que” empregado exerce a função sintática de 
a) sujeito.
b) objeto direto.
c) objeto indireto.
d) complemento nominal.
e) agente da passiva.

16. (UFPB) - Fundação diz que não há risco na polpa industrializada.
      O açaí que é consumido em boa parte do Brasil não corre o risco de estar contaminado. É o que afirma a Funed (Fundação Ezequiel Dias), referência nacional no diagnóstico de doença de Chagas.
    “O que é consumido (fora do Norte e Nordeste) é a polpa industrializada, que sofre o processo de pasteurização”, diz a chefe do serviço de doenças parasitárias da fundação, Eliana Furtado Moreira.
    No processo de pasteurização, a polpa do açaí é aquecida durante alguns segundos a temperaturas entre 80ºC e 90ºC, e depois é imediatamente resfriada. Esse processo elimina o agente causador da doença de Chagas. Além disso, a polpa vendida é congelada, o que elimina a possibilidade de o protozoário Trypanosoma cruzi estar presente na fruta. O Pará é o principal produtor da fruta no país. Além de abastecer o mercado interno, exporta parte da produção.
Folha de S. Paulo, 18 ago, 2007

Observe a oração “O Pará é o principal produtor da fruta no país.”, e assinale a alternativa correta.
a) Identifica-se uma oração sem sujeito.
b) Temos um objeto direto e não há verbo.
c) Há a ocorrência de um verbo de ligação e predicativo do sujeito
d) Constatamos um sujeito composto.
e) Não há predicado.

17. (FEPESE) - Assinale a alternativa correta.
a) Na frase “Teoria explica por que o corpo de Alexandre, o Grande, só começou a se decompor seis dias após morte”, ocorrem dois verbos, mas o sujeito é o mesmo.
b) Em “Com o aumento do calor, também cresce o consumo de suco feito de abacaxi e sorvete”, ocorre cacofonia.
c) Em “Contudo, antes de investir em Blue Chips, é preciso entender bem o que elas são e quais suas principais características”, tem-se exemplo de pleonasmo.
d) A frase “Frente à frente com a onça me pus a correr em disparada” está escrita de acordo com as normas do português padrão.
e) A frase “A má postura, por sua vez, causa diversas complicações, que podem ser dolorosas”, é composta por duas orações: na primeira, ocorre um predicado verbal; na segunda, um predicado nominal.

18. (PUC-SP) - No trecho "Os próprios moradores descreveram a algazarra à reportagem”, pode-se dizer que os dois termos grifados são, respectivamente, 
a) o sujeito e o predicado do verbo "descreveram". 
b) o adjunto adnominal e o adjunto adverbial do verbo "descreveram". 
c) o objeto direto e o objeto indireto do verbo "descreveram". 
d) o aposto e o vocativo do verbo "descreveram". 
e) o complemento nominal e o agente da passiva do verbo "descreveram".

19. (IFPR) - Acerca das questões sintáticas que envolvem o período “Mas o político disse que não havia verba e determinou que os empreiteiros economizassem recursos e seguissem em marcha lenta”. É correto afirmar que: 
a) O vocábulo político é o núcleo do objeto direto da oração “o político disse que não havia verba”.
b) A oração subordinada “que não havia verba” exerce a função sintática de objeto indireto do verbo dizer. 
c) A oração subordinada “que não havia verba” exerce a função sintática de objeto direto do verbo dizer. 
d) A ação “que os empreiteiros economizassem recursos” exerce a função sintática de sujeito do verbo determinar.
e) A expressão “em marcha lenta” exerce a função sintática de objeto direto do verbo seguir.  

20. (UNESC) - Em: "PORTANTO, concluiu Sócrates, se o que você quer me contar pode não ser verdade, não ser bom e pode não ser útil, então para que contar?", a conjunção PORTANTO expressa uma ideia de:
a) Conclusão.
b) Consequência.
c) Oposição.
d) Condição.
e) Explicação.

21. (FEPESE) - [...] Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável. [...]
(Martha Medeiros)
Assinale a alternativa que corretamente apresenta a função sintática da palavra “não” na frase: “Não contaram que já nascemos inteiros”.
a) Preposição
b) Objeto direto
c) Adjunto adverbial
d) Adjunto adnominal
e) Complemento nominal

22. (UPENET) - Assinale a alternativa que contém, apenas, um período.
a) “O trabalhador fica conectado em tempo integral, no sistema da empresa.”
b) “O controle do empregador é ainda mais acirrado quando os empregados estão a distância.”
c) “Os chefes podem saber o que cada um está fazendo em tempo real, frisa.”
d) “O Twitter, por exemplo, informou em maio que os funcionários poderiam trabalhar em casa para sempre, caso preferissem.”
e) “A exceção ficaria por conta daqueles profissionais que não conseguem desempenhar o trabalho a distância, como a equipe de manutenção nos servidores.”

23. (FAU) - Assinale a alternativa que apresente a função sintática exercida pelo substantivo líquido no período: “A vesícula libera o líquido no intestino delgado quando necessário.”
a) Objeto Indireto.
b) Predicativo do sujeito.
c) Vocativo.
d) Objeto Direto.
e) Sujeito.

24. (IBADE) - Leia a frase a seguir: “Assim que ela chegou, apresentou as novas ações a serem executadas”.
Agora marque a alternativa abaixo que está correta e explica o porque desta frase ser um período composto.
a) Existem 3 verbos; portanto, temos mais de uma oração, formando, assim, um período composto.
b) A frase acima não pode ser descrita como um período.
c) A quantidade de verbos nada tem de relação com a construção de um período.
d) Toda oração é caracterizada por um objetivo comum ao da construção do período. 
e) O período composto apresenta duplo sentindo, não podendo ser identificado sem que haja uma análise aprofundada da intenção do autor.

25. (APICE) - No fragmento “Então as máscaras podem ter caído!” é correto afirmar que há
a) Oração sem sujeito e predicado nominal
b) Sujeito composto
c) Verbo intransitivo e sujeito composto
d) Sujeito composto e objeto indireto
e) Sujeito simples

26. (MACKENZIE) - Esse enlevo inocente da dança entrega a mulher às tentações do cavalheiro
Assinale a alternativa em que os complementos verbais são do mesmo tipo dos encontrados na frase acima. 
a) Considerou irrecuperável aquele velho piso de madeira. 
b) Essa moça sempre responde indelicadamente a qualquer pergunta. 
c) Ditou a carta ao filho recém-alfabetizado. 
d) O navio zarpou às primeiras horas de calmaria. 
e) Bem no alto cintilam as estrelas mais atraentes.

27. (UNESP) - 
A invasão 
A divisão ciência/humanismo se reflete na maneira como as pessoas, hoje, encaram o computador. Resiste-se ao computador, e a toda a cultura cibernética, como uma forma de ser fiel ao livro e à palavra impressa. Mas o computador não eliminará o papel. Ao contrário do que se pensava há alguns anos, o computador não salvará as florestas. Aumentou o uso do papel em todo o mundo, e não apenas porque a cada novidade eletrônica lançada no mercado corresponde um manual de instrução, sem falar numa embalagem de papelão e num embrulho para presente. O computador estimula as pessoas a escreverem e imprimirem o que escrevem. Como hoje qualquer um pode ser seu próprio editor, paginador e ilustrador sem largar o mouse, a tentação de passar sua obra para o papel é quase irresistível. 
[...]
(O Estado de S. Paulo, 31.05.2015.)

Os termos “o uso do papel” e “um manual de instrução” se identificam sintaticamente por exercerem nas respectivas orações a função de 
a) objeto direto. 
b) predicativo do sujeito. 
c) objeto indireto. 
d) complemento nominal. 
e) sujeito.  

28. (UNIFESP) -
De tudo que é nego torto
Do mangue e do cais do porto
Ela já foi namorada
O seu corpo é dos errantes
Dos cegos, dos retirantes
É de quem não tem mais nada
[...]
(Chico Buarque. Geni e o zepelim.)

Indique a alternativa que apresenta a função sintática do verso De tudo que é nego torto
a) Adjunto adverbial de modo. 
b) Objeto indireto. 
c) Predicativo do sujeito. 
d) Adjunto adnominal. 
e) Complemento nominal.

29. (UNESP) - “Um mês depois, os amigos recebem uma carta escrita em tinta azul [...].” 
Assinale a alternativa que expressa, na voz passiva, o conteúdo dessa oração. 
a) Um mês depois, uma carta escrita em tinta azul seria recebida pelos amigos. 
b) Os amigos deveriam ter recebido, um mês depois, uma carta escrita em tinta azul. 
c) Um mês depois, uma carta escrita em tinta azul foi recebida pelos amigos. 
d) Um mês depois, uma carta escrita em tinta azul é recebida pelos amigos. 
e) Os amigos receberiam, um mês depois, uma carta escrita em tinta azul.

30. (UNIFESP) - [...] A ordem social era considerada expressão dos desígnios da Providência Divina e, portanto, não era questionada. Acreditava-se que era a vontade de Deus que alguns nascessem nobres, outros, vilões, uns, ricos, outros, pobres, uns, livres, outros, escravos. De acordo com essa teoria, não cabia aos homens modificar a ordem social. Assim, justificada pela religião e sancionada pela Igreja e pelo Estado – representantes de Deus na Terra –, a escravidão não era questionada. A Igreja limitava-se a recomendar paciência aos escravos e benevolência aos senhores. 
[...]
(A abolição, 2010.)
“De acordo com essa teoria, não cabia aos homens modificar a ordem social.” 
O trecho destacado exerce a função sintática de 
a) objeto indireto. 
b) objeto direto. 
c) adjunto adnominal. 
d) sujeito. 
e) adjunto adverbial.
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